Tiradentes Bike Fest 2019 tem sido o melhor destino para viajantes

Pessoas de diversas cidades do Brasil, pilotando vários tipos de motos, se reuniram para aproveitar esse evento que está na sua vigésima sétima edição.

Por Marcel Ahless

Foto: kadu Pinheiro
Este texto é escrito pelo MOTO-repórter Gui Foster, do @duasrodaspelomundo, parceiro do MOTO.com.br. Frequentemente ele viaja com grupos de amigos, mapeando e sugerindo roteiros pelo Brasil e pelos Estados Unidos, juntamente com Kadu Pinheiro, fotógrafo e responsável por registrar cada detalhe e paisagens incríveis.

Durante os dias 26 a 30 de junho, motociclistas tomaram completamente as ruas da histórica cidade de Tiradentes, em Minas Gerais.

Para quem nunca foi a Tiradentes, a cidade conta com diversas atrações como: igrejas históricas, diversos bares e restaurantes, lojas de artesanato, diversas opções de hospedagem e muito mais.

Porém, nesse fim de semana focado em motociclismo existia também um pavilhão com muitas opções voltadas para o ramo, vale ressaltar que a entrada é gratuita.

Foto: Kadu Pinheiro

O pavilhão também contava com uma série de stands, com uma variedade enorme de produtos para os consumidores e apreciadores de motociclismo.

Como não poderia faltar, um bar com cerveja gelada e um palco para a apresentação de diversas bandas com ótima seleção musical.

Fora do pavilhão, algumas montadoras ofereciam atrações. No caso da Triumph era possível até fazer test ride, incluindo os mais novos lançamentos! Fora o pavilhão a praça principal da cidade é local onde a maioria dos motociclistas se encontram. Rodeada por bares e restaurantes, não faltam boas opções de comida e bebida.

Foto: Kadu Pinheiro

A atmosfera não poderia ser melhor e uma boa oportunidade de conhecer pessoas com outras experiências. Conversei com diversos estilos de motociclistas, compartilhei minhas experiências de customização de moto, roteiros que planejei e muita conversa boa! Mas também aprendi muito e sai de lá com muitos passeios que quero fazer em breve.

Havia uma exposição das principais montadoras de motos para apreciarmos os lançamentos e os modelos já em linha.

Foto: Kadu Pinheiro

Algumas pessoas de regiões próximas preferem somente passar o dia, sendo que o maior movimento acontece sábado. Porém, se você prefere dormir na cidade e aproveitar mais o evento, como eu fiz, minha recomendação é se hospedar relativamente próxima ao centro.

Desta maneira poderá estacionar sua moto na chegada e só retirar na saída, locomovendo-se a pé pela cidade. Pilotar sua máquina e estacioná-la pode ser um inconveniente, pois fora as ruas feitas de paralelepípedos antigos, que dificultam um pouco a mobilidade, a cidade fica completamente lotada de motos..

Foto: Kadu Pinheiro

Mas você deve estar se perguntando, então é um evento de moto que eu não piloto minha máquina? As estradas que levam a Tiradentes estão em boas condições e são bem divertidas.

No meu caso parti de São Paulo. Existe a opção de ir pela rodovia Fernão Dias e depois pegar estradas menores, ou também ir pela Carvalho Pinto/Dutra e depois apreciar o trajeto que corta a Serra da Mantiqueira. Na ida escolhemos a primeira opção é na volta a segunda, que na minha opinião é a melhor maneira. As estradas da serra da Mantiqueira podem ser cansativas devido à grandes quantidades curvas. Portanto é melhor fazer este trecho no começo do percurso quando estiver descansado e deixar as estradas maiores para o final.

Foto: Kadu Pinheiro

Este trajeto também é um pouco mais demorado, portanto, como queríamos chegar o mais cedo possível, a Fernão Dias foi a escolha na ida. Porém o plano de chegar cedo em Tiradentes logo se desfez, pois após a primeira parada para abastecimento, a bateria da minha moto acabou quando me aproximava a um pedágio. Portanto tivemos que parar no acostamento interrompendo a jornada. Fui atendido pelo guincho da concessionária e levado para o posto mais próximo.

Foto: Kadu Pinheiro

Encontrei uma bateria em Três Corações, que fica a 40km à frente de onde estava. Segui de guincho até a cidade, esperei algumas horas até a bateria nova carregar para seguir viagem, chegando em Tiradentes somente por volta das 19:00. Porém esse pequeno contratempo não afetou em nada toda a diversão que foi o evento!

Foto: Kadu Pinheiro

Está foi minha primeira vez comparecendo ao evento e posso dizer com toda certeza que farei o maior esforço para voltar com uma grande frequência. Se possível já no ano que vem! Portando se você ainda não foi recomendo muito que vá e se já foi, que continue prestigiando este clássico encontro motociclístico!


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br