Amigos percorrem quatro países em suas motos
Companheiros de estrada do Laguna Moto Clube percorrem mais de 8 mil quilômetros em 20 dias de viagem
Por Usuário Motoreporter
Por Usuário Motoreporter
Carlos Utiama
(*) Faça como o “motonauta” Carlos Utiama e conte você também sua experência aqui no Moto Repórter, canal de jornalismo participativo do MOTO.com.br. Envie sua notícia!
Vinte dias de viagem, mais de 8 mil quilômetros percorridos a bordo de motocicletas. Quatro amigos, integrantes do Moto Laguna, viajaram de motocicleta do Acre até Laguna. Passaram pelo caminho dos Andes, Peru, Argentina, Chile, até chegar ao Uruguai. Além da emoção da viagem, trouxeram para o Brasil lembranças inesquecíveis. Flávio Conrad, Evaldo Boing (o Neco), Fernando Dandolini e o presidente do Moto Laguna, Paulo Roberto Lopes Magalhães (o Paulinho), foram de avião até o Acre, onde pegaram as motocicletas, levadas de caminhão.
O Peru é rico em história e o Chile, em belezas naturais. Cada país tem seus encantos, conta Paulinho. Como estavam de moto, foram obrigados a carregar pouca bagagem. Cada veículo acomodava duas mochilas. Estava sujo e a gente se virava do avesso, brincou Paulo. Podíamos contar com a infraestrutura dos hotéis para usar a lavanderia, explica. O Peru foi o país onde mais encontraram dificuldades. Por causa da altitude, o ar era rarefeito. Tínhamos dores de cabeça, de dente e falta de ar. Tivemos de redobrar a atenção, conta Paulinho.
O planejamento foi fundamental. Os países exigem tipos diferentes de documentação, principalmente de seguro. Foi preciso fazer um seguro de saúde, de vida e até da motocicleta. Para ir a Machu Picchu, no Peru, os quatro deixaram as motos no hotel para poder pegar um trem para visitar a cidade Inca. Mudamos o percurso durante a viagem.
Cada integrante do grupo cuidava dos colegas. Foi fundamental manter a atenção na estrada. No mesmo dia, enfrentávamos um calor de 45ºC e um frio de 1º, conta. Também havia o medo de acabar o combustível. Toda vez que encontrávamos um posto, abastecíamos. Mesmo que fossem apenas cinco litros, ressalta Paulo.
Essa não é a primeira vez que o grupo participa de uma aventura. Todo ano eles realizam um tour parecido. Paulinho já fez o mesmo percurso de moto há alguns anos. Para 2014, os planos são ir para o Alasca. Para isso, percorreram mais de 36 mil quilômetros em quatro meses de viagem.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário