K 1300R é eleita a ''Moto do Ano 2009''
Nos 35 anos da revista DUAS RODAS, a naked da BMW recebeu a maior pontuação entre as 31 motocicletas participantes.
Por Roberto Brandão
Por Roberto Brandão
Na festa dos 35 anos da revista DUAS RODAS, que aconteceu no Pavilhão Anhembi (SP) em 8 de outubro, foram conhecidos os vencedores da 12ª Edição do Concurso “Moto do Ano”. Promovido pela publicação mais tradicional do segmento, a grande vitoriosa foi a BMW K 1300 R, que recebeu o troféu de “Moto do Ano 2009”. A naked da marca alemã somou 635 dos 660 pontos possíveis. Além de conquistar o prêmio máximo da noite e vencer também sua categoria, a BMW faturou o prêmio em outras duas categorias: Sport Touring (K 1300 S) e Trail (F 650 GS).
Na festa de premiação, Márcio Saldanha Marinho, diretor Comercial e de Marketing da revista DUAS RODAS, agradeceu o empenho de sua equipe e destacou a trajetória de sucesso da revista e, conseqüentemente, a importância do Concurso “Moto do Ano”.
“Este prêmio é o mais democrático do País, já que conta com a participação direta de nossos leitores. Depois dos modelos serem selecionados no site das DUAS RODAS, a responsabilidade passa para os jornalistas especializados convidados. Estes profissionais altamente qualificados são os fieis depositários de milhões de motociclistas espalhados por todo o Brasil”, conta Márcio Marinho, que também anunciou mais duas ferramentas para ampliar a atuação da revistas DUAS RODAS.
“Primeiro será a criação da revista eletrônica, com foco no conteúdo e no e-commerce. Além disso, nosso corpo editorial está preparando um livro, que literalmente retratará a evolução do setor de duas rodas por meio de fotografias publicadas desde a década de 70”, afirma o diretor da Sisal Editora.
Como funciona o concurso
O Concurso “Moto do Ano”, realizado anualmente pela revista DUAS RODAS, é um dos mais democráticos e respeitados do segmento de motocicletas do Brasil. Afinal, neste ano de 2009 chegou a sua 12ª edição reunindo 31motocicletas divididas em dez categorias. Neste ano concorrem novos modelos e também as motos que receberam importantes alterações mecânicas, eletrônicas ou design. As motocicletas são escolhidas pelos leitores no site da revista, e as três mais votadas em cada categoria vão para a segunda fase. Ou seja, os modelos passam por testes dinâmicos realizados no Campo de Provas Pirelli, em Sumaré, interior de São Paulo.
Nesta edição, o concurso reuniu dez jornalistas especializados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, juntamente com um leitor da revista (escolhido em concurso cultural durante a votação da primeira fase) tiveram a oportunidade de testar os 31 modelos de motos entre 100 e 1.300 cc finalistas nas dez categorias. Foram avaliaram diversos quesitos como, por exemplo, Estilo, Motor, Suspensão, Conforto, Freios e Maneabilidade. Ao final dos testes de cada categoria os jurados aplicavam notas de 5 a 10 para cada quesito.
Conheça a Moto do Ano 2009 e as 31 finalistas:
MOTO DO ANO 2009:
BMW K 1300 R
BIG CUSTOM
Yamaha Midnight (vencedora)
Kawasaki Vulcan 900
STREET ATÉ 150 cc
Iros One
Honda CG 150 Mix (vencedora)
Yamaha Factor
STREET ATÉ 300 cc
Honda CB 300
Yamaha Fazer
Kawasaki Ninja 250 (vencedora)
NAKED
Honda Hornet
Kawasaki Z 750
BMW K 1300 R (vencedora)
SPORT TOURING
Suzuki GSX 650F
BMW K 1300 S (vencedora)
BMW k 1300 GT
ESPORTE
Honda CBR 1000 RR (vencedora)
Kawasaki ZX-10 R
Suzuki GSX-R 750
CUSTOM ATÉ 300
Kasinski Comet EFI (vencedora)
Drafra Kansas 250
Garinni GR 250
Traxx Shark
MVK Spyder
Shineray XY 250.4
TRAIL
BMW F 650 GS (vencedora)
Honda XR 300
Suzuki DL 650 V-Strom
BIG SCOOTER
Suzuki Burgman 400 (vencedora)
Fox Elite 250
SCOOTER ATÉ 200 CC
Yamaha Neo CVT (vencedora)
Honda Lead
Iros Vintage
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário