As novidades de segurança estão melhorando para as motos!

O dispositivo da Honda Riding Assist 2.0 é capaz de manter a moto em pé sozinha, com ou sem o piloto em cima.

Por Trinity Ronzella

Texto Luiz Mingione 12/01/2022

 

Parece que a Honda não desistiu do sonho do Riding Assist. O sistema de equilíbrio automático que foi mostrado pela primeira vez no Salão de Tóquio em 2017, e que deixou todos maravilhados pela forma como a moto podia andar em pouca velocidade sem cair. O sistema Riding Assist 1.0 de 2017, foi mostrado em um modelo Honda NC750S, que funcionava modulando o ângulo do garfo dianteiro para alcançar o equilíbrio em baixa velocidade 

Vídeo: Divulgação

Agora, já se sabe que foi dado um novo passo para este sistema funcionar também a uma velocidade normal e fazendo curvas. Ano novo, sistema completamente novo, para mostrar melhor sua eficácia, a Honda optou por usar o modelo Honda NM4 Vultus para exibir o Riding Assist 2.0, 

Por meio da tecnologia robótica, a Honda está tentando tornar a pilotagem de motos mais segura, evitando situações de risco em paradas ou em baixa velocidade, como ocorre em congestionamentos. 

Agora a nova versão vem com um funcionamento diferente da versão anterior de 2017. O novo Riding Assist 2.0, tem um braço oscilante que utiliza um sistema independente móvel, em relação ao eixo de rotação da moto, movendo-se para um lado ou para o outro. Inclinando a roda traseira em relação à moto, consegue-se corrigir automaticamente a inclinação para que o veículo se equilibre em baixa e/ou nenhuma velocidade.

 

Foto: Divulgação

O Honda Riding Assist 2.0 não pretende apenas manter a moto equilibrada quando está parada, mas também quando se desloca ou faz curvas em baixa velocidade. 

Embora ainda não haja uma confirmação oficial da Honda (talvez chegue em breve), é possível que este sistema seja usado num futuro próximo para scooters.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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