Brutale e F3: MV Agusta ataca com motor três cilindros

Marca italiana que sempre produziu motos de "alto calibre" investe agora nas motos de média cilindrada

Por Aladim Lopes Gonçalves

André Jordão

Não precisamos voltar muito no tempo para lembrar que o proprietário de uma MV Agusta era um motociclista experiente, daqueles que já montou em muitas motocicletas até chegar à mítica marca italiana. Até pouco tempo atrás ainda eram assim, mas a filosofia da fabricante de Varese parece estar mudando.

Já havia sido anunciado e o Salão de Milão 2011 confirmou: MV Agusta lança nova F3 e Brutale, ambas com motor de 675 cm³ e três cilindros. Essa opção de motor faz com que a lendária marca de motocicletas esteja mais acessível aos motociclistas, já que é muito mais fácil e barato pilotar uma F3 do que uma F4, ou uma Brutale 675 do que uma Brutale 1090, certo?

Com essa atitude a marca coloca à disposição do consumidor motos de entrada para o mundo MV Agusta, abrindo o leque de opções e, claro, atendendo a um número muito maior de motociclistas por todo o mundo. Por enquanto as novas motos de 675 cc não serão montadas em nosso País, mas a assessoria já anunciou que importará a F3 sério ouro a bagatela de R$ 170.000 — essa versão da F3 é limitada a 200 unidades e oferece materiais nobres e alguns mimos ao seu comprador.

Novo motor
O propulsor que equipará as duas novas motocicletas (F3 e Brutale 675) é um tricilíndrico, de 675 cm³, refrigerado a água, com DOHC e 12 válvulas. O grande diferencial deste motor é seu tamanho. Compacto e estreito, ele consegue gerar 128 cavalos de potência a 14.500 rpm e oferece um torque máximo de 7,2 kgf.m a 10.600 rpm na F3. Já na Brutale 675, amansado, ele produz 115 cavalos, mas tem o mesmo torque que sua irmã esportiva.

Segundo a MV Agusta este propulsor é o único da categoria a utilizar um eixo de manivela contra-rotação. Essa característica contribui para uma pilotagem mais dinâmica, onde torque e potência estão à disposição do piloto a qualquer momento.

Outro detalhe deste novo motor que foi sublinhado pela marca italiana é a junção da bomba d’água e de óleo dentro do cárter o que, segundo a fabricante, também ajudou a desenvolver o mais potente tricilíndrico já produzido pela marca.

Eletrônica
Tanto a Brutale, quanto a F3 oferecerão ao piloto um novo sistema eletrônico batizado de MVICS. Com esta eletrônica o condutor poderá selecionar quatro opções pré definidas de mapeamentos do motor, ou personalizar uma mapa adicional para obter a entrega de potência desejada.

Além disso, ambas as motos contarão com controle de tração. Serão oito níveis de ajuste. Basta o piloto selecionar qual o grau de intrusão que o controle atuará — tudo operado pelo punho esquerdo.

Chassi e ciclística
Graças ao compacto propulsor de 675 cm³, o chassi pôde ser projetado para “abraçar” o motor sem aumentar a distância entre-eixos. O quadro incorpora tubos de aço e placas de alumínio, deixa o braço oscilante longo, para garantir maior tração ao piloto, e não perde no comprimento — são 1.380 mm em ambas as motos, que se diferem no peso a seco: são 173 kg para a F3 e 163 kg para a Brutale.

Agora quando o quesito é o conjunto de suspensões, as diferenças entre Brutale e F3 são nulas. Suspensão dianteira invertida com 43 mm de diâmetro e 125 mm de curso nas duas motos. Só que a F3 oferece opções de ajustes. Na traseira, as duas motos têm suspensão monoshock com 123 mm de curso e amortecedor da Sachs.

E para frear estas duas máquinas a MV Agusta optou por utilizar a grife Brembo em ambas as rodas. São dois discos de 320 mm, com pinças radiais de quatro pistões na frente e um disco simples de 220 mm com dois pistões atrás. Até mesmo as rodas e pneus são os mesmos: rodas de 17 polegadas com pneu 120/70 na dianteira e rodas de 17 polegadas com pneu de 180/55 na traseira.

Mercado
A grande diferença entre a F3 e a Brutale é o mercado. Enquanto que a F3 inova no mercado superesportivo de média cilindrada, a Brutale 675 chega para disputar um dos segmentos mais acirrados do mercado de duas rodas: o naked de média cilindrada.

Apresentadas durante o EICMA 2011, que aconteceu de 9 a 13 de novembro, as duas motocicletas estarão nas concessionárias já no começo do ano que vem. A Brutale 675 custará 8.990 Euros e a F3 sairá por 12.190 Euros.

Fotos: Divulgação


Fonte:
Agência Infomoto

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