A história da Vincent Black Shadow é bem curiosa e interessante!
Tudo começou na Primeira Guerra Mundial, de dentro das prisões alemãs!
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
Um jovem piloto da Royal Flying Corps, o inglês Howard Raymond Davis, foi abatido e feito prisioneiro pelos alemães em 1917. No período em que permaneceu preso, fez um projeto para uma motocicleta e tentou produzir no pós-guerra. EJ Massey, em 1924, vira sócio de Howard e fundam a HRD (iniciais de Howard) e produzem várias motocicletas usando motores JAP. Mesmo com as vitórias nas pistas, eles perdiam nos negócios e entram em concordata em 1928. Ernest Humphries, da OK- Supreme Motors compra tudo, fica com o imóvel da fábrica e vende todo o resto, peças, direitos, ferramentas, materiais e o nome HRD.
Ela foi comprada por Philip Vincent que rapidamente trocou o nome para Vincent Motorcycles, e estava sediada em Stevenage, no Reino Unido.
O primeiro motor da marca foi construído em 1934 por Philip para equipar a Comet, uma 500 monocilíndrico que ultrapassava os 140 km/h.
Um outro modelo, a Rapide, foi equipada em 1937 com dois motores da Comet e quatro marchas, foi a mais rápida de sua época, ultrapassando os 175 km/h! Mas, esse motor foi apelidado de “pesadelo do mecânico”, pois, no manual da moto informava que, a cada 1500km, o motor deveria ser desmontado, checado e remontado!
Após a Segunda Guerra, a Rapide foi modificada e o motor passou a fazer parte da estrutura da moto, junto com dois freios a tambor. Já em 1948, novamente sofreu um upgrade e foi pintada de preto, inclusive o motor. Surge a Black Shadow!
Elas eram respeitadas e conhecidas como as motocicletas com melhor desempenho do mundo! Tinham um motor V-Twin de 55cv, pesava 208 kg e chegava perto dos 200km/h no velocímetro. As “superbikes" vem de muito tempo atrás, tanto é , que foi considerada “A motocicleta em produção mais rápida do mundo”.
Um fato curioso é que, o piloto Roland "Rollie" Free, em 1948, no deserto de Bonneville Salt Flats, usando chinelo e sunga, chega a incríveis 241 km/h, e bate o recorde mundial da categoria! Foi ali que deve ter surgido o estilo "Superman".
Foram produzidas menos de 11.000 unidades no período do final da Segunda Guerra até 1955, quando ela encerrou suas atividades.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário