Aprilia Pegaso 650: Uma grata surpresa!
Motociclista há 28 anos se surpreende com resultados dessa máquina.
Por André Jordão
Por André Jordão
Flávio Rogério
Aproveito esse espaço promovido pelo “MOTO.com.br” para deixar um relato sobre essa surpreendente moto. Sou motociclista há 28 anos e já fui possuidor de alguns modelos entre DTs, RD 350, Ninja (infelizmente a pior moto que já tive), Harley (da qual tenho saudades), etc.
Recentemente sai da linha custom pela necessidade de possuir uma moto mais ágil no trânsito pesado, que enfrento diariamente. Comecei então pela pesquisa de preços, características técnicas, seguro, sinistralidade e principalmente, experimentando alguns modelos. Fiquei entre opções da linha street e dual-purpose.
Quase no final me deparei com algumas Aprilia Pegaso 650. Sentando na moto, já percebi que aquela era uma posição de pilotagem magnífica: mesa alta, assento ligeiramente mais baixos e largos, mantendo uma altura muito boa em relação ao solo, além de possuir um peso reduzido.
Sem precisar ser muito detalhista, observei que se tratava de uma moto com acabamento primoroso, com aros de alumínio, raios em aço inox, freios Brembo na frente e atrás, arrefecimento líquido com ventoinha, carenagem com bolha, além de um belo design, mesmo se tratando de um veículo de 2001.
Posso afirmar que nunca um nome para uma motocicleta veio tanto a calhar como nesse caso. Ela é realmente um Pegaso! É surpreendente a sua arrancada, torque e velocidade final, mantendo sua estabilidade com pouquíssimas vibrações, mesmo a 180 km/h. A carenagem, mesmo pequena, garante que a moto atinja essa marca como se estivesse sobre trilhos.
Some tudo isso ao fato de que o seguro (ao menos no meu caso) atinge cerca de 9% do valor do bem e, após consultar diversas corretoras, constatei que é insignificante o número de ocorrências de sinistros originados por roubo ou furto.
Alguns com certeza vão dizer: “E quanto a peças? E na hora da revenda? Qual é a oficina que mexe nesse mico?...” Para essas perguntas posso informar que já encontrei cinco oficinas aqui em São Paulo que prestam serviço para essas máquinas.
Peças são entregues em casa via sedex. Além disso, as fabricantes nacionais oferecerem relação de transmissão, pastilhas e até o regulador de voltagem (que é o mesmo das CB’s 400 e 450).
Quanto ao preço de revenda e mercado, basta acessarem esse próprio site e observar a disponibilidade de motos a venda e a rotatividade dos anúncios. Poderão ver também que o preço praticado para essa moto a torna com certeza um excelente custo/benefício.
Convido a todos os colegas motonautas que leram esse texto a experimentem a Pegaso e compartilharem a satisfação que estou tendo com essa moto.
Para aqueles que não a conhecem, deixo aqui alguns dados técnicos:
Motor: Rotax, 4 Tempos, 1 cilindro
Refrigeração: Líquida com Ventoinha, Comando DOHC com Corrente, 5 válvulas (motor foi utilizado na BMW F 650)
Cilindradas: 651cc
Potência Máxima: 45 cv a 6,500 rpm
Velocidade: 0 a 100 Km/h em 4,4 seg
Velocidade final: 185 km/h
Sistema de Partida: Elétrica
Capacidade do Tanque: 22 l
Suspensão dianteira: Garfo Invertido, curso de 180mm Suspensão traseira: Mono-amortecedor com regulagem, curso de 165mm
Freio Dianteiro: Disco de 300 mm
Freio Traseiro: Disco de 220 mm
Pneu Dianteiro: 100/90-19
Pneu Traseiro: 130/80-17
Comprimento: 2180 mm
Largura: 880 mm
Altura do Assento: 840 mm
O “motonauta” Paulo Rogério participou do Moto Repórter, canal de jornalismo participativo do MOTO.com.br. Para mandar sua notícia, clique aqui.
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