Viagem a Foz do Iguaçu e Argentina

Casal aproveita as cheias das Cataratas do Iguaçu e resolve fazer uma viagem inesquecível com sua moto

Por Usuário Motoreporter

Edson Sequinato

Tudo começou com um noticiário na TV, dizendo que o volume das águas das Cataratas do Iguaçu estavam dez vezes acima do normal! Olhei para minha esposa Tânia, e disse: Poderíamos ir até lá para ver! Devido a falta de tempo recorrente ao trabalho , a idéia inicial era de irmos de avião , pois tínhamos apenas 4 dias e não deu para fazer um planejamento antecipado , pois a empresa onde trabalho decidiu emendar o feriado de 9 de julho em cima da hora. A má noticia: As passagens aéreas devido a pouca antecedência, ficariam em torno de R$ 4.000 reais, algo fora do nosso orçamento naquele momento. A Tânia me perguntou: e se fossemos de moto? Pensei um pouco( pois se tratava de uma Yamaha Fazer 2006 com 80.000 Km rodados) mas cheguei a conclusão: Daria certo,então iniciamos os preparativos pois tínhamos apenas 3 dias para organizarmos tudo antes da partida, que ocorreria no dia 06/07/2013.

Partimos para a nossa viagem, saindo de Limeira /SP até Foz do Iguaçu no Paraná e Puerto Iguazu na Argentina. Foz do Iguaçu: Partimos de Limeira /SP no dia 06/07/2013 as 04:00 horas da manhã , com destino a Foz do Iguaçu, onde chegamos as 22:00 horas. Nos hospedamos na pousada Bella Casa, que por sinal uma excelentíssima pousada, onde repousamos e partimos para visitar as Cataratas do lado brasileiro, no domingo dia 07/07. Foi algo fascinante , que já fez valer as 16 horas percorridas. Visitamos Também ,o Parque das Aves, local com beleza ímpar que nos proporcionou contato direto com diversas espécies raras e em extinção de aves da fauna brasileira, pois o visitante entra dentro do viveiro com os pássaros. Muito interessante ! , retornamos e jantamos na cidade. Muitas Gracias.

No segundo dia, partimos para a Argentina. Fomos visitar as Cataratas do lado argentino, saímos de Foz as 09:00 da manhã , rumo a cidade de Puerto Iguazú na Província de Missiones, Argentina. Parada obrigatória para fotos sob a placa que definia a fronteira dos países Brasil e Argentina, e fomos em direção ao Parque Nacional do Iguazu (Argentina). Se no lado brasileiro é fantástico , visitar as cataratas pelo lado argentino , realmente é de tirar o fôlego, quer pela organização do local, ou pelo posicionamento das passarelas , que leva o espectador na crista das cataratas, logo acima de onde se iniciam as quedas monumentais. Realmente é chocante. Finalizada a visita (que foi um privilégio por sinal) ,exploramos a cidade de Puerto Iguazú e aproveitamos para jantar no restaurante ? La Vaca Enamorada?. Devido a diferença das moedas (1 real vale 3 pesos argentinos) jantamos com grande fartura e sofisticação , sem ter de gastar alem do necessário, ``Las Felicitaciones?, ao restaurante e seus proprietários , que era um casal de bondosos e simpáticos velhinhos. Recomendamos a quem tiver a oportunidade de conhecer.

Retornamos ao Brasil para descansar , pois o último dia seria cheio.( Parabéns aos argentinos, que todas as vezes que passamos pela fronteira administrada por eles, sempre nos questionava algo. E ponto de interrogação para o Brasil, que em nenhum momento fiscalizaram nada. Iniciamos nosso último dia com o majestoso café da manhã servido pela pousada. (gostaria de agradecer aqui o excelente atendimento prestado pelas proprietárias Silvana, Maria Angela e sua equipe), e fomos visitar a magnífica obra de engenharia que é a usina de Itaipu. Considerada a maior usina hidrelétrica do mundo em potencia instalada, o empreendimento realmente impressionava.Para nossa tristeza, os vertedouros da usina haviam fechados faziam apenas 30 minutos ,mas mesmo assim, contemplar aquela monstruosidade, com seus 120 metros de altura visíveis(na verdade a barragem tem 190 metros de altura, 70 metros fica abaixo do leito do rio) é realmente fascinante.

Destaque para o lago gigantesco, que fica 110 metros acima do leito do rio. De um lado,uma imensidão de água e do outro um imenso vale, separado pelo monumental muro de concreto feito pelo homem. Retornamos, passamos no museu administrado também pela usina e voltamos para a cidade para almoçar e retornar a pousada para pegar as coisas e iniciar a viagem de regresso. Partimos de Foz definitivamente as 14:00 horas, e chegamos às 22:00, em Londrina, onde pernoitamos. Iniciamos novamente a viagem às 08:00 e chegamos em Limeira às 15:30 do dia 10/07/2013. Total percorrido, entre ida, volta e passeios realizados por lá: 2226 KM.

Podemos dizer que compensou muito fazer esta viagem, cada km rodado, e cada local visitado, vale muito a pena conhecer!!! 

Faça como o “motonauta” Edson Sequinato e participe você também do Moto Repórter, canal de jornalismo participativo do MOTO.com.br. Envie sua notícia!


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br