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Testes

V-Rod Muscle: Harley-Davidson feita para acelerar e desfilar

01 de August de 2011

André Jordão

Difícil definir a proposta da Harley Davidson V-Rod Muscle. Não se trata de uma motocicleta estradeira, como os outros modelos da família Touring (turismo), nem tem uma proposta urbana, como as integrantes da linha Sportster, como a XL883. Inspirada nos muscle car americanos, essa famosa "power cruiser" americana pertence a linhagem VRSC (V-Twim Racing Street Custom, ou custom urbana com um V2 de corrida), nomenclatura confusa, mas que caracteriza a família V-Rod, nascida há 10 anos inspirada nas motos esportivas da Harley.

Além do apelo visual, já que a V-Rod Muscle é uma moto bonita – ainda mais na cor branca perolizada -, seu grande atrativo é o motor Revolution de 122 cavalos de potência máxima, um dos melhores entre os motores da fábrica americana. Outro ponto positivo do modelo, agora montado no Brasil pela própria Harley, é a queda no preço: agora o interessado paga “apenas” R$ 46.800 por ela — em 2009 a V-Rod Muscle, importada, custava R$ 82.900.

Com certeza a V-Rod não é o modelo mais confortável da Harley Davidson. Também não faz curva como, por exemplo, a XR 1200. Todavia, é surpreendente como a V-Rod Muscle consegue manter a tradição das motocicletas da marca e ao mesmo fugir de características que consagraram essa mesma tradição.

Para conhecer a fundo o comportamento da V-Rod Muscle, rodamos 500 quilômetros em dois dias de teste. Trechos urbanos e uma viagem até a cidade de Americana, localizada a aproximadamente 130 km da capital paulista, fizeram parte do itinerário. Longas retas na Rodovia dos Bandeirantes, trechos mais sinuosos na Via Anhanguera e o anda e para das cidades.

Nem tanto estradeira
Claro que a V-Rod Muscle não é uma moto urbana, até porque não faz parte da família Sportster. Entretanto, após andar mais de 300 km por onde deveria ser seu habitat natural, as estradas, concluí que essa Harley Davidson não foi projetada para encarar longas viagens.

A posição de pilotagem favorece pessoas altas — tenho 1.90 m —, mas mesmo assim cansa os braços e as pernas que, acima dos 120 km/h, brigam o tempo todo com o vento. As manoplas, cheias de estilo, fogem do comum e, como são muito grossas e robustas, cansaram minhas mãos na viagem.
 
Outro ponto que não credencia a V-Rod ao rótulo de uma motocicleta estradeira é sua autonomia. Registramos 13,1 km/l nas rodovias, o que proporciona uma autonomia de 247 quilômetros (seu tanque tem 18,9 litros). Não é ruim, mas está longe de ser condizente com uma motocicleta ideal para viagens.

Embora não ache a V-Rod uma motocicleta com vocações estradeiras, devo admitir que seu comprimento, peso e a largura dos pneus fazem dela uma moto bastante estável na estrada, principalmente em longas retas. São 2.410 mm, 292 kg e um “pneuzão” de 240 mm na traseira, com perfil 40.

O conjunto de suspensões se familiarizou rápido com as vias rápidas. Devido a seu estilo e ao curso pequeno das suspensões — infelizmente não declarados — a V-Rod Muscle desliza pelas estradas. Contorna as curvas com estilo, contando que não sejam muito fechadas — mudança rápida de direção não é o forte desta moto.

Desfilando
Mesmo com as dimensões avantajadas a V-Rod Muscle até que vai bem em uma volta pela cidade – talvez não seja ideal para o uso diário, mas com seu estilo arrojado e jovem, a Muscle é notada aonde for. Ideal para uma voltinha de final de semana desfilando na cidade, ou uma viagem bate e volta com a namorada, sem pressa, admirando a paisagem e escolhendo um bom restaurante para almoçar. Essa é a cara da V-Rod Muscle.

O péssimo asfalto visto nos grandes centros faz essa V-Rod sofrer um pouco para absorver as imperfeições. Mas os freios com pinças da grife Brembo, com dois discos dianteiros e o simples na traseira, todos com quatro pistões e 300 mm, funcionam com maestria. Ainda mais ajudados pela tecnologia do sistema de freios ABS.
 
Outros pontos que ajudam o motociclista a desfilar com essa bela H-D são o grande torque do motor e a boa relação de marchas. Pode-se manter a primeira ou segunda marcha sem problemas e sem ter que cambiar o tempo todo na cidade.
 
Motorzão
Mas, sem dúvida, o principal diferencial da V-Rod Muscle em elação aos outros modelos Harley-Davidson é o motor. Derivado de uma parceria com a alemã Porshe, este propulsor trabalha com excelência tanto na estrada, como na cidade. Muito torque nas ultrapassagens e uma relação de marchas otimizadas para ajudá-lo no trânsito. Aliás, os 12,8 kgf.m de torque máximo a 6750 rpm são os responsáveis por esse dinâmico comportamento do motor.

Não posso deixar de falar que os 122 cavalos de potência máxima a 7750 rpm também ajudam o condutor a se sentir munido para qualquer situação. Todavia, a característica que mais impressiona, e mostra que a V-Rod foge dos padrões, é o comportamento deste propulsor.

Da família Revolution, o motor de 1247 cm³, com dois cilindros em V e refrigeração líquida não vibra como os outros da famosa marca americana. Com cilindros inclinados a 60º, este motor trabalha em silêncio e com muita predisposição. Basta girar o punho e extrair a pilotagem que se enquadra melhor ao seu estilo, seja onde for.

Design
A Muscle apresenta alguns diferenciais na parte estética que podem ser decisivos na hora de comprar uma moto quase que exclusiva: lanterna traseira com LEDs embutidas sobre o pequeno para-lama e piscas colocados estrategicamente na haste do retrovisor, sem falar nas rodas de liga leve de cinco raios. Além disso, os escapes, posicionados um de cada lado da moto, dão equilíbrio ao conjunto. Outro detalhe do modelo são os fios embutidos no interior do guidão, oferecendo um ar mais clean à dianteira da motocicleta.

E todo esse pacote custa agora R$ 46.800, depois que a Harley Davidson assumiu as operações no Brasil. Se pensarmos que em 2009 essa motocicleta custava R$ 82.900, consideraremos um avanço a chegada da marca no Brasil.

Se você busca uma moto para uma longa viagem, procure outro modelo, até mesmo dentro da H-D. Mas se está atrás de estilo e um ar de exclusividade, sendo notado por onde passa, a V-Rod Muscle é uma ótima opção de compra.

Ficha Técnica
Motor: Revolution, 1250 cm³, dois cilindros em V, a 60º, refrigerado a água.
Transmissão: Câmbio de cinco velocidades com transmissão final por correia dentada.
Alimentação: Injeção eletrônica de combustível. Partida elétrica.
Potência: 122 cv a 7750 rpm.
Torque: 12,8 kgf.m a 6750 rpm.
Diâmetro e curso: 105 mm x 72 mm. Taxa de compressão: 11,5:1.
Suspensão: Telescópica invertida de 43 mm, na dianteira; Duplo amortecedores com regulagem de pré-carga, na traseira.
Freios: Disco duplo de 300 mm com quatro pistões (dianteiro) e disco simples de 300 mm (traseiro).
Rodas e pneus: Liga-leve de cinco raios, 120/70-19 na dianteira e 240/40-18 na traseira.
Chassi: Duplo berço em aço.
Dimensões: 2.410 mm de comprimento, entre-eixos de 1.700 mm, 105 mm de altura para o solo e 640 mm de altura do assento ao solo.
Tanque: 18,9 litros.
Peso: 292 kg (a seco)
Cores: Preta, prata, amarela e branca
Preço: R$ 46.800

Fotos: Doni Castilho

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