Big Trail na terra, se gosta, esse é um rolê bem legal!
Distante 180 km da capital paulista, um destino de aventura com belas paisagens!
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
Final de semana é sempre uma oportunidade de dar um passeio de moto e opções de destino não faltam, nesse ponto o nosso país é riquíssimo! Apesar de mal aproveitado e administrado.
Estava com uma BMW R 1250 GS Adventure com o pacote Option 719 e, sendo uma GS, não escolheria jamais um roteiro todo asfaltado, essa moto pede e permite que você se aventure, portanto, escolhi um destino que conheço mas, sempre está diferente, toda vez que vou para o Morro do Cruzeiro está com novas surpresas pelo caminho, o que não é nenhum problema para a GS, principalmente sendo a Adventure! E um ponto legal desse pacote Option 719 são as pedaleiras e pedais de câmbio e freio, tem uma pegada mais off road.
Dessa vez, o interior paulista na fronteira com Minas Gerais será o destino e, a proposta é, passar por cidades no caminho que, no mínimo, podem gerar belas e interessantes imagens, sem contar no aspecto turístico e cultural. Mas, com essa moto, tem que ter aventura!
Pois bem, vamos para a estrada! Deixei como ponto de partida Jundiaí, mas não a cidade, apenas para ter acesso a rodovia SP-360 que nos levará para Itatiba. Aliás, se quiser deixar para tomar o café da manhã por aí, o Frutas Rondon II é uma boa pedida e está um pouco antes do pedágio da SP-360, que por sinal, a moto também precisa pagar. Já aproveita a parada e deixa organizado o dinheiro para isso.
Siga na rodovia para Itatiba, chegando após passar um trecho bem estruturado, na rotatória siga a direita para Rod. D. Pedro I e depois de passar por baixo dela, faça o retorno para pegá-la sentido interior até a saída 106A, poucos quilômetros a frente, e seguir para a conhecida Morungaba. Um trecho de estrada bem agradável e com belas paisagens, além de belos cenários como o "túnel de bambus" característico da estrada, vai te levar a cortar a cidade e seguir em frente, no sentido de Amparo.
Esse é um trecho bem legal da estrada, com paisagens e, normalmente, mais tranquilo. Mas fique atento, pois essa região é muito procurada pelos proprietários de motos esportivas, que, vez ou outra, passam em alta velocidade como se surgissem do nada e causam sustos, pois não dá tempo de ver a aproximação.
No topo da serra antes de chegar em Amparo, se olhar a esquerda lá embaixo do morro, verá uns casarões antigos de fazenda muito bem cuidado, é a Fazenda dos Imigrantes. A vontade é de ir conhecer mas, é propriedade particular, fechada para visitantes infelizmente. Agora é descer a serra e chegar em Amparo.
Em Amparo não deixe de passar pelo centro da cidade pelo menos para ver a beleza que é o prédio do Hospital Beneficência Portuguesa, no centro da cidade e, em seguida, poucos metros à frente a Praça da Estação Pádua Sales. "É caminho". O próximo ponto é na saída para Itapira, subir para o Morro do Cristo Redentor de Amparo, pertinho da rodovia, é uma passagem rápida que oferece uma bela vista da região, é só uma dica! Se não subir, siga direto para Itapira.
Pista simples, com mais curvas e visuais principalmente no início, serão quase 40 km de passeio, sem pressa, com bastante verde no entorno da estrada e pouco movimento até Itapira que não há necessidade de entrar, é só seguir no sentido de Jacutinga-MG por mais 11 quilômetros. Você estará em Barão Ataliba Nogueira, um distrito da cidade de Itapira que surgiu com a construção da Estação Ferroviária Barão Ataliba Nogueira em 1891, pela Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, que na época tinha como presidente… Ataliba Nogueira, que era advogado e cafeicultor.
Importante: passe pela rotatória que indica a entrada do distrito e siga aproximados 700 metros e entre a direita, início da estrada de terra.
A partir daí, é passeio mesmo, devagar e curtindo os muitos visuais. Em termos de dificuldade é tranquilo, estrada de terra com cascalho e subidas e descidas, não tem erro, é só seguir a principal por quase 7 quilômetros, onde terá uma saída à direita descendo, com um ponto de ônibus à esquerda. Desça devagar e siga mais 1 quilômetro, chegará à uma fazenda muito bem cuidada e com um visual lindo! Lago, palmeiras, roda-d'água, até bica para beber água tem! Você estará na Fazenda Nossa Senhora da Piedade, linda!
Daí em diante a estrada fica um pouco mais exigente em termos de cascalho mas, se está acostumado a andar na terra, não creio que terá problemas porém, fique atento, se achar que está complicando, pare e volte.
Mais 1500 metros à frente da bica d’água a estrada bifurca, siga pela direita. Ainda é uma estrada que passa carros, mas é mais estreita e começam a surgir mais pedras. Passando o mata-burro será 1,5 km de subida com cascalho, nada impossível mas, pode ser "emocionante". Outro mata-burro e pronto, só seguir subindo com cuidado pois, as pedras estão lá e, alguns trechos apenas, foram concretados, o resto é terra e pedras soltas até o topo do morro, onde anos atrás era uma rampa de asa delta. Para quem curte uma aventura e tem habilidade, chegar ao topo é incrível! Uma vista linda de 360 graus com longo alcance, é o prêmio.
Fotos, vídeos e, se levou um lanche e algo para beber, é um lugar "chic" para fazer um lanche sem pressa, sentindo o vento e apreciando a paisagem.
Na hora de voltar, é só fazer o caminho contrário até o asfalto e, se quiser almoçar por ali, tem a opção de uma churrascaria a pouco mais de um quilômetro à frente, no sentido de Jacutinga ou, no centro de Barão, comer um PF.
Se tiver que voltar para casa, não tem segredo também, pode-se voltar pelo mesmo caminho ou, seguir por via mais expressa. Em Itapira, siga para Mogi Mirim já em pista dupla, em seguida Campinas e Jundiaí. É mais longe porém, mais rápido. Mas, se quiser dormir em algum lugar e voltar no dia seguinte, está próximo ao Hotel Fazenda Juca Mulato, 6 km à frente por asfalto, também sentido Jacutinga, ou até mesmo Jacutinga, que sempre é uma ótima opção.
OBS: Quando falamos em rodar em estradas de terra não podemos esquecer que elas mudam com o tempo e também, devido ao tempo. Ou seja, chuvas, muito ou pouco movimento, falta de chuva, manutenção, enfim, elas podem mudar de condições, por isso, cautela e se informe com locais.
Divirta-se!
Qualquer dúvida é só perguntar!
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