Vamos tomar um café de respeito no fim de semana?
Uma dica para mudar a rota e conhecer um lugar bem legal, com uma comida mais legal ainda!
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
Quem aí está a fim de tomar um café muito especial no final de semana?
Aqui vai uma dica de um lugar super agradável, que dá para ir e voltar no mesmo dia!
Sabe aquelas mesas de café repletas de bolos, pães, doces, geléias, queijo que nos fazem ir de encontro com o pecado? Pois bem, essa vai ser a dica dessa sexta feira!
Além da comida deliciosa e um ambiente super agradável, as pessoas são outro atrativo a parte! A simplicidade, atenção, cuidado e carinho com que atendem quem chega, é mais um motivo para ir conhecer esse lugar!
Vamos marcar com os amigos, separar os equipamentos, deixar a moto abastecida (ou carro, porque não?), marcar o ponto de encontro e no sábado ou domingo (pode ser os dois também), alinhar a "proa da moto" para o interior paulista, na “bordinha” com Minas Gerais! São aproximados 200km de ótimas estradas, não precisa madrugar, sem pressa e viaja com tranquilidade!
A cidade foi fundada em 1849 e erguida por colonos italianos, teve o café como o grande responsável pelo seu desenvolvimento que, depois ficou em baixa. Agora, nesses novos tempos de desenvolvimento do turismo nacional, a cidade está de volta com força, acompanhada de vinhos, azeite, cultura e aventura.
O legal é que não precisa nem madrugar, saindo as oito ou nove da manhã de Sampa, já está bom, já chega pronto para apreciar as delícias do local, e viaja sem correria…
Estou falando de Espírito Santo do Pinhal (SP), ou, apenas Pinhal (como é conhecida na região). Ao chegar na entrada da cidade, nem entre! Já vá preparado psicologicamente para começar com a gastronomia local e passe reto a entrada da cidade, seu destino será o Empório Rural Paganini&Palermo que está a meros 7km do viaduto. É fácil chegar quer ver: Após não entrar para a cidade, passara em cima de um viaduto e rodará aproximados 3km antes de entrar a direita, na saída 203, que indica Santa Luzia. Irá passar por baixo da rodovia e seguirá a esquerda. pronto! Mais 3,4km de estrada simples e asfaltada, cercada de café, estará chagando ao Empório e ao Santuário Santa Luzia que vale a visita também. Dica: vá depois da comilança e a pé, é um “tirico”.
Quer o link para o Google Maps? Clique aqui!
O Empório Rural serve um café colonial até as 17hs, e o almoço até as 14:30 mas já vá direto, depois você pode dar um passeio para conhecer os atrativos de dentro da cidade, que tem a arquitetura como destaque. O Adriano e a Lurdinha (proprietários) plantam, colhem, secam e moem o próprio cafe, que é servido e vendido lá mesmo, diferenciado! Sem contar a atenção e simpatia do casal, que já vale a visita. Enfim, reserve umas duas horas ali incluindo uma chegada no Santuário, relaxe e experimente as delicias oferecidas na bela mesa montada. Se estiver tranquilo no local, bata um papo com o casal…a hora passa “que nem vê".
Após desfrutar desse tempo, é hora de seguir para cidade, e dar um passeio pelas ruas da cidade para ver as construções históricas e suas igrejas, realmente são lindos! Existem vários casarões antigos da época áurea do café em ótimo estado, algumas igrejas muito interessante, inclusive a menor igreja gótica do mundo, que realmente é linda.
Saia do Empório, deixe a mochila (e o pacote de café recém comprado) na Pousada, coloque uma roupa mais leve e de uma passeio pela cidade para conhecer esses locais, sem pressa…
A Vinícola Guaspari está praticamente dentro da cidade e é muito bem cotada na região, só pense a respeito de como ir, o que fazer lá e como voltar….pode ser que aconteça uma degustação e tenha que voltar de moto….enfim, não de bobeira, os horários de visitação são até as 14:30 aos sábados e domingos, mediante reserva, talvez tenha que montar um cronograma diferente…
Para mais informações acesse o site: https://loja.vinicolaguaspari.com.br/enotour/index/visitas/
A Pousada Serra Nascente do Sol é bem legal e está localizada na cidade, mas não é central, ou seja, sossegada! O atendimento é ótimo e a pousada muito legal!
https://www.turismo.pinhal.sp.gov.br/hospedagem/17/pousada-serra-nascente-do-sol/
Bom, é isso aí, espero que aproveitem e não deixem a moto parada na garagem no final de semana e, se possível, conte-nos sua experiência nesse roteiro!
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário