As maravilhas de Ness
Exposição nos EUA reúne 11 revolucionárias criações do lendário construtor de motocicletas.
Por Leandro Alvares
Por Leandro Alvares
Arthur Caldeira
O norte-americano Arlen Ness é uma lenda entre os fãs de motos customizadas. Afinal, desde a década de 1960, o californiano foi responsável pelas mais revolucionárias motocicletas jamais construídas.
Suas linhas foram copiadas por outros customizadores e até mesmo pelos engenheiros das fábricas. Ao longo de sua carreira, Ness construiu um império que leva seu nome aos quatro cantos do mundo por meio de acessórios, peças, jaquetas e equipamentos para motociclistas.
A Harley-Davidson Knucklehead 1947, chamada de “Untouchable” (Intocável), construída por ele no final dos anos 60, o lançou à fama. Essa preciosidade é apenas uma das 11 maravilhas reunidas na exposição “Awesome-Ness” (algo como as “Maravilhas de Ness”), que abriu as portas nesta semana, no Museu do Hall da Fama da Motocicleta, em Pickerinton, no Estado de Ohio, nos Estados Unidos. Arlen Ness estará lá distribuindo autógrafos.
Com curadoria do renomado fotógrafo de motos, Michael Lichter, a exposição promete mais do que reunir as criações de Ness. Com a perspectiva de quem já lançou o livro intitulado “Arlen Ness: o Rei das Motos Custom”, Lichter quer oferecer aos visitantes um mergulho na vida do construtor de motos, ou melhor, criador de obras de arte sobre duas rodas.
Entre as belezas expostas, a motocicleta “Two Bad”, que traz dois motores de Harley-Davidson Sportster somando 2.000 cm³, ilustra bem outra marca registrada da carreira de Ness: os motores de alto desempenho.
Também fã de automóveis, Ness traduz sua paixão nas linhas da “Smooth-Ness”, inspirada no Bugatti Roadstar, e na “Ferrari Bike”, uma homenagem à mítica fábrica italiana.
A exposição “Awesome-Ness” fica em cartaz no Motorcycle Hall of Fame Museum até junho de 2009. Quem puder ir até Ohio vai curtir pessoalmente as maravilhas do Senhor Ness. Quem não puder, pode apreciar as motocicletas nas belas fotos de Michael Lichter.
Mais informações, no site www.motorcyclemuseum.org.
Fotos: Michael Lichter.
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