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Testes

Yamaha YBR 125 E

09 de April de 2007

Arthur Caldeira

Quando lançada no Brasil, em 2000, a YBR 125 da Yamaha foi um marco na história da fábrica no país, por ser o primeiro modelo popular equipado com motor quatro tempos. Foi também alvo de muitos elogios. Trazia, na época, design mais moderno e propulsor mais atual que a concorrente Honda CG 125 Titan.

O projeto mostrou-se um sucesso. Em pouco tempo passou a ser o equipamento mais vendido da linha da Yamaha. Posição que mantém até hoje, assim como posto de quarta moto mais vendida no país, segundo dados da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares).

E os números impressionam: desde seu lançamento, as vendas têm registrado um crescimento contínuo, somando 517.413 unidades comercializadas entre março de 2000 e fevereiro deste ano. Só no ano passado 109.036 YBR 125 ganharam as ruas.

Confiabilidade mecânica

O grande trunfo do modelo está na economia e confiabilidade de seu motor de um cilindro, 124,3 cm³ de capacidade, duas válvulas, comando simples no cabeçote, refrigerado a ar. Segundo a empresa, foi eleito por todas as subsidiárias da marca no mundo inteiro como o propulsor mais compacto, resistente e econômico; o melhor que pode ser feito a este custo.

Capaz de gerar potência máxima de 12,5 cv a 7.500 rpm e torque máximo de 1,19 kgf.m a 6.500 rpm, é o motor ideal para quem quer uma moto para o transporte ou como ferramenta de trabalho. Principalmente pela economia de combustível — seu consumo fica acima de 30 km/l.

Conjunto completo

Se não impressiona, o desempenho do motor ao menos é suficiente para largar na frente dos carros quando o farol abre e acompanhar o tráfego nas avenidas de trânsito rápido. A versão “E”, testada, conta ainda com o conforto da partida elétrica, porém sem a segurança do freio a disco na dianteira.

Além desta versão, estão à venda a YBR 125 “K”, com partida a pedal e freios a tambor; e a “ED”, top de linha, com partida elétrica e freio a disco na dianteira. Todas são alimentadas por carburador. No entanto, a YBR 125 fabricada na China (baseada no projeto brasileiro) e comercializada na Europa já adotou a injeção eletrônica. Por enquanto, a Yamaha do Brasil ainda não se manifestou sobre a introdução ou não do sistema no mercado nacional.

O câmbio de cinco marchas é bem escalonado e as trocas são precisas e macias. Além disso, a posição de pilotagem é confortável e permite fazer curvas e mudanças de direção com facilidade, o que significa uma motocicleta ágil para o trânsito urbano.

Sua ciclística segue o padrão das motos da categoria. O quadro do tipo diamante traz garfo telescópico na dianteira e sistema bichoque na traseira. A versão “E” é equipada com freios a tambor, na frente e atrás. Apesar de darem conta do recado, em situações de emergência faz falta o disco na dianteira, disponível apenas na versão mais cara.

Outro ponto positivo para o modelo são os comandos; fáceis de operar e completos, com destaque para o lampejador de farol alto (punho esquerdo). O painel de instrumentos traz o básico: velocímetro, hodômetro total, medidor de combustível, luzes indicadoras do neutro, farol alto e pisca.

Com um conjunto bastante equilibrado, a YBR é, com certeza, uma excelente opção de compra na categoria de 125 cilindradas. O preço sugerido com base Manaus (AM) varia de R$ 5.470 para a versão K “pé-de-boi” a R$ 6.443 para a versão ED, a mais completa. A Yamaha YBR 125 E está cotada em R$ 6.073.

Vendas Yamaha YBR 125 desde o lançamento
2000: 24.391
2001: 45.164
2002: 73.536
2003: 74.298
2004: 81.166
2005: 94.856
2006: 109.036

*Fonte Abraciclo

Ficha Técnica

Motor:  Um cilindro, quatro tempos, SOHC, refrigeração a ar, 2 válvulas
Capacidade: 124 cm³
Diâmetro x Curso: 54 mm x 54 mm
Taxa de compressão: 10.1
Potência: 12,5 cv a 7.500 rpm
Torque: 1,19 kgf.m a 6.500 rpm
Câmbio: 5 velocidades
Transmissão final: Corrente
Alimentação: Carburador VM 20
Partida: Elétrica
Quadro: Tipo Diamond
Suspensão dianteira: Garfo telescópico, mola e óleo - 120 mm de curso
Suspensão traseira: Balança com duplo amortecedor e mola – 105 de curso
Freio dianteiro: Tambor de 130 mm de diâmetro, acionamento a cabo
Freio traseiro: Tambor de 130 mm de diâmetro interno, acionamento a cabo
Rodas e pneus dianteiros: 2,75 - 18 42P
Rodas e pneus traseiros: 90/90 - 18 57P
Comprimento: 1.980 mm
Largura: 745 mm
Altura: 1.050 mm
Altura do assento: 780 mm
Distância entre-eixos: 1.290 mm
Altura mínima do solo: 160 mm
tanque de combustível: 13 litros (1,7 litro de reserva)
Peso seco: 107 Kg
Cores: Verde, prata, preta e vermelha
Preço: R$ 6.073,00

Fotos: Henrique Castro.

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