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Testes

YBR 125 Factor: Primeiras impressões

11 de August de 2008

Arthur Caldeira

Impulsionada pelas regras de controle de emissão de poluentes por motocicletas, o famoso Promot 3, que entra em vigor a partir de janeiro de 2009, a Yamaha sai na frente das concorrentes e lança o modelo 2009 da motocicleta mais vendida da marca: a YBR 125 Factor.

Apesar das alterações em sua ciclística e no sistema de alimentação, a YBR 125 Factor ainda não traz a tão esperada injeção eletrônica de combustível. Em vez disso, a Yamaha apostou no conhecido carburador, porém mais moderno.

Com a ausência da injeção eletrônica, a grande novidade da recém-lançada Yamaha de 125cc é mesmo seu visual. Modernizado, lembra bastante a sua irmã maior, a Fazer 250. Principalmente por causa do tanque, agora mais encorpado, porém com a mesma capacidade para 13 litros de gasolina. Outros detalhes, como as aletas do tanque, a nova rabeta afilada e os piscas, fazem com que a Factor pareça uma “mini-Fazer”.

No modelo top de linha, a YBR 125 Factor ED, essa semelhança fica ainda mais evidente em virtude da adoção das rodas de liga-leve e do freio a disco na dianteira.

A Factor também vai estar disponível em outras duas versões: Factor K, com partida a pedal, rodas raiadas e freio a tambor nas duas rodas; e a Factor E, com partida elétrica, rodas raiadas e freios a tambor. Todas calçadas com os pneus Metzeler ME 22 nas medidas 2.75 – 18, na dianteira, e 90/90 – 18, na traseira. Com a diferença que a versão ED usa pneus sem câmara e as versões mais básicas, com câmara.

O novo modelo deve chegar às concessionárias da marca na primeira quinzena de setembro. Quanto ao preço, a Yamaha faz segredo. Mas de acordo com a filosofia comercial adotada pela empresa nos últimos anos, o preço da nova Factor deverá ter uma pequena elevação em relação ao modelo atual, porém só será divulgado no próximo mês.

Carburador Hi-Tech

Na apresentação do modelo à imprensa, houve certa decepção com a falta da injeção eletrônica nesta nova 125cc. “Uma questão de custos”, alegou o porta-voz da Yamaha. Porém, os engenheiros da marca garantem que a nova Factor atenderá ao Promot 3, sendo mais econômica e mantendo o mesmo desempenho.

A grande jogada estaria no novo carburador Mikuni BS 25 com acionamento do segundo estágio a vácuo e com uma válvula solenóide de “cut-off” e um sensor de posição do acelerador (TPS – Throttle Positioning System). Além disso, a nova YBR ganhou catalisadores mais eficazes.

O segundo estágio a vácuo seria um dos responsáveis por otimizar o desempenho, atendendo às novas regras de emissão. Já o sensor de “cut-off” em conjunto com o TPS garantiria menor consumo. Pois com base na posição do acelerador a válvula cut-off corta o fornecimento de combustível, resultando em mais economia. O que, segundo a Yamaha, seria um dos desejos do consumidor desse tipo de motocicleta street de baixa cilindrada. Resta esperar para ver se a teoria da Yamaha confirma-se na prática, já que os números de desempenho da nova Factor 125 (torque e potência máximos) não foram divulgados pelo fabricante.

Internamente, o motor continua exatamente o mesmo: um monocilíndrico, de 124,9 cm³, comando simples no cabeçote com duas válvulas e refrigeração a ar. Diâmetro e curso dos pistões mantiveram-se os mesmos (54,0 mm x 54,0 mm), assim como a taxa de compressão de 10,0 : 1. 

O propulsor antigo oferecia 12,5 cv de potência máxima a 8.000 rpm e 1,19 kgf.m a 6.500 rpm de torque. De acordo com a engenharia da Yamaha, não deve haver grandes mudanças nesses números. Resta esperar. Já que, apesar das fotos rodando com a nova Yamaha de 125cc, ainda não podemos concordar, e nem discordar.

Fizemos um curto teste na pista (totalmente plana) nas dependências da empresa em Guarulhos (SP), que não se aproxima do uso em situações reais. Não foi possível verificar o consumo de combustível e nem mesmo o desempenho em subidas, ladeiras ou curvas. Foi possível apenas ter as primeiras impressões da motocicleta.

Ciclística

Do tipo diamante (com o motor fazendo parte da estrutura), foi reforçado e está mais resistente, segundo a fábrica. Porém, não resultou em nenhuma mudança muito significativa, afinal o ângulo de cáster e o trail da moto continuam o mesmo. Nem mesmo a dimensões mudaram muito. A não ser por estar pouco mais larga, 760 mm contra os 745 mm da antiga YBR, e também com 15 mm a mais de distância do solo. 

O novo chassi também contribuiu para uma melhor distribuição de peso, informa a montadora. Na prática pudemos perceber que a 125 Factor está mais ágil nas mudanças de direção. No modelo ED, top de linha, com freio a disco e rodas de liga-leve a agilidade é notada ainda mais facilmente.

O freio a disco também recebeu uma nova pinça de um único pistão maior, que melhora visivelmente as frenagens. Tanto em relação ao antigo freio a disco quanto também aos tambores que equipam as versões mais simples.

Mudanças visuais

Além do visual semelhante ao da Fazer, já citado, a nova Yamaha YBR 125 Factor conta com um novo painel que, além de velocímetro e hodômetros, tem marcador de combustível e luzes de advertência, entre elas uma que informa sobre anomalias no sistema de ignição. O farol também tem novo refletor, mais eficiente.

Outras mudanças menores foram na alça da garupa agora mais reforçada e a posição da trava do capacete. Mas o preço e o desempenho da nova Yamaha 125cc ainda carburada ficam para um próximo teste, de verdade. Com médias de consumo, desempenho, etc...  

Ficha Técnica

Motor: Um cilindro, SOHC, duas válvulas, refrigerado a ar
Cilindrada: 124 cm³
Potência máxima: Não declarada
Torque máximo: Não declarado
Diâmetro x curso: 54,0 mm x 54,0 mm
Sistema de alimentação: Carburador Mikuni BS 25
Taxa de compressão: 10,0:1
Sistema de partida: Elétrica (pedal na versão “K”)
Câmbio: 5 velocidades
Transmissão final: Corrente
Capacidade do tanque: 13 litros
Quadro: Diamond em aço
Suspensão dianteira: Garfo telescópico, com 120 mm de curso
Suspensão traseira: Balança com sistema bichoque com 105 mm de curso
Freio dianteiro: Tambor de 130 mm de diâmetro (A disco de 245 mm na versão “ED”)
Freio traseiro: Tambor de 130 mm de diâmetro
Pneu dianteiro: 2.75 – 18 42 P Metzeler ME 22
Pneu traseiro: 90/90 – 18 42 P Metzeler ME 22
Dimensões (cxlxa): 1.980 mm x 760 mm x 1.080 mm
Distância entre-eixos: 1.290 mm
Altura mínima do solo: 175 mm
Altura do assento: 780 mm
Peso seco: 112 kg (110 kg na versão “K”)
Cor: Azul, prata, preta e vermelha
Preço: Não divulgado   

Fotos: Caio Mattos.

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