São Paulo-Sorocaba: Bate e volta de Indian Chieftain

Grande bagger da centenária fabricante norte-americana impressiona na estrada

Por Alexandre Ciszewski

Podemos resumir a Indian Chieftain como sendo uma Clássica Bagger com muito estilo, força e potência! Não tivemos tempo para fazer um trajeto maior, então optei por sair de São Paulo e tomar a cidade de Sorocaba como destino, pegando o caminho de Itu até a cidade de Campinas, e retornar a São Paulo, o famoso bate e volta.

Apesar dos mais de 300 kg, não senti nada do peso da moto. Com controle eletrônico, consegui deixar a bolha na altura certa e perceber a aerodinâmica durante todo o trajeto com a grande motocicleta custom da Indian Motorcycle.

Banco bem confortável, boa posição de pilotagem, troca de marcha suave, e um belo motor 1.811 cc que acelera forte e possibilita o modo cruise control (controle de cruzeiro, também chamado de "piloto automático"). Na saída da cidade de São Paulo, aquele transito habitual, e o teste foi rodar no corredor! Com maleiros (travamento por controle remoto) que fazem o design da moto ganhar toques de modernidade, e um grafismo cheio de detalhes. O desempenho entre os carros até pegar estrada livre, foi muito bom, para o tamanho da Indian Chieftain.



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O modelo compartilha chassi e a força do motor Thunder Stroke 111 V-Twin dos modelos Indian Chief Classic, Chief Vintage e Roadmaster, que entrega uma resposta forte para o passeio, mas com tocada suave, muito torque distribuído de forma linear (16,48 kgf·m a apenas 3.000 rpm.

A grande novidade da centenária fabricante americana para as novas versões das motos touring é o sistema de infotainment Ride Command, controlado por um monitor central multimídia de 7 polegadas - colorido e personalizável, que se destaca pela pelo tamanho e nitidez da tela, além de oferecer inúmeras soluções para pilotagem e entretenimento.

As informações do Ride Command podem ser acessadas por meio de toque na tela, do tipo touchscreen, que pode ser usado até mesmo com luvas, inclusive utilizando dois dedos simultaneamente, facilitando funções como expansão da tela. Também há controles no punho esquerdo, para agilizar funções como sintonia do rádio ou navegação pelo GPS. Para quem gosta de viajar curtindo uma música alta, o Ride Command possui 50 watts por canal, gerando um total de 100 watts na Indian Chieftain.

O sistema Ride Command ainda pode ser personalizado com seis diferentes telas permitindo selecionar até três tipos de informações. Por meio do display é possível visualizar dados do computador de bordo – que vão desde a vida útil do óleo e pressão dos pneus, até a autonomia total e o consumo instantâneo de combustível – até rotas escolhidas e pontos de interesse no GPS.

O conforto geral da motocicleta é excelente, deixando a pilotagem bem descontraída, elevando a qualidade do passeio, tornando-o luxuoso e controlado. Para pilotar durante a noite, a Chieftain oferece uma mistura de luz que ilumina muito bem a estrada. Pilotar esta grande bagger nos passa uma sensação de direção neutra e uma estabilidade excepcional, até mesmo em uma curva em U apertada. Uma das marcas mais tradicionais dos Estados Unidos colocando o que tem de melhor da linha clássica no mercado nacional.

Ficha Técnica Indian Chieftain

MOTOR & TRANSMISSÃO
Cilindradas: 1811 cc
Transmissão Primária: Caixa de câmbio com embreagem banhada em óleo
Relação Final: l2.2 : 1
Sistema de Combustível: Injeção de combustível Closed Loop / diâmetro 54 mm
Escapamento: Escapamento duplo de fluxo cruzado
Embreagem: Multi-disco banhada a óleo
Taxa de compressão: 9.5:1
Diâmetro x Curso: 101 mm x 113 mm
Tipo do motor: Thunder Stroke® 111
SUSPENSÃO
Suspensão Traseira: Mono amortecedor / 114 mm / Ajuste Pneumático
Suspensão Dianteira: Telescópica com Ø46mm / Garfo com dupla mola de 119mm
Diâmetro dos Tubos do Garfo Dianteiro: 46 mm
PERFORMANCE
Torque Máximo: 16,48 kgf·m
Pico de Torque: 3.000 rpm
FREIOS
Freio Traseiro: Disco simples flutuante / Pinça de 2 pistões / 300mm com ABS
Freio dianteiro: Duplo disco flutuante / pinça dupla de 4 Pistões / 300mm com ABS
PNEUS/RODAS
Roda Traseira: Roda Traseira de Alumínio de 16" x 5"
Pneu Traseiro: Metzeler 180/60 x 16
Roda dianteira: Roda dianteira de alumínio de 16" x 3,5"
Pneu dianteiro: Metzeler 130/90 x 16
RELAÇÃO DE TRANSMISSÃO
Relação de Câmbio 1ª: 9.403 : 1
Relação de Câmbio 2ª: 6.411 : 1
Relação de Câmbio 3ª: 4.763 : 1
Relação de Câmbio 4ª: 3.796 : 1
Relação de Câmbio 5ª: 3.243 : 1
Relação de Câmbio 6ª: 2.789 : 1
DIMENSÕES
Entre-eixos: 1668 mm
Altura do Assento: 660 mm
Cáster: 25°
Largura: 1000 mm
Altura: 1388 mm
Altura Livre do Solo: 142 mm
Capacidade do Tanque (Litros): 20,8 L
Comprimento: 2571 mm
Trail: 150.0 mm
Peso a seco: 376 kg / 391 kg
Peso Total Admissível (Tara): 630 kg

DEMAIS EQUIPAMENTOS
Painel de Instrumentos: Velocímetro, conta giros, nível de combustível, odômetro, consumo instantâneo e médio; autonômia; relógio; temperatura ambiente; indicador de marcha; indicador de pressão de pneus; horímetro; vida útil do óleo do motor; média de velocidade; voltagem de bateria; display com informações do rádio; indicador de erros; indicador de temperatura das manoplas (quando instalado); luzes indicadoras no painel: cruise control ativado, ajuste de cruise control, farol alto, setas, ABS, verificação de motor, pressão baixa de pneus, bateria, nível de reserva de combustível, sistema de segurança, nível baixo de pressão de óleo e unidades em mph ou km/h
Color / Graphics: Silver Smoke
Equipamentos de Série: ABS; chassis em alumínio com caixa de ar integrada; cuise control; luzes dianteiras suplementares; partida sem chave; para-brisas elétrico; assentos em couro premium; alforjes rígidos com abertura e trava por controle remoto; monitoramento da pressão de pneus; sistema de som de 100 watts stereo com AM/FM; bluetooth e entrada compatível com smartphone
Ride Command: 7" Touchscreen, incluindo relógio , temperatura do ar,exibição de informações de áudio, indicador de código de problema na motocicleta, status do veículo (pressão dos pneus, voltagem, horas do motor, indicador de troca de óleo) ; Dual Trip Meters (intervalo de combustível, quilomêtros, economia de combustível média, tempo de economia de combustível, velocidade média), dados do trajeto percorrido (posição, tempo do trajeto, tempo de descanso, altitude, alteração na altitude), conectividade Bluetooth para telefone e fone de ouvido, Sistema em Português(PT/BR)

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Texto e fotos: Marcio Viana


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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