Arte sobre duas rodas feita com paixão
Russell Mitchell, líder da Oficina Exile Cycles, virá ao Brasil para o São Paulo Moto Festival.
Por Leandro Alvares
Por Leandro Alvares
Leandro Alvares
Um ex-modelo britânico radicado em Los Angeles será uma das principais atrações do São Paulo Moto Festival, mega-evento de motos customizadas e shows de rock’n’roll que agitará o Autódromo de Interlagos no mês de setembro.
Criador da oficina Exile Cycles, Russell Mitchell é um dos mais respeitados fabricantes de moto do mundo, freqüentemente requisitado por famosos para a criação de robustas máquinas chopper.
“Descobri que eu era bom nesse trabalho na base de muito estudo de cada nova moto que surgia. Comecei há uns 25 anos, quando ainda tinha 16, e construí centenas de motocicletas ao longo desse tempo”, afirmou o customizador numa conversa por e-mail com o “MOTO.com.br”.
Com clientes como o ator George Clooney e o vocalista do Green Day, Billie Joe, Mitchell conquista os fãs das personalizações mesclando o estilo chopper americano às tendências européias e ao que vem em sua mente.
“A maioria dos meus projetos nasce da minha própria cabeça. Meu trabalho favorito é a ‘The Chopper’, que teve influência da escola sueca de choppers”, revelou ele, que assim como a família da OCC (Orange County Choppers) protagoniza um programa de TV nos Estados Unidos, o “Build or Bust”.
“Acabamos de construir uma moto muito interessante que será apresentada nesta semana. Recentemente, construímos também uma moto para um filme do Quentin Tarantino”, contou Russell.
Sobre a vinda ao Brasil para o SP Moto Festival, o customizador demonstrou empolgação. “Será minha primeira visita ao país. Pelas fotos que eu vi do evento do ano passado e com base no que tem sido feito para a edição 2008, estou apostando em um festival muito profissional e extremamente divertido”.
“Levaremos dois modelos para o Brasil: a HotRod, nosso projeto mais popular cujo guidão comprido transmite a sensação de uma verdadeira chopper nostálgica, graças também aos pneus com faixa branca; e a Bulldozer (Black Bull), uma de nossas mais difíceis criações”, declarou.
Informado sobre o crescente interesse da nação brasileira pela arte da customização, Mitchell retrucou com um “fantástico”. “Acho fantástico que a prática da customização tenha se tornado forte ao redor do mundo. Com a cobertura da mídia e a realização de vários eventos, tornou-se mais fácil para um construtor obter reconhecimento internacional”.
Para aqueles que pensam em se dedicar ao ramo da arte sobre duas rodas, o inglês-americano deixou uma mensagem de motivação. “Tenho um trabalho maravilhoso que eu amo. Ganhei mais dinheiro do que eu poderia ganhar fazendo outra coisa. Também conquistei respeito e um pouco de fama. Viajo ao redor do mundo e tenho uma linda namorada”.
No SP Moto Festival, Mitchell dividirá as atenções do público com os astros do American Chopper, construtores que não seguem um estilo apreciado por ele. “As motos do American Chopper são um pouco enfeitadas para o meu gosto. Eu não me vejo pilotando muitas delas. Mas diversos customizadores se tornaram grandes amigos meus, já que passamos muito tempo juntos nos eventos e nos estúdios de TV”, contornou.
O São Paulo Moto Festival será realizado entre os dias 5 e 7 de setembro, em Interlagos. Os ingressos já podem ser adquiridos pelo site www.ingressorapido.com.br ou pelo telefone (11) 4003-1212.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário