Campinas inaugura sistema de aluguel de bicicletas

Projeto Viva Bike Campinas, baseado na experiência de Barcelona (Espanha) tem 200 bikes na sua fase inicial

Por Aladim Lopes Gonçalves

No dia 22 de setembro (Dia Mundial sem Carro), o Brasil passa a fazer parte do grupo dos sete países (Noruega, Espanha, Suécia, França, Estados Unidos, Itália e México) que adotaram o conceito de transporte público de bicicleta.

Com duas estações em Campinas (SP), localizadas no bairro de Taquaral, 200 bicicletas estão disponíveis para a população que, por um valor de R$ 80 por ano, cobrados através do cartão de crédito ou de boleto bancário, tem o direito de utilizar o sistema todas as vezes que precisar por dia, porém com um intervalo de 15 minutos entre um uso e outro.

No lançamento do projeto, os primeiros mil usuários que se cadastrarem contam com uma promoção e pagam R$ 6 por ano para utilizar o sistema. A expectativa é que o número de bicicletas que faz parte do serviço chegue a seis mil quando o sistema estiver completamente instalado na cidade.

Já no dia 29 de setembro, outras duas estações serão instaladas em Barão de Geraldo, finalizando esta primeira fase. Na segunda fase, em outubro e novembro, mais estações serão implantadas, e suas localizações serão determinadas por estudos que estão sendo realizados pela Brasil em Movimento e Prefeitura do Município de Campinas sobre a mobilidade urbana na cidade.

Como suporte a toda esta operação, 40 profissionais da empresa Brasil e Movimento estarão alocados nesta primeira fase em Campinas. Entretanto, a expectativa com a ampliação da utilização do sistema é chegar a uma equipe de 200 profissionais na cidade.

Como garantia de segurança, a Brasil e Movimento conta com um sistema que monitora as estações através de câmeras instaladas conectadas tanto com a central da própria empresa como com a Polícia Militar. Através dele, todos os movimentos das bicicletas, que contam com tecnologia GPS, são detectados, sendo possível identificar o percurso percorrido, a data e o responsável pela utilização de cada bicicleta.

Para a implantação do sistema no país, foi formada a Brasil e Movimento, empresa com participação de 50% da empresa brasileira Joie Investimentos e 50% da Movement, companhia espanhola responsável pelo transporte público de bicicletas nas cidades de Barcelona, Girona, Zaragoza (Espanha) e Punta Cana (República Dominicana).

Segundo o presidente da Brasil e Movimento, Renato Frison, este modelo de negócio visa promover o uso da bicicleta compartilhada dentro do conceito de mobilidade urbana sustentável, "gerando ganhos para a população, para cidade e para o meio ambiente", argumenta.

Um dos fatores positivos que o CEO da Movement, Andres Manzano, presente no evento de lançamento em Campinas, destaca, baseado na experiência de outras cidades que adotam o sistema de transporte público de bicicletas, é o fato das cidades se voltarem para este tipo de transporte e aumentarem os quilômetros de ciclovias no município. "O sucesso de um sistema como o nosso, fará que, no Brasil, também exista esta iniciativa de ampliação de ciclovias nas cidades."

Além de Campinas, outras cidades brasileiras estão em negociação com a Brasil e Movimento e a expectativa é de implantação do sistema em quatro cidades até dezembro de 2012, chegando a dez cidades até o final de 2013.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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