Viagem do Rio de Janeiro para o Uruguai e Argentina

Dupla de amigos viajou mais de 6.500 km conhecendo as belas paisagens entre os países da América do Sul

Por Usuário Motoreporter

Os textos e fotos do canal Moto Repórter são enviados por motociclistas e internautas, leitores do MOTO.com.br, sem compromisso profissional de estilo e padrões, com o objetivo de compartilhar suas experiências e histórias com outros fãs do mundo das duas rodas.

Faça como o internauta Paulo Kuster e participe você também do Moto Repórter, canal de jornalismo participativo do MOTO.com.br. Envie sua notícia!

Paulo Kuster

Agosto de 2014: A partida ocorreu na cidade de Três Rios-RJ, passei por Petrópolis e encontrei o amigo Wagner, em Queimados, no Rio. Passamos pelo litoral, Angra dos Reis, Paraty, no estado de São Paulo Ubatuba, São Sebastião, Santos até chegar à cidade de Registro, onde pernoitamos. No dia seguinte saímos em direção ao litoral do Paraná, cidade de Matinhos onde fizemos a travessia pelo Ferry-Boat até Garuva. Seguimos por Joinville e pernoitamos no litoral de Santa Catarina em Barra Velha, também pelo litoral Itajaí, balneário Camboriú e chegamos em Florianópolis.

Partimos para a serra catarinense, serra do Corvo Branco e serra do Rio do Rastro, rotas muito procuradas por motociclistas, por sinal de extrema beleza. Acessamos a Rota do Sol que liga a serra gaúcha, Canela, Gramado entre outras. Descemos para o litoral do Rio Grande do Sul até a cidade de Tramandaí, pegamos a rodovia do Mercosul seguimos até São José do Norte e mais uma vez atravessamos pelo Ferry-Boat para Rio Grande. Sempre margeando a costa passamos pelo banhado do Taim, estação ecológica onde a fauna está protegida, uma região de beleza exuberante.

Chegamos ao Chuí, fizemos a carta verde, um passeio pelo Free Shop e atravessamos a fronteira com Uruguai e fomos conhecendo toda região costeira com belas praias. As estradas são ótimas com retas intermináveis, conhecemos Punta Del Diablo, Punta Del Leste e chegamos a Montevidéu. Estava muito frio no mês de agosto, serviu-nos de experiência principalmente referente a equipamentos adequados para condições extremas, mesmo com luvas térmicas os dedos doíam, então entendi a necessidade de se ter na moto punhos com aquecimento.

Seguimos para Colonia Del Sacramento, Mercedes, Paysandu até chegar a Salto onde atravessamos para a Argentina, já não aguentava mais pagar 4,20 a 4,50 reais o litro da gasolina no Uruguai. Pela Argentina passamos pelas províncias de Entre Rios, Corrientes e Posadas e chegamos a tríplice fronteira em Puerto Iguaçu. Compras rápidas no Paraguai! No Brasil visitamos as Cataratas do Iguaçu, lugar mágico, vale a pena conhecer. Seguimos por Cascavél e norte do Paraná, chegamos em Ourinhos-SP, seguimos até Campinas e pegamos a Rod. Pres. Dutra e de volta ao lar Rio de Janeiro.

Foram 14 dias, mais de 6.500 km rodados, um passeio maravilhoso! Fizemos amizades e um turismo por rotas das mais distintas que a cada dia me apaixono mais por viagens de moto. Agradeço a Deus por tudo. Uma viagem sem problemas, nem conosco e nem com as motos. Viagem tranquila e segura. Agradeço também aos meus amigos e familiares que nos apoiaram nessa empreitada. Um grande abraço e até a próxima. Paulo Kuster, Wagner Moura Moto Clube Últimos da Noite.