BMW R 32: A primeira motocicleta da BMW Motorrad

Motocicleta pioneira do BMW Group ainda é usada como base e inspiração para montagem de seus modelos mais atuais

Por Thiago Dantas

A história da BMW Motorrad no mundo das duas rodas começou no outono de 1923, com a apresentação da sua primeira motocicleta, a inesquecível BMW R 32, no Salão de Automóvel de Berlim. Considerada um marco na história das motocicletas, o modelo projetado pelo designer-chefe Max Friz apresentava soluções detalhadas e incomuns para a época.

 

A R 32 foi o primeiro veículo completo produzido pelo BMW Group. Até então, a empresa fornecia apenas motores. O primeiro carro BMW só seria lançado em 1928. O modelo inovador introduziu vários conceitos usados até hoje pela BMW Motorrad, prova de que as boas ideias sobrevivem ao tempo.

 


BMW R 32 - primeira motocicleta da BMW Motorrad - Acervo

 

Na estreia, a R 32 surgiu recheada de recursos de ponta e seguindo a qualidade de montagem do BMW Group. A BMW R 32 era equipada com um motor boxer de dois cilindros posicionados transversalmente em relação ao chassi. Somado a isso, a moto clássica usava eixo cardã para transmitir a força para a roda traseira, uma tecnologia eficiente usada até hoje nos modelos da BMW Motorrad.

 

Quer comprar uma motocicleta da BMW? Confira os anúncios no MOTO.com.br. Clique aqui!

 

A BMW R 32 ganhou admiração dos entusiastas devido à sua qualidade e o foco no cliente. A manutenção da transmissão era bem mais fácil do que a exigida pelas correntes ou correias usadas em outras motos. A mecânica trazia ainda outros avanços, entre eles o motor e o câmbio abrigados na mesma unidade.

 


Motor boxer bicilíndrico e transmissão por eixo cardã eram novidades na R 32 - Acervo

 

Além disso, outra característica marcante foi seu motor de 500 cm³ e 8,5 cv, que prometia a confiabilidade que a BMW sempre garantiu aos seus clientes. A disposição boxer significa que um cilindro é contraposto ao outro, um movimento que lembra os golpes de um boxeador. Como os cilindros eram refrigerados a ar, o posicionamento voltado para as laterais permitia melhor refrigeração deles, algo que era problemático nas concorrentes e seus motores convencionais.

 

O funcionamento também era mais suave, sem vibrações excessivas. O posicionamento mais baixo dos cilindros permitia ainda baixar o centro de gravidade, que melhorava a dirigibilidade da motocicleta. Até mesmo a manutenção foi facilitada, uma vez que o acesso aos componentes era muito mais fácil. É outra solução inteligente que acompanha até hoje a BMW Motorrad.

 


Com 8,5 cv, a R 32 chegava a 95 km/h - Acervo

 

Pesando apenas 122 kg, o conjunto com quadro tubular duplo e braço oscilante dianteiro foi capaz de lidar com a então elevada velocidade máxima teórica de 95 km/h. Muito mais à frente que as próprias estradas daquela época. A BMW R 32 foi fabricada entre os anos de 1923 a 1926 e se tornou um clássico na história do mundo das duas rodas. 

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br