Big Boxer: BMW revela detalhes de novo propulsor
Com 1802 cc, motor gera até 91 cv de potência e 16 kgf.m de torque a 3 mil rpm
Por Gian Calabrese
Por Gian Calabrese
A BMW Motorrad deve definitivamente colocar no mercado no próximo ano o maior motor Boxer já construído pela marca alemã para equipar seus novos modelos estradeiros. O modelo conceito R18 provavelmente será o primeiro a receber o propulsor, porém, outros modelos devem ser anunciados em breve.
Se não havia nada antes revelado sobre os detalhes apenas sua apresentação, agora já temos algumas informações oficiais a mais: trata-se de um 1802cc, dois cilindros, com pistões de 107mm de diâmetro e curso de 100mm, que na teoria se traduz num motor praticamente do tipo “quadrado”, que oferece ao piloto um comportamento bastante linear, fácil de conduzir e de certa forma neutro, apesar do elevado torque, com peso total de 110,8 quilos, incluindo a caixa de câmbio e sistema de admissão,.
Já em ritmo de desenvolvimento e produção o que vemos nos números é que se trata de um motor estradeiro. O projeto é inspirado, segundo a fabricante, nos primeiros Boxers da BMW, um OHV como da R5 de 1936, porém com quatro válvulas por cilindro. Um rolamento foi adicionado no virabrequim a fim de diminuir a vibração.
Não mais, ainda não foi anunciado o lançamento da BMW R18, nem tampouco a introdução deste motor em nenhum outro modelo. Apenas uma coisa é certa e anunciada pela fábrica de Munique: - O novo motor está em desenvolvimento e entrará no mercado já em 2020.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário