A mania de grandeza da época nos trouxe "monstras"!

Essa Kawasaki de seis cilindros foi simbólica na sua época! Seu tamanho era um dos atrativos!

Por Trinity Ronzella

Salão de Paris em outubro de 1978  estava repleto de novidades interessantes mas, as marcas japonesas estão na onda da grandeza e a Kawasaki apresentou o seu produto,  deixando os participantes impressionados com seu tamanho! 

 

Foto: Divulgação - Kawasaki Z 1300

Ela tinha números proporcionais: pesava 314 kg, carregava 21 litros de gasolina, três freios a disco, 1.286cc e atingia 222km/h. Foi chamada de “Devoradora de estradas”.

Suas concorrentes eram Honda CBX 1000 e Yamaha XS11.

Foto: Divulgação - Kawasaki Z 1300

Os seis cilindros  e duplo comando não contavam com as aletas de refrigeração, deixando o cabeçote do motor com um aspecto  rígido, robusto, uma peça maciça!

Foi o motor de série mais potente da época, entregava 120 cv a 8.000rpm e tinha três carburadores de corpo duplo. A injeção eletrônica veio só em 1984 e trouxe 10cv a mais!

 

 Foto: Divulgação - Kawasaki Z 1300

A transferência de potência para roda traseira era feita com um eixo cardã, confirmando a característica estradeira da Z, até porque, na época, as correias para aguentarem a potência e torque  de seis cilindros, não eram tão comuns.

Os três freios a disco tinham a função de conter os pilotos mais empolgados, uma tarefa que, observando os números, não era fácil!

Foto: Divulgação - Kawasaki Z 1300 

O aspecto visual da moto é convidativo para pegar estrada e, sem a vibração dos “seis canecos”, ela tem um público alvo nos EUA e suas belas estradas, mas, para isso, enfrentará a concorrência das HD e Gold Wing.  

Foto: Divulgação - Kawasaki Z 1300

Briga de gente grande, a Kawasaki se prepara equipando a Z1300 com carenagem, bagageiro rígido, top case e banco de couro, transformando em 1300 Voyager.

 

Foto: Divulgação - Kawasaki Z 1300 Voyager

Em 1989, com aproximadamente 25 mil motos produzidas, a Kawasaki encerrou a produção do seis cilindros que foi o carro chefe da marca. 

Ainda existem Z 1300 rodando por aí e não são poucas, pois ela cativou seu público mas, a evolução da espécie veio e a extinção também!


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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