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Testes

São Paulo - Ribeirão Preto de Harley-Davidson Softail 2018

31 de January de 2018

A convite da Harley-Davidson do Brasil , nós do MOTO.com.br tivemos o prazer de pilotar as novidades da Linha Softail 2018 , apresentadas no Salão Duas Rodas, que aconteceu em novembro de 2017, com os novos motores Milwaukee-Eight 107 e Milwaukee-Eight 114 , e uma boa repaginada no visual , além de ABS de série em todos os modelos . 

Foram oito motocicletas testadas durante uma viagem de “ Bate e volta ” de São Paulo até Ribeirão Preto , no interior do estado São Paulo, totalizando aproximadamente 650 quilômetros rodados em apenas um dia , no Harley-Davidson Brasil Ride 2017 : Fat Boy (107 e 114), Breakout 114, Fat Bob (107 e 114), Street Bob (107), Softail Slim (107) e Heritage Classic (107).

O dia começou cedo. Não eram 7h da manhã de sábado e já estávamos reunidos com o pessoal da Harley-Davidson e colegas da imprensa especializada na Drop Red Red Bikers , em São Paulo, ponto de encontro de onde partimos para nossa jornada com a Linha Softail 2018, com exceção da nova Deluxe.



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Durante o caminho de ida até Ribeirão Preto (SP) , três paradas programadas para trocar de moto com outros colegas jornalistas , para que todos pudessem ter a oportunidade de rodar com todas as motocicletas.

Parti com a Fat Bob 107 2018 que, além do novo motor Milwaukee-Eight , passou por uma bela reformulação no visual que agradou a muitos, a mim inclusive. A motocicleta tem poder de sobra para encarar a estrada com muito conforto , proporcionando uma boa posição de pilotagem, com o guidão bem posicionado, com ajuste de inclinação, mostrando-se muito boa de curva para uma moto custom de 306 kg, isso sem falar do assento, muito confortável. No último trecho da volta para São Paulo, testei a Fat Bob 114 , que acrescenta mais potência e adrenalina à receita (Em breve teste completo).



Após a primeira parada, passei para a nova Street Bob . Seu guidão mais elevado, assim como a posição da pedaleira, não me agradou tanto. A motocicleta se comporta bem na estrada, mas não seria minha escolha para encarar uma viagem longa. Na terceira parada foi a vez de experimentar a nova Softail Slim . Uma motocicleta muito agradável de pilotar. Mas a campeã de conforto e estilo para viagens longas , dentre os modelos Harley-Davidson Softail 2018 , é a nova Heritage Classic , com sua bolha privilegiada, assento muito confortável, resultando em boa ergonomia com a posição do guidão e das pedaleiras.

A quarta parada, na verdade a metade da viagem, aconteceu no restaurante Milwaukee American Bar , nas dependências da concessionária Ribeirão Preto Harley-Davidson . Depois de abastecidos, seguimos viagem de volta a São Paulo.



Foi a vez de experimentar as novas Fat Boy 114, Fat Boy 107, Breakout 114 e, finalmente, a Fat Bob 114 . Teve quem não gostou do novo visual da nova Fat Boy, o que não foi o meu caso, já que ela ficou mais imponente, com pneu mais largo, novos faróis em LED e muito cromado. Pilotar as novas H-D Fat Boy foi um prazer, já que proporcionou muito conforto. Dentre as motocicletas testadas , a nova Breakout 114 foi a menos confortável, creio que por conta da posição do guidão e da minha estatura e tamanho de braços (1,70m de altura), apesar de ter melhorado bastante em relação ao modelo anterior.

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Equipamento utilizado: Capacete Bell Helmets Qualifier Momentum HI-VIS, Jaqueta Alpinestars T-GP Plus R V2 Air, Calça Alpinestars Oxygen Air, Luvas HLX Café Racer e Botas Alpinestars S-MX 3

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Confira um resumo de cada modelo testado na viagem:


NOVA STREET BOB 107
Uma motocicleta despojada e minimalista, a nova Street Bob ficou mais rápida , com rodas raiadas, paralama encurtado, estilo Bobber , e sistema de escapamento 2-2 em aço inox com acabamento preto. O modelo possui guidão mini-ape, que acentua o estilo Bobber da moto. Seu tanque tem capacidade para 14 litros de combustível e seu farol dianteiro Distinctive Daymaker é em LED . As rodas raiadas são de aço preto brilhante, com pneus 100/90-19 na dianteira e 150/80-16 na traseira. O  modelo conta com tela de instrumento digital, montada no suporte do guidão e teve uma redução de peso de 7 kg em relação ao modelo anterior. A partir de R$ 55.980 (preço sugerido).


NOVA SOFTAIL SLIM  107
Reduzida a apenas seus elementos essenciais, a Slim presta homenagem às bobbers custom do pós-guerra , com ângulo inclinado e suspensões traseira e dianteira aprimoradas. As rodas raiadas dianteira e traseira são de aço na cor preta brilhante de 16 polegadas, os acabamentos são dark polidos, o assento tuck and roll é rebaixado. A motocicleta conta com tanque de combustível com 19 litros de capacidade. A suspensão dianteira SBDV (Showa Dual Bending Valve) e a suspensão traseira com amortecedor melhoram a qualidade e o controle da dirigibilidade e o desempenho da frenagem .  Além disso a moto conta com farol Distinctive Daymaker em LED, acabamentos escuros nas rodas e guidão “Hollywood”, assento com novo design, mais baixo e inclinado. A partir de R$ 64.980 (preço sugerido).



NOVA FAT BOB (107 e 114)
A nova Fat Bob apresenta estilo agressivo, acabamentos premium e o potente motor Milwaukee-Eight nas configurações 107 (1.745 cm³) e Milwaukee-Eight 114 (1.868 cm³). O modelo ficou 15 kg mais leve, com garfos dianteiros invertidos de 43 mm e sistema de escapamento 2-1-2 em aço inox. O console embutido no tanque conta com painel de 5 polegadas que integra todos os indicadores, incluindo o nível de combustível . Deixando seu visual ainda mais interessante estão o escape duplo, com acabamento personalizado, e os pneus, sendo o dianteiro de 150 mm e o traseiro de 180 mm. Destaque para os freios dianteiros com discos duplos. Seu tanque de combustível, porém, tem capacidade para apenas 14 litros. A partir de R$ 59.980 (preço sugerido).


NOVA FAT BOY (107 e 114)
O visual da nova Fat Boy está mais imponente , e isso graças às grandes rodas de 18 polegadas de alumínio, estilo Lakester, e aos pneus – sendo traseiro de 240 mm e o dianteiro de 160 mm. O novo modelo possui acabamentos cromados acetinados , e estilosa iluminação dianteira em LED. Além disso, a motocicleta está 16 kg mais leve e conta com a força aprimorada do novo motor Milwaukee-Eight V-Twin. Em geral, a Fat Boy proporciona uma sensação de pilotagem estável , na maioria das condições de dirigibilidade. O modelo conta ainda com assento com novo design, suspensão traseira com amortecedor e suspensão dianteira SBDV. A partir de R$ 69.980 (preço sugerido).



NOVA BREAKOUT 114
Com maior ângulo de inclinação e mais agilidade, o novo modelo Breakout 114 nada mais é que uma dragster com toque moderno, despojado e agressivo, 17 kg mais leve em relação ao modelo anterior. Possui tanque de combustível de 14 litros com bocal central, painel de instrumentos completo embutido no suporte do guidão , com indicadores de velocidade, tacômetro e outros indicadores. Seu farol dianteiro Distinctive Daymaker em LED chama atenção e seu assento tem novo design e desenho ergonômico. O pneu traseiro de 240 mm e o dianteiro de 130 mm, com rodas de alumínio com pintura eletrostática da linha “Gasser”, contribuem para uma pliotagem firme e estável. A partir de R$ 76.480 (preço sugerido).


NOVA HERITAGE CLASSIC
O estilo dark com toque moderno e uma pilotagem totalmente renovada deixa a Heritage Classic ainda mais conceituada. O modelo possui o novo motor Milwaukee-Eight 107 V-Twin de 1.745 cm³ que entrega aceleração mais forte e melhor desempenho de ultrapassagem que o antigo motor Twin Cam 103 (acelera 10% mais rápido de 0 a 100 km/ h).

Vale destacar que o novo modelo possui peso reduzido (17 kg a menos que modelo anterior), aceleração aprimorada e pilotagem suave, além de um detalhe importante para quem viaja muito: Controle de velocidade de cruzeiro . Além disso, a moto possui um para-brisa removível de duas cores e alforjes rígidos reestilizados, resistentes a água que podem ser trancados (a mesma chave da trava de direção é usada para fechar os alforjes). O assento tem novo design e desenho ergonômico.  Sua suspensão está mais alta com maior capacidade de carga útil. A partir de R$ 73.980 (preço sugerido).



Motor, Chassi, balança e suspensões de alto desempenho
Os novos motores Milwaukee-Eight 107 (1.745cc) e Milwaukee-Eight 114 (1.868cc) o chassi redesenhado e a suspensão aprimorada fazem da linha de motocicletas Softail as cruisers mais potentes, ágeis e responsivas da história da Harley-Davidson.

O design V-Twin com ângulo de 45 graus entre cilindros mantém a forma clássica do motor H-D. A parte superior do motor se mostra com mais destaque, com o uso do novo cabeçote com quatro válvulas por cilindro (sendo duas válvulas de admissão e duas de escapamento, totalizando oito). E a parte inferior do motor, se mostra mais compacta, graças ao novo projeto que permite o uso de um único comando de válvulas.

O novo chassi Softail foi desenvolvido para obter um conjunto motor-chassi compacto e, com isso, ajuda a aumentar a rigidez estrutural do quadro como um todo. Os motores da linha Softail possuem novo sistema de contra-balanceadores internos que reduzem as vibrações sem tirar a característica emblemática dos motores H-D, cujo som está ainda mais forte e puro, com a redução dos ruídos mecânicos.

Seu chassi, mais leve e rígido, eleva de patamar a forma e a função dos modelos e mantém o visual clássico de uma hardtail . Os benefícios incluem ângulos de inclinação aumentados para vários modelos, respostas de retomadas e aceleração mais rápidas e peso mais leve – além disso, ficou mais fácil de levantar e tirar do descanso lateral em relação aos modelos anteriores.

A nova estrutura tubular de aço carbono altamente resistente compõe o núcleo do chassi dos modelos Softail 2018 e, combinado com a balança, aumenta a rigidez do chassi. O novo quadro é 65% mais rígido que o anterior, o que leva a um aumento de 34% na rigidez geral do chassi. Seu design também contribui para a redução de 50% nas peças e componentes, e diminuição de 22% nas soldas.

Existem duas balanças exclusivas , uma para o pneu estreito e outra para pneus traseiros largos. O chassi largo é 5,89 kg (15%) mais leve que o modelo anterior, enquanto o chassi estreito chega a 8,16 kg (20%) de diferença para menos. A balança transfere o movimento da roda traseira para a nova suspensão monoamortecida, com o amortecedor escondido sob o assento.

A nova suspensão dianteira SDBV (Showa Dual Bending Valve)  de alto desempenho – introduzida primeiro nos modelos Touring 2017 – oferece um amortecimento similar a um garfo de cartucho estilo corrida, mas com características de amortecimento linear e peso reduzido. Ela é otimizada tanto para viagens confortáveis quanto pavimentos urbanos, com 130 mm de curso. A nova geometria da suspensão dianteira também auxilia na melhoria da capacidade de pilotagem.

A nova suspensão traseira monoamortecida preserva o clássico visual hardtail , enquanto a geometria renovada melhora a qualidade, a tração e pilotagem. Ela conecta de forma eficiente o braço oscilante ao chassi, preservando o aspecto clássico da traseira rígida. A pré-carga da mola é facilmente ajustável, permitindo uma capacidade de carga útil de até 217 kg para aumentar o conforto do passageiro e garantir uma boa pilotagem.

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Os novos modelos Softail são até 17 kg mais leves que os anteriores, proporcionando uma melhor relação peso-potência que resulta uma aceleração mais rápida , frenagens mais eficientes e melhor dinâmica em curvas, combinada com maiores ângulos de inclinação para diversos modelos. Algumas motocicletas apresentam pneus novos, especificamente projetados para trabalhar com o novo chassi Softail, e apresentam construções otimizadas e componentes aprimorados para conduções seguras e de longas distâncias, em todas as condições de pilotagem.

Os novos materiais dos assentos proporcionam um ajuste melhorado para uma gama mais ampla de pilotos e também garantem maior conforto para viagens de longas distâncias. Eles são mais confortáveis, já que o novo design facilita o alcance do piloto ao chão.



Texto: Alexandre Ciszewski/MOTO.com.br
Fotos: Divulgação/Victor François/HDBrasil e Alexandre Ciszewski/MOTO.com.br

 

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