BMW Motorrad revela cruise control com radar
Novo sistema, chamado de Active Cruise Control, detecta a presença de outros veículos na via e controla distância
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
A BMW Motorrad revelou nesta terça-feira (30) um novo sistema de cruise control que utiliza um radar para monitorar o que acontece ao redor. A tecnologia, desenvolvida em parceria com a Bosch, ganhou o nome 'Active Cruise Control' (ACC).
O diferencial do ACC, de acordo com a BMW Motorrad, está no radar, que permite ao motociclista determinar não somente a velocidade, mas a distância em relação aos demais veículos na via.
Se a distância começar a diminuir, o sistema reduz a velocidade automaticamente para que o valor de distância estabelecido pelo piloto - são três opções pré-definidas para a escolha por parte do motociclista, segundo a fabricante.
As configurações podem ser definidas por um botão e visualizadas no painel TFT das motos da marca. Em relação às reações do sistema, há duas opções: 'comfortable', em que a aceleração e a redução são mais suaves, e 'dynamic', em que o sistema reage com mais agilidade. O controle de distância pode ser desativado, caso o motociclista desejar.
Além disso, o ACC também trabalha nas curvas e pode controlar tanto a redução de velocidade como o ângulo de inclinação e se a inclinação aumentar tanto a aceleração quanto a frenagem são limitadas para manter a estabilidade da motocicleta. Entretanto, a fabricante garante que o motociclista pode intervir a qualquer momento, que o ACC é um "sistema de auxílio ao piloto que dá autonomia ao piloto permitindo a ele intervir quando bem entender'.
Por fim, a BMW Motorrad destaca uma característica importante do ACC: o sistema só reage a veículos em movimento. Uma frenagem ao encontrar um congestionamento ou semáforo deve ser feita pelo piloto.
A fabricante não disse quando o sistema será disponibilizado para o consumidor e nem quais modelos da marca serão compatíveis com o 'Active Cruise Control'.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário