As médias cilindradas vão voltar? Olha essa?
A Aprilia está com uma surpresa nas trails de média cilindrada! O que desapareceu por aqui, parece que se mantém com novidades bem atrativas na Itália
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
Tuareg 660!
Com esse nome e essa cilindrada dá até ânimo para que chegue algo parecido por aqui! Por enquanto, vamos conhecer o que a Italiana Aprilia tem para mostrar!
Piero Soatti, chefe de engenharia da Aprilia fala sobre o desenvolvimento do motor e da eletrônica:
“Ter a chance de trabalhar na moto que você sonhou quando era menino é um sonho que se tornou realidade”, diz Piero em referência ao Tuareg original do final dos anos 80 e início dos anos 90.”
A marca já teve no passado um modelo nessa faixa de cilindrada que fez muito sucesso. Criada para o Paris-Dakar, a Aprilia Tuareg Wind 600 de 1994 lembra muito as antigas Áfricas Twins em cores e linhas.
Como não podia ser diferente, a novidade "made in Italy vem com a proposta de atender bem no on e off-road!
Com esses 27 anos de diferença muita coisa mudou e evoluiu com o objetivo de facilitar a vida do piloto. As tecnologias como Ride-By-Wire, Controle de Tração e Modos de Pilotagem permitem uma pilotagem mais segura e confiante.
Os motores mais modernos oferecem mais com o mesmo tamanho e menor peso. O novo bicilíndrico de 660cc entrega 7.18kgf.m. Para se ter uma idéia, a antiga Ténéré 660 entregava 5.95kgf.m.
“Trabalhamos em todas as partes importantes para adaptar o motor a uma moto que precisa ser on/off road. Para tornar este motor adequado para uso off-road, fizemos alterações em toda a dinâmica dos fluidos do motor, com o objetivo de maximizar o torque em baixas e médias rotações, para ter uma moto que respondesse à menor torção do acelerador.” - diz Piero.
Essa nova versão vem com diferentes modos de condução, será possível desligar o ABS completamente para uso no off road, tr6es tipos de configuração personalizada para mapas do motor, quatro níveis de controle de tração e três níveis de freio motor.
Piero ainda garante que essa moto entregará bem no on road, mantendo seu DNA Aprilia semelhante a uma Supermotard.
Tudo indica que será uma moto impressionante e versátil, bem adequada ao tema “Sem limites, sem fronteiras”. Chassi ágil no off road, bi-cilíndrica e boa eletrônica embarcada? Não tem como ser ruim! Parece que não vai demorar muito para estar rodando lá pelas “zoropa”, pois tem teste previsto para os próximos meses!
Algumas informações:
240mm de curso ajustável na suspensão
187kg de peso seco
18 litros no tanque de combustível
Painel TFT
04 modos de pilotagem
Enquanto isso vamos ficar de olho!
Qual será a primeira média cilindrada que chegará por aqui? Arrisca um palpite? Essa sabemos que não será!
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário