Todos os anúncios Catálogo Digital Revista Digital Chat

Destino Osorno (Chile) - Região dos lagos

22 de May de 2012

Marcio Viana

Sonho de todo motociclista é conhecer as estradas do Chile, caminho que esta se tornando comum entre muitos. Mas para poder fazer esta trip, temos que ter muito tempo e uma verba para planejar uma viagem sem surpresas.

Quatro meses atrás, alguns amigos começaram a agitar uma viagem na região dos lagos chilenos, mas com uma proposta diferente e que não precisava de tanto tempo. A saída de são Paulo com destino a Osorno - 1.000 km de Santiago – de onde seria o ponto de partida. Data agendada, 30 de marco e retorno 8 de abril, devido ao feriado do dia 6, perderíamos apenas 4 dias uteis, tempo suficiente para conhecer vários lugares sem a obrigação de acelerar todos os dias mais de 800 km.

No inicio eram 8 interessados, mas acabamos fechando o grupo de quatro pessoas formado por mim, Marcio Viana, Paulo, Salvador e Eduardo, e como o tempo voa, a data chegou acelerado...pegamos um voo direto para Santiago, e em apenas 3,5 horas estávamos pousando no Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez – onde sai o avião em direção a Osorno (região sul) + 1,2 de voo.  Ao chegar na cidade de Osorno a responsável pela empresa de aluguel de moto estava nos aguardando, e nos levou para a loja ao encontro com as maquinas – 4 BMW 650cc com todos os maleiros, 3 bicilíndricas e 1 mono. Aqui vale um comentário: Quem estava com as motos bicilíndricas teve uma viagem mais prazerosa. Já que andou de mono teve uma jornada um pouco mais cansativa.

1 dia – maleiros prontos, motos ajeitadas vamos começar a trip  - destino a Puerto Montt com parada no Vulcão de Osorno, partimos ao amanhecer, 8h00, horário que começa a clarear nesta região.  Pegamos a Rota 5 e fomos em direção ao extremo sul do pais, conhecer como o chilenos esta tratando as estradas.A Rota 5 tem alguns pedágios, mas não tem o que falar do asfalto, são muito boas.  Subimos acima das nuvens e chegamos ao Vulcão, e ficamos um bom tempo apreciando toda a vista que aquela altura proporciona.

2 dia – depois de estudar o mapa e definir a saída de Puerto Montt, seguimos em direção a Isla Chiloe.  Atravessamos de balsa e chegamos à primeira praia da ilha Ancud, para as belas fotos e seguimos ate Castro, 100 km adentro, bem no meio da Ilha. Vale apena conhecer, as estradas e região são ótimas para andar de moto. Depois de comer bons peixes na cidade, teríamos que voltar todo o trajeto e acelerar ate o ponto mais próximo a fronteira da Argentina em sentido a S.C de Bariloche. Horário da fronteira e ate as 20h00. Subimos ate Osorno e pegamos a rota 215 estrada com varias fazendas, e chegamos a Puyehue no começo da noite e não encontramos vaga nos hotéis da região e nos indicaram as cabanas – pousadas. Ótima dica para descarregar toda bagagem de 4 motociclistas, e acomodar bem com paredes climatizadas.

3 dia – acordamos para o café da manha e nos deparamos com uma bela vista para o lago, e já ficamos mais adrenados para acelerar em Puyehue e seu famosos lagos. Conversando com um casal de brasileiros que estavam hospedados na cabana visinha, eles nos falaram que demoraram quase o dia inteira para andar 350 km. pensei, “dever ter muitas curvas no caminho”...mas é porque você percorre este trajeto e não consegue ficar sem parar para fotografar as passagens cinematográficas.  Não demoramos do dia inteiro, as perdi a conta à quantidade de vezes que paramos, e valeu cada click. Depois de passar a fronteira com toda documentação agilizada pela locadora, seguimos em direção a  Villa La Angostura que o caminho e bom e mais curto do indicado pelo GPS. Chegamos a Bariloche e fomos à dica anterior para procurar as cabanas e encontramos outra pe na areia.

4 dia – ficamos na cidade de Bariloche para fazer o circuito Chico ao redor do Rio Negro, e visitar a região de Llao Llao/Panuelo/a estação de esqui Cerro Castelo, que nesta época sem neve, estava com vários ciclistas fazendo down Hill e caminhadas na montanha. Com um teleférico chegamos à parte mais alta da cidade. As fotos são belas, mas não transmite tudo o que vimos. À noite a cidade não tem muita coisa para fazer alem de uma rota gastronômica com boas carnes.

5 dia – destino a Pucon/Chile – Saímos de San Carlos de Bariloche pela Rota 40 em direção a Junin de Los Andes, no caminho passamos onde tínhamos que passar uma parte da cordilheira dos Andes e retornar ao Chile por outra aduana. Saímos com temperatura de 13 graus, e na divisa dos países a temperatura caiu para 2c, para completar, começou a chover e o próximo trecho era de ripio (cascalho). Esta ‘e a hora de testar o equipamento, e o meu era da Alpinestar que resistiu a todas as variações sem atrapalhar em nada a pilotagem.  ‘Equipamento bom e um grande diferencial nestas viagens.

6 dia – conhecer o Vulcão de Vila Rica, próximo a Pucon e suas termas, localizado no parque nacional Vila rica.  Belo lagos e lindas paisagens na região, que a partir desta época começa a cair à temperatura ate a chegada da neve, quando aparecem os esquiadores do mundo inteiro. Região com uma arquitetura europeia, hotéis com piscinas aquecidas com água corrente, e oferece uma boa gastronomia.  As cabanas são equipadas com aquecimento central e todas tem uma boa lareira.

7 dia – Valdivia – uma viagem curta de 210 km para sair da montanha e chegar perto do oceano pacifico. Tem uma população de 140.559 habitantes e uma superfície de 1.016 km². A cidade está localizada entre os rios Calle-Calle e Cau-Cau. Uma das atracoes da regiao fica no porto em frente ao mercado municipal, aonde tem um grande comercio de produtos originarios do pacifico, como peixes, marisco gigante, carangueijos, etc,  e a presenca dos leoes marinho. Uma curiosidade, Valdivia foi uma das cidades mais afetadas pelo Grande Terremoto do Chile, o maior terremoto já registrado em todos os tempos, registrando 9.5 pontos na escala Richter, o que o tornou o mais forte da história da humanidade.Estima-se que a cidade tenha afundado cerca de 3 metros após o fenômeno.  No dia seguinte retornamos para Osorno, conhecemos melhor a cidade e entregamos as BMWs na locadora. Passou uma semana que ficara na memoria , e a dica para uma bela trip.