A Henderson Motorcycle Company produziu obras primas!
Uma vida curta porém, muito importante para a história da motocicleta.
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
A história é cheia de detalhes devido a curta vida da marca e tantas mudanças, mas é bem interessante e nos mostra como as grandes marcas foram tomando forma.
Detroit, Michigan, EUA no ano de 1911, dois irmãos William e Thomas G. Henderson fundam a Henderson Motorcycle Company e, logo de cara anunciam um protótipo de 4 cilindros com 934 cc que produzia 7 cavalos de potência, que foi lançado no ano seguinte. Esse modelo tinha transmissão por corrente e o motor era alinhado com o quadro.
Um ano depois surgiram upgrades nos garfos, selim mais baixo e freios, que foi chamado de modelo B. Outro ano se passa e, em 1914, já no modelo C, foi a primeira moto equipada com uma caixa de câmbio com duas velocidades incorporada no cubo traseiro. Mas não parou por aí… o modelo F de 1916 vinha com um “lubrificador mecânico” e um kick-starter.
Sete anos depois de fundada, em 1918, os irmãos Henderson vendem seus planos para Ignatz Schwinn, da Excelsior, uma marca britânica que fabricava bicicletas, motocicletas e carros. A nova empresa passa a se chamar Excelsior-Henderson, que já começou com novos modelos.
Novamente um ano depois (1919), William Handerson deixa a empresa com a ideia de produzir uma moto mais rápida, e cria a Ace Motorcycle. Creio não haver muita burocracia para abrir, vender, fechar, se associar a empresas na época…muito rápido!
Iniciando um primeiro ano mais lento, a Ace foi o primeiro modelo produzido e foi onde a fábrica obteve um crescimento significativo em 1920.
Usando layout de quatro cilindros em linha, a Ace produziu o XP-4 que chegou a estabelecer um recorde mundial de velocidade: 209 km/h!
O ano de 1922 estava ótimo! Foi lançado o modelo DeLuxe com 28 cavalos, Paul Anderson venceu várias corridas usando esse modelo mas, infelizmente William Henderson morreu em um acidente pilotando uma Ace Sporting Solo, que seria o próximo modelo a ser lançado.
Arthur O. Lemon, até então engenheiro da Excelsior, se junta a Ace em 1923 como engenheiro-chefe, o que levou os modelos a um drástico aprimoramento nos anos seguintes.
Com seis anos de vida, a Henderson ainda era uma das mais importantes marcas do país e
a Ace, aparentemente correndo tudo bem, começa a enfrentar problemas em 1924. No ano seguinte seus ativos são vendidos e, quatro anos depois, todos os projetos são absorvidos pela Indian Motorcycles.
O modelo DeLuxe encerra sua produção em 1928 e o modelo Streamline, também conhecido como "KJ", foi fabricado de 1929 a 1931, falaremos dele em outra matéria.
Já nas mãos da Indian , alguns modelos sofreram mudanças e foram mantidos. A Four por exemplo seguiu até 1941 e o design das Ace continuou em produção até 1943.
Se comparar imagens das marcas do passado e atual, não é difícil de notar as semelhanças.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário