Bajaj comemora um ano no Brasil
A marca vendeu 3.800 unidades, dobrou o número de concessionárias e anunciou investimento em fábrica própria no País
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
A Bajaj comemora seu primeiro aniversário desde o lançamento oficial das vendas no Brasil. A marca indiana chegou ao país com a inauguração simultânea de cinco concessionárias no estado de São Paulo—duas na capital, uma em Santo André, uma em Jundiaí e uma em Campinas.
No período de 12 meses, foram vendidas mais de 3.800 unidades, sendo que a Dominar 160 representou 11% desse número, a Dominar 200 contribuiu com 22%, e a Dominar 400 liderou com expressivos 67%.
Inclusive, a Dominar 400 recebeu prestigiosos prêmios este ano, incluindo a Grande Medalha de Ouro da revista Moto Premium, Moto de Ouro na categoria Trail da revista Motociclismo e Moto Destaque no Moto do Ano 2024 da Revista Duas Rodas.
A crescente demanda pelas motocicletas da marca abriu caminho para que a Bajaj do Brasil acelerasse a abertura de novas concessionárias. Atualmente, a marca conta com 10 lojas, sendo cinco em São Paulo (2 na capital, 1 em Campinas, 1 em Jundiaí e 1 em Santo André), uma em Santa Catarina (Florianópolis), uma no Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), uma no Distrito Federal (Brasília), uma na Bahia (Salvador) e uma que será inaugurada na próxima semana em Minas Gerais (Belo Horizonte).
Outro destaque da presença da Bajaj foram os Dominar Rides. Esses passeios fazem parte da estratégia global da marca para fortalecer o relacionamento com os clientes e promover o prazer de pilotar.
Em 2023, foram realizados nove Dominar Rides no Brasil, reunindo cerca de 300 participantes que se encontraram em concessionárias Bajaj. Com o suporte da equipe do programa de experiências da marca, os participantes desfrutaram de um dia agradável na estrada, explorando novas cidades e fazendo novas amizades.
Para 2024, está planejada uma extensa agenda com mais de 20 passeios por todas as regiões do Brasil, incluindo opções de Bate & Volta (passeios com duração de um dia) e viagens de dois ou mais dias pelos principais roteiros turísticos do país.
O desempenho positivo também levou a Bajaj a anunciar o investimento em sua própria fábrica, programada para ser inaugurada em 2024 em Manaus (AM). Essa será a primeira unidade de produção da marca fora da Índia, facilitando a expansão das vendas, o crescimento das concessionárias e a diversificação da linha de produtos no país.
A fábrica da Bajaj do Brasil está atualmente em fase de implementação e contará com equipamentos de última geração e toda a infraestrutura necessária para permitir o crescimento consistente da fabricante no mercado latino-americano nos próximos anos.
De acordo com Rakesh Sharma, Diretor Executivo da Bajaj Auto Limited, ter uma fábrica própria no Brasil, o maior mercado de motocicletas da América Latina, ajudará a empresa a obter informações valiosas sobre o desenvolvimento de produtos e o comportamento do consumidor, fortalecendo a presença da marca em toda a região.
Localizada em Manaus (AM), a fábrica da Bajaj Brasil terá inicialmente uma capacidade de produção de 20 mil unidades por ano, facilitando a ampliação da linha de motocicletas para o mercado brasileiro. A previsão é inaugurar a nova planta no segundo semestre de 2024.
"O Brasil é muito diferente de outros mercados onde operamos por meio de distribuidores devido ao seu tamanho e complexidade. Isso exige uma visão de longo prazo. Portanto, desde o início, entendemos que o melhor modelo de negócio seria ter uma subsidiária local, e a construção da fábrica é a continuidade de nossa estratégia", afirmou Sharma.
Atualmente, os três modelos da Bajaj disponíveis no mercado brasileiro—Dominar 160, Dominar 200 e Dominar 400—são montados no Polo Industrial de Manaus (AM), resultado de uma parceria estratégica com a Dafra. .
A proposta da marca é democratizar as escolhas dos motociclistas brasileiros, oferecendo motocicletas de alta qualidade e tecnologia com excelente custo-benefício. "Temos grandes expectativas para o Brasil. Quando a Bajaj entra em um país, é para ficar. Nosso compromisso com o cliente é inquestionável", afirmou Rakesh Sharma, Diretor Executivo da Bajaj Auto Limited, durante sua visita ao Brasil no evento de lançamento oficial da marca em dezembro de 2022.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário