BMW Motorrad vende a marca sueca Husqvarna
Fabricante alemã por questões de realinhamento estratégico para Pierer Industrie AG, controlador da KTM
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Aladim Lopes Gonçalves
Em comunicado oficial a BMW Group infoma que negociou a venda da centenária marca Husqvarna para Pierer Industrie AG (Áustria), uma das empresas controladoras da KTM, por questões de realinhamento estratégico da divisão BMW Motorrad.
A nota esclarece que baseado nas tendências dos mercados, em aspectos demográficos e no crescimento das demandas por motocicletas, a BMW está optando por concentrar seus esforços na expansão de sua oferta de produtos para explorar todo o seu potencial de crescimento futuro.
A partir disso, o foco da montadora alemã deve se direcionar para projetos de mobilidade urbana e soluções de e-mobilidade, como o desenvolvimento de veículos elétricos, concentrado dessa forma os recursos da divisão BMW Motorrad.
A aquisição da Husqvarna pela Pierer Industrie AG ainda está sujeita à análise das autoridades antitruste e as duas partes concordaram em não divulgar os valores envolvidos no negócio.
Além de trabalhar com produtos exclusivamente da linha premium com modelos Tourer, Enduro, Sport, Roadster e Maxi-Scooter de 650 a 1600cc, a BMW planeja como próximo passo para a ampliação da sua linha o lançamento do scooter elétrico C Evolution (projeto de e-mobilidade) em 2014.
Adicionamente a marca alemã anuncia que serão feitos novos investimentos em modelos de entrada, equipados com motores 650cc monocilíndrico, e modelos de luxo, com motores de 6 cilindros.
Segundo a BMW do Brasil, as operações da Husqvarna programadas para o mercado nacional estão canceladas, incluindo os lançamentos dos modelos TE 310R e TE 477 e a produção nacional da linha Nuda 900, que seria montada na fábrica da Dafra, em Manaus (AM).
A nova proprietária da Husqvarna, o grupo Pierer Industrie, controlador da KTM, ainda discute na esfera jurídica com o Grupo Izzo, ex-representante da fabricante austríaca no Brasil. Enquanto não houver uma definição sobre esse litígio os planos futuros da marca para o mercado brasileiro ficam suspensos.
A BMW havia adquirido a Husqvarna da fabricante italiana MV Agusta em julho de 2007 e desde então vinha investindo forte na renovação da marca sueca, incluindo a transferência de tecnologia e componentes compartilhados nas suas motos e criação de competente divisão esportiva.
O ponto alto do programa de cooperação da BMW e Husqvarna foi o lançamento da nakeds Nuda 900 e Nuda 900R, desenvolvidas a partir do modelo BMW F 800R com aumento da cilindrada do motor.
No ano de 2012, a BMW registrou vendas recordes no mundo com mais de 100 mil unidades comercializadas e a Husqvarna, sob o seu guarda-chuva, cresceu mais de 15% no último ano, com mais de 10 mil unidades vendidas.
Fotos: Divulgação
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