BMW patenteia chassi com balança flexível em fibra de carbono
Conceito da fabricante alemã une chassi e balança em peça única
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
A fibra de carbono é um material que costuma aparecer em motos e carros de alto desempenho e se destaca pela leveza e pela versatilidade, podendo ser rígido ou flexível de acordo com as necessidades de quem utiliza o componente.
Na indústria de motos, a fibra de carbono já apareceu em chassis e balanças em fibra de carbono viraram tendência recentemente na MotoGP, com a Ducati Superleggera V4 sendo a primeira moto de produção a contar com uma balança feita com o material leve.
A BMW Motorrad, porém, parece trabalhar em um conceito inovador utilizando fibra de carbono. Segundo um desenho de patente registrado pela fabricante alemã, podemos estar diante de um chassi com balança integrada.
Geralmente as balanças tradicionais são pivotadas na parte traseira do conjunto chassi/motor e contam com um amortecedor para auxiliar na absorção de impactos e na manutenção da roda traseira no solo.
Pelo que se entende do desenho, a fibra de carbono seria flexível na região da balança, auxiliando no amortecimento e dispensando boa parte dos componentes que tradicionalmente figurariam em uma balança tradicional. Ainda não está claro, evidentemente, como a ideia será aplicada de fato. Será que vai funcionar?
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário