Começa a funcionar nesta segunda-feira, em São Paulo, a faixa exclusiva para motocicletas na avenida 23 de maio, principal corredor de ligação entre a zona sul e o centro da cidade.
A faixa, de caráter experimental, será avaliada até a próxima sexta-feira e funcionará nos dois sentidos da via, à esquerda, em uma extensão de dois quilômetros entre os viadutos Tutóia e Pedroso, das 10h às 16h.
O objetivo da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) é verificar o comportamento dos motociclistas ao circularem por um trecho exclusivo em pista expressa com velocidade máxima de 80 km/h.
A CET também quer saber se há dificuldade de entrada e saída da faixa, reação dos motoristas, impacto na fluidez do trânsito, eventual melhoria das condições de segurança e comportamento dos veículos em geral na via.
Nos horários de pico na avenida 23 de Maio, o tráfego médio é de 1.300 motocicletas por hora em cada sentido. Fora dos horários de pico, o volume é ainda maior: chega a ultrapassar duas mil motocicletas entre os viadutos Condessa de São Joaquim e Cubatão.
Esta variação do volume de motos também é observada em outros corredores da cidade, como o da avenida Rebouças e rua da Consolação, em virtude do movimento de motofretistas, que é intensificado durante o horário comercial e de funcionamento dos bancos.
Fotos: Caio Mattos.
Fonte:
Equipe MOTO.com.br / Agência Infomoto
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário