BMW Group planeja fábrica no Brasil

Marca alemã pode produzir motos e carros no país com o anúncio de uma unidade produtiva em Joinvile (SC)

Por Aladim Lopes Gonçalves

Segundo Ian Robertson, membro do conselho administrativo e responsável por Vendas e Marketing (Sales and Marketing) do BMW Group, logo após reunião com a presidente Dilma Rousseff, nessa segunda-feira (22/10), em Brasília (DF), a fabricante alemã planeja construir uma nova fábrica no Brasil.

"Aceitamos a nova estrutura para investimentos no país, com base na legislação recém-adotada, "Inovar Auto", e enviamos uma proposta de investimento de nossa fábrica ao governo brasileiro," afirma o executivo.

As negociações sobre a construção da nova unidade de produção na região de Joinville, no estado de Santa Catarina, já estão bem avançadas. Sujeito ainda à aprovação final do governo brasileiro, a BMW tem por objetivo iniciar a produção em 2014.

Os investimentos dos próximos anos totalizarão mais de 200 milhões de euros e o planejamento inclui uma capacidade de produção de aproximadamente 30 mil veículos por ano. Com a fábrica, mais de mil novos empregos serão criados, assim como outros na rede de fornecimento.

"O Brasil é um mercado com grande potencial para o futuro do BMW Group. Por isso, estamos fortalecendo nosso compromisso de longo prazo com esse país," explicou Ian Robertson.

"Isso criará condições necessárias para mantermos o equilíbrio de vendas entre a Europa, a Ásia e as Américas e, portanto, para o sucesso de longo prazo da nossa empresa. Com essa iniciativa, o BMW Group está aplicando seu princípio estratégico de que ‘a produção segue o mercado', que já foi comprovado em mercados como Estados Unidos, China e Índia."

A nova fábrica no Brasil aumentará o número de unidades de produção e montagem do BMW Group para 29 locais em 14 países. A empresa já monta motocicletas da sua marca BMW Motorrad por meio de CKD, desde 2010, em Manaus.

No Brasil desde 1995, a subsidiária brasileira teve seu recorde de vendas em 2011, com um total de 15.214 veículos comercializados. Isso representa uma taxa de crescimento de aproximadamente 54% com relação ao ano anterior.

A BMW Motorrad também aumentou suas vendas em 55% em 2011, alcançando um total de 5.442 motocicletas entregues a clientes.

Fotos: Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br