A Henderson Motorcycle Company produziu obras primas!

Uma vida curta porém, muito importante para a história da motocicleta.

Por Trinity Ronzella

A história é cheia de detalhes devido a curta vida da marca e tantas mudanças, mas é bem interessante e nos mostra  como as grandes marcas foram tomando forma.

Foto: Divulgação - Henderson Four 1912

 

Detroit, Michigan, EUA no ano de 1911, dois irmãos William  e Thomas G. Henderson fundam a Henderson Motorcycle Company e, logo de cara anunciam um protótipo  de 4 cilindros com    934 cc que  produzia 7 cavalos de potência, que foi lançado no ano seguinte. Esse modelo tinha transmissão por corrente e o motor era alinhado com o quadro.

Foto: Divulgação - Henderson Four 1912

 

Um ano depois surgiram upgrades nos garfos, selim mais baixo e freios, que foi chamado de modelo B. Outro ano se passa e,  em 1914, já no modelo C, foi a primeira moto equipada com uma caixa de câmbio com duas velocidades incorporada no cubo traseiro. Mas não parou por aí… o modelo F de 1916 vinha com um “lubrificador mecânico”  e um kick-starter.

 

Foto: Divulgação - Henderson Four 1912 - Notem o câmbio e os pedais de freio e embreagem.

 

Sete anos depois de fundada, em 1918, os irmãos Henderson vendem seus planos para Ignatz Schwinn, da Excelsior, uma marca britânica que fabricava bicicletas, motocicletas e carros. A nova empresa passa a se chamar Excelsior-Henderson, que já começou com novos modelos.

Foto: Divulgação - Henderson 4 1912 

 

Novamente um ano depois (1919), William Handerson deixa a empresa com a ideia de produzir uma moto mais rápida, e cria a Ace Motorcycle. Creio não haver muita burocracia para abrir, vender, fechar, se associar a empresas na época…muito rápido!

Foto: Divulgação - Henderson  Ace Four 1920 - Detalhe interessante o amortecedor do banco.
 

Iniciando um primeiro ano mais lento, a Ace foi o primeiro modelo produzido e foi onde a fábrica obteve um crescimento significativo em 1920. 

Usando layout de quatro cilindros em linha, a Ace produziu o XP-4 que chegou a estabelecer um recorde mundial de velocidade: 209 km/h!

 

Foto: Divulgação - Henderson ACE XP4 - A posição do guidão é bem interessante

 

O ano de 1922 estava ótimo! Foi lançado o modelo DeLuxe com 28 cavalos,  Paul Anderson venceu várias corridas usando esse modelo mas, infelizmente William Henderson morreu em um acidente pilotando uma Ace Sporting Solo, que seria o próximo modelo a ser lançado.

 

Foto: Divulgação - Henderson 1922 DeLuxe 1301cc

 

Arthur O. Lemon, até então engenheiro da Excelsior, se junta a Ace em 1923 como engenheiro-chefe, o que levou os modelos a um drástico aprimoramento nos anos seguintes.

Com seis anos de vida, a Henderson ainda era uma das mais importantes marcas do país e 

a Ace, aparentemente correndo tudo bem, começa a enfrentar problemas em 1924. No ano seguinte seus ativos são vendidos e, quatro anos depois, todos os projetos são absorvidos pela Indian Motorcycles.

Foto: Divulgação - Henderson Motorcycles Indian Ace Four 1927

 

O modelo DeLuxe encerra sua produção em 1928  e o modelo Streamline, também conhecido como "KJ", foi fabricado de 1929 a 1931, falaremos dele em outra matéria.

Já nas mãos da Indian , alguns modelos sofreram mudanças e foram mantidos. A Four por exemplo seguiu até 1941 e o design das Ace continuou em produção até 1943.

 

Foto: Divulgação -  Indian Scout Sixty atualmente

Se comparar imagens das marcas do passado e atual, não é difícil de notar as semelhanças.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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