Big Trail na terra, se gosta, esse é um rolê bem legal!

Distante 180 km da capital paulista, um destino de aventura com belas paisagens!

Por Trinity Ronzella

Final de semana é sempre uma oportunidade de dar um passeio de moto  e opções de destino não faltam, nesse ponto o nosso país é riquíssimo! Apesar de mal aproveitado e administrado.

Estava com uma BMW R 1250 GS Adventure com o pacote Option 719 e, sendo uma GS, não escolheria jamais um roteiro todo asfaltado, essa moto pede e permite que você se aventure, portanto, escolhi um destino que conheço mas, sempre está diferente, toda vez que vou para o Morro do Cruzeiro está com novas surpresas pelo caminho, o que não é nenhum problema para a GS, principalmente sendo a Adventure! E um ponto legal desse pacote Option 719 são as pedaleiras e pedais de câmbio e freio, tem uma pegada mais off road.

Foto: Trinity Ronzella - Kit Option 719

 

Dessa vez, o interior paulista na fronteira com Minas Gerais será o destino e, a proposta é, passar por cidades no caminho que, no mínimo, podem gerar belas e interessantes imagens, sem contar no aspecto turístico e cultural. Mas, com essa moto, tem que ter aventura!

Pois bem, vamos para a estrada! Deixei como ponto de partida Jundiaí, mas não a cidade, apenas para ter acesso a rodovia SP-360 que nos levará para Itatiba. Aliás, se quiser deixar para tomar o café da manhã por aí,  o Frutas Rondon II é uma boa pedida e está um pouco antes do pedágio da SP-360, que por sinal, a moto também precisa pagar. Já aproveita a parada e deixa organizado o dinheiro para isso.

Foto: Trinity Ronzella - Frutas Rondon II - Opção de tomar uma café da manhã

 

Siga na rodovia para Itatiba, chegando  após passar um trecho bem estruturado, na rotatória siga a direita para Rod. D. Pedro I e depois de passar por baixo dela, faça o retorno para pegá-la sentido interior até a saída 106A, poucos quilômetros a frente, e seguir para a conhecida Morungaba. Um trecho de estrada bem agradável e com belas paisagens, além de belos cenários como o "túnel de bambus" característico da estrada,  vai te levar a cortar a cidade e seguir em frente, no sentido de Amparo.

Foto: Trinity Ronzella - Morumgaba-Amparo

 

Esse é um trecho bem legal da estrada, com paisagens e, normalmente, mais tranquilo. Mas fique atento, pois essa região é muito procurada pelos proprietários de motos esportivas, que, vez ou outra, passam em alta velocidade como se surgissem do nada e causam sustos, pois não dá tempo de ver a aproximação.

No topo da serra antes de chegar em Amparo, se olhar a esquerda lá embaixo do morro,  verá uns casarões antigos de fazenda muito bem cuidado, é a Fazenda dos Imigrantes. A vontade é de ir conhecer mas, é propriedade particular, fechada para visitantes infelizmente. Agora é descer a serra e chegar em Amparo.

Foto: Trinity Ronzella -  Hospital Beneficência Portuguesa

 

Em Amparo não deixe de passar pelo centro da cidade pelo menos para ver a beleza que é o prédio do Hospital Beneficência Portuguesa, no centro da cidade e, em seguida, poucos metros à frente a Praça da Estação Pádua Sales. "É caminho". O próximo ponto é na saída para Itapira,  subir para o Morro do Cristo Redentor de Amparo, pertinho da rodovia, é uma passagem rápida que oferece uma bela vista da região, é só uma dica! Se não subir, siga direto para Itapira.

Foto: Trinity Ronzella - Praça da Estação Pádua Sales

Foto: Trinity Ronzella - Morro do Cristo Redentor

 

Pista simples, com mais curvas e visuais principalmente no início, serão quase 40 km de passeio, sem pressa, com bastante verde no entorno da estrada e pouco movimento até Itapira que não há necessidade de entrar, é só seguir no sentido de Jacutinga-MG por mais 11 quilômetros. Você estará em Barão Ataliba Nogueira, um distrito da cidade de Itapira que surgiu com a construção da Estação Ferroviária Barão Ataliba Nogueira em 1891, pela Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, que na época tinha como presidente… Ataliba Nogueira, que era advogado e cafeicultor.

Importante: passe pela  rotatória que indica a entrada do distrito e siga aproximados 700 metros  e entre a direita, início da estrada de terra. 

Foto: Trinity Ronzella - Entrada a direita para quem vem lá de cima

 

A partir daí, é passeio mesmo, devagar e curtindo os muitos visuais. Em termos de dificuldade é tranquilo, estrada de terra com cascalho e subidas e descidas, não tem erro, é só seguir a principal por quase 7 quilômetros, onde terá uma saída à direita descendo, com um ponto de ônibus à esquerda. Desça devagar e siga mais 1 quilômetro, chegará  à  uma fazenda muito bem cuidada e com um visual lindo! Lago, palmeiras, roda-d'água, até bica para beber água tem! Você estará na Fazenda Nossa Senhora da Piedade, linda!

Foto: Trinity Ronzella - Fazenda Nossa Senhora da Piedade

 

Daí em diante a estrada fica um pouco mais exigente em termos de cascalho mas, se está acostumado a andar na terra, não creio que terá problemas porém, fique atento, se achar que está complicando, pare e volte.

Mais 1500 metros à frente da bica d’água a estrada bifurca, siga pela direita. Ainda é uma estrada que passa carros, mas é mais estreita e começam a surgir mais pedras. Passando o mata-burro  será 1,5 km de subida com cascalho, nada impossível mas, pode ser "emocionante". Outro mata-burro e pronto, só seguir subindo com cuidado pois, as pedras estão lá e, alguns trechos apenas, foram concretados, o resto é terra e pedras soltas até o topo do morro, onde anos atrás era uma rampa de asa delta. Para quem curte uma aventura e tem habilidade, chegar ao topo  é incrível! Uma vista linda de 360 graus com longo alcance, é o prêmio.

 

Foto: Trinity Ronzella - Vista do Morro do Cruzeiro

 

Fotos, vídeos e, se levou um lanche e algo para beber, é um lugar "chic" para fazer um lanche sem pressa, sentindo o vento e apreciando a paisagem. 

Na hora de voltar, é só fazer o caminho contrário até o asfalto e, se quiser almoçar por ali, tem a opção de uma churrascaria a pouco mais de um quilômetro à frente, no sentido de Jacutinga ou, no centro de Barão, comer um PF.

Foto: Trinity Ronzella - Vista do Morro do Cruzeiro

 

Se tiver que voltar para casa, não tem segredo também, pode-se voltar pelo mesmo caminho ou, seguir por via mais expressa. Em Itapira, siga para Mogi Mirim já em pista dupla, em seguida Campinas e Jundiaí. É mais longe porém, mais rápido. Mas, se quiser dormir em algum lugar e voltar no dia seguinte, está próximo ao Hotel Fazenda Juca Mulato,  6 km à frente por asfalto, também sentido Jacutinga, ou até mesmo Jacutinga, que sempre é uma ótima opção. 

OBS: Quando falamos em rodar em estradas de terra não podemos esquecer que elas mudam com o tempo e também, devido ao tempo. Ou seja, chuvas, muito ou pouco movimento, falta de chuva, manutenção, enfim, elas podem mudar de condições, por isso, cautela e se informe com locais. 

 

Divirta-se!

 

Qualquer dúvida é só perguntar!

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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