Andando de moto na chuva
Pilotar uma motocicleta no piso seco é o mesmo que no molhado? Infelizmente não.
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
Texto: Luiz Mingione
Pilotando sua moto em um trajeto desconhecido ou mesmo por onde se trafega no dia a dia, não se pode “baixar a guarda” nunca. Principalmente ao andar de moto na chuva, é preciso prestar muito mais atenção.
Quando pilotamos no asfalto em boas condições e seco, temos a sensação de confiança, mas essa situação muda radicalmente com o asfalto molhado e escorregadio.
Ao pilotar na chuva é sempre bom se precaver com alguns detalhes, estar sempre com o equipamento de segurança que já se usa dia a dia, a moto em perfeitas condições e com a manutenção em dia, além de redobrar a atenção na pilotagem.
O trânsito tende a ficar “infernal” com tudo parado, e aí a moto leva vantagem. É mais ágil e mais fácil para transitar pelos engarrafamentos da cidade, mas é preciso muito cuidado para não tomar sustos inesperados.
Os primeiros pingos podem transformar o piso bem perigoso de se transitar. O asfalto quando está seco geralmente tem muita sujeira acumulada, areia, óleo, resto de combustível, etc. Toda a sujeira vai começar a sair dos “poros” do asfalto com a água e subir para a superfície, ficando muito escorregadio.
O ideal, se possível, é esperar alguns minutos antes de sair para a chuva dar uma “lavada no asfalto”, se não, deve se pilotar com cuidado e atenção até o asfalto ter um pouco mais de aderência.
Passar sobre poças ou na correnteza que se forma próximo a calçada pode fazer a moto perder aderência. O melhor neste caso é seguir mais próximo da área central da pista, que é mais alta que a faixa próxima da calçada, e tende a não acumular água.
Não é possível saber o que está embaixo de uma poça. Pode ser alguns centímetros de água, ou um grande buraco escondido que pode causar uma queda. Evite passar por elas para não ter surpresas.
Evitar acelerações bruscas e repentinas, principalmente se a moto não tiver controle de tração ou modo de pilotagem para chuva. No caso do freio o uso deve ser progressivo, dosando a força que se exerce no manete, principalmente no dianteiro, que é onde o peso da moto e do piloto recaem durante a frenagem. Hoje em dia vários modelos de motocicleta têm freio ABS ou combinados que ajudam muito nesta condição.
Evite passar com a moto nas faixas brancas de sinalização no asfalto pois, com a água elas ficam muito escorregadias. O melhor é sempre que possível passar apenas na faixa de asfalto para evitar surpresas.
Durante as curvas a inclinação da motocicleta deve ser de acordo com a velocidade, que tem que ser muito menor do que em condições normais de piso seco. Curvas na chuva, podem ser um grande fator de risco, é uma área onde a aderência cai acentuadamente quando está molhada.
Na chuva é fundamental aumentar a distância dos outros veículos. Assim, se for preciso uma frenagem de emergência, é possível fazer de forma progressiva e segura sem cair ou atingir um obstáculo à sua frente.
Quando chove há menos luz e a visibilidade é muito prejudicada por causa da água, é recomendável que se use equipamentos que chamem a atenção no trânsito. O capacete e a jaqueta, devem ter cores fluorescentes ou partes refletivas, facilitando a visualização dos outros motoristas.
Andando de moto é essencial ter uma visão ampla ao seu redor. Na chuva o capacete além de molhar por fora, a viseira fica embaçada por dentro. No mercado existem produtos para minimizar este problema, como o Pinlock, que é uma folha plástica fixada na parte interna da viseira que cria uma fina camada de ar presa à tela e evita a condensação do ar, ou seja, embaçar.
Além do equipamento de segurança para pilotar que deve ser usado todos os dias, é recomendável ter uma roupa para dias de chuva. Pode ser um macacão, ou um conjunto de duas peças, jaqueta e calça, além de um calçado impermeável, que devem ser confortáveis e fáceis de levar na mochila ou na moto.
Quanto à motocicleta ela deve estar sempre em perfeitas condições, isso é essencial para segurança ainda mais para andar na chuva. Nesse caso, há três itens que não se deve ignorar, os freios, os pneus e as luzes.
Os freios devem estar com pastilhas ou lonas em bom estado e fluidos no tempo de troca correto, com a manete e pedal com folgas ajustadas.
Verifique os pneus, se estão em bom estado, a calibragem também é muito importante, pois uma pressão baixa deixa uma superfície de contato maior do pneu com o asfalto que além de dificultar a maneabilidade da moto, facilita também uma possível aquaplanagem.
As luzes da motocicleta devem funcionar corretamente, alertando os demais veículos de sua presença, seja na estrada ou na cidade. Verifique sempre o estado das lâmpadas de sua moto.
Agora, mais do que tudo, existe uma regra importante que deve ser seguida sempre, na dúvida, pare e espere em um lugar seguro a condição do tempo melhorar. Existem riscos que não devem ser assumidos se não está seguro ou se não tem experiência. Não importa se você chegar com algum atraso no seu destino, o importante é chegar bem.
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