Seguindo os passos das “irmãs” B-King e GSX-R1000, a nova Burgman 650 Executive passa, a partir deste mês, a figurar nas vitrines das concessionárias Suzuki de todo o Brasil.
A scooter de alta cilindrada está disponível nas cores preta e prata, sendo comercializada a R$ 52.235,00 — valor sujeito à alteração sem prévio aviso, frete não incluso.
Entre os diferenciais, o modelo traz o sistema de transmissão SECVT (Transmissão Contínua Variável Eletronicamente Controlada), tecnologia utilizada apenas em alguns carros importados e que, pela primeira vez, equipa uma motocicleta de série.
O SECVT oferece três modos distintos de funcionamento: dois totalmente automáticos (normal e power) e um manual. Esses diferentes modos podem ser selecionados utilizando botões localizados no punho esquerdo.
Em modo normal, a rotação do motor é diminuída, ajudando a economizar combustível. O modo Power faz com que a rotação aumente, resultando em uma resposta mais contundente ao acelerador. O modo manual conta com cinco relações pré-determinadas do CVT, selecionáveis por meio do botão “up” e “down” no punho esquerdo.
Refrigerado a água, o motor da Burgman Executive possui 638 cm³. Seu sistema de injeção eletrônica de combustível garante uma combustão mais eficaz, que se traduz em uma expressiva performance e baixo consumo, segundo a fabricante.
A scooter também conta com o chamado sistema PAIR (injeção de ar na saída de escape), que reduz a emissão de gases poluentes à atmosfera. O chassi multi-tubular e a balança de alumínio permitem o posicionamento do motor mais à frente, oferecendo mais equilíbrio e agilidade.
A suspensão telescópica dianteira e a balança articulada na traseira proporcionam conforto e grande estabilidade em qualquer circunstância. O freio de estacionamento, acionável por meio de uma alavanca, é útil em diversas ocasiões.
O item segurança é garantido por três discos de freio — dois na dianteira e um na traseira — e pelo sistema ABS, com sensores da velocidade de giro das rodas que controlam a pressão no circuito hidráulico, evitando qualquer bloqueio das mesmas.
A Suzuki destaca que a Burgman 650 Executive é pioneira no uso de pneus radiais no segmento scooter, o que proporciona maior estabilidade e aderência ao solo.
O equipamento traz ainda uma bolha frontal de altura regulável eletricamente, adaptando-se a todos os pilotos e a diferentes condições de viagem. Outro aspecto melhorado com relação às versões anteriores é a fricção da embreagem, reduzida em 30kg, facilitando a movimentação da motocicleta em baixas velocidades.
No completo painel em cristal líquido, há inúmeros utensílios: velocímetro, hodômetro, indicador do nível de óleo, indicador da marcha engatada, além de termômetro de temperatura exterior, indicador de consumo de combustível e luz indicadora do acionamento do sistema anti-furto.
Outra praticidade está nos espelhos retrovisores, que podem ser recolhidos ou expostos eletronicamente, sem a necessidade de tirar as mãos do guidão.
O assento pode transportar piloto e garupa em total conforto, inclusive em viagens e trajetos longos. Para o passageiro, há um cômodo encosto que proporciona mais segurança.
Sob o assento, há um amplo bagageiro iluminado com 56 litros de capacidade, que pode armazenar capacetes e outros objetos. Na parte dianteira, há ainda três compartimentos — o principal, localizado ao centro pode ser fechado à chave.
Assim como os demais modelos da Suzuki, a Burgman 650 possui um ano de garantia.
Ficha Técnica
Motor: 4 tempos, DOHC, 2 cilindros, com refrigeração líquida
Cilindrada: 638cc
Diâmetro x curso: 75,5 X 71,3 mm
Taxa de compressão: 11,2:1
Transmissão: automática com 6 velocidades
Sistema de transmissão: SECVT
Sistema de lubrificação: Caráter úmido
Alimentação: injeção eletrônica de combustível
Tipo de ignição: eletrônica (CDI)
Sistema de partida: elétrica
Comprimento: 2.260 mm
Largura: 810 mm
Altura: 1.435 mm
Entre eixos: 1.595 mm
Vão livre: 130 mm
Altura do assento: 750 mm
Peso seco: 245 kg
Suspensão dianteira: telescópica, mola helicoidal, amortecida a óleo
Suspensão traseira: braço oscilante, mola helicoidal, amortecida a óleo
Freio dianteiro: disco duplo com sistema ABS
Freio traseiro: disco simples com sistema ABS
Pneu dianteiro: 120/70R15M/C56H sem câmara
Pneu traseiro: 160/60R14M/C65H sem câmara
Tanque: 15 litros
Óleo do motor: 3,4 litros
Potência máxima: 55 hp a 7.000 rpm
Torque máximo: 6,32kgf.m a 5.000 rpm
Cores: preto e prata
Preço sugerido: R$ 52.235,00
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Equipe MOTO.com.br
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