Todos os anúncios Catálogo Digital Revista Digital Chat

Testes

Mito ao alcance do bolso

27 de December de 2007

Aldo Tizzani

Muitos motociclistas sonham com o mito Harley-Davidson. A porta de entrada para o fascinante mundo deste ícone norte-americano é a família Sportster XL 883.

Com a redução da taxa do dólar, o preço da moto vem baixando gradativamente e se tornou bastante competitivo – à partir de  R$ 25.900,00. Com quase 50 anos de tradição e evolução, o modelo ganhou muito mais desempenho e conforto sem perder sua identidade visual. Hoje, há quatro modelos da família à venda no País – Standard, R, Custom e Low.

A 883 R é a mais esportiva da linha Sportster. Tem como principais características componentes com acabamento fosco - motor, garfo e painéis laterais, além da pintura no melhor estilo racing (quadriculada) e rodas de liga-leve.

O diferencial é que a R tem duplo disco na dianteira e assento único do piloto e garupa. A HD Sportster XL883 R está equipada com o tradicional motor Evolution de dois cilindros em V, à 45o, de 883 cm³, que gera uma potência de 51 cv a 6.000 rpm.

O propulsor está montado sobre coxins de borracha que minimizam a vibração. Os freios são Nissin e a suspensão dianteira Showa, tradicionais marcas mundiais. Vendida nas cores prata, laranja e preto, a 883 R custa R$ 29.400,00.

Mesmo sendo a top de linha tem um bom preço frente às concorrentes: a Honda Shadow 750 (R$ 29.980,00) e a Suzuki Boulevard M800 (R$ 32.900,00). A diferença é o status de ter, na garagem, uma Harley-Davidson. Para 2007, a linha Sportster deverá ganhar injeção eletrônica de combustível e edição comemorativa do cinqüentenário.

IMPRESSÕES DE PILOTAGEM
Como diriam os harleiros de carteirinha: “as motos HD não têm defeitos e sim características”. Mas, alguns detalhes podem fazer a diferença na hora da pilotagem.

Por exemplo, na Sportster XL 883 R, modelo que testamos, as pedaleiras ficam no meio da moto e, de certa forma, atrapalham para parar, estacionar ou fazer algumas manobras.

Porém, quando a moto está em movimento, principalmente no trânsito urbano, as pedaleiras cumprem bem o seu papel. O modelo é indicado para quem gosta de pilotar sozinho, já que oferece conforto ao piloto, que “veste” a moto.

Em função do banco único, o conforto do garupa fica prejudicado. É ideal para deslocamentos na cidade e em viagem curtas. Os freios são bem dimensionados e cumprem com muita eficiência seu papel. O motor tem um excelente torque em baixas rotações e chega a 160 Km/h. As trocas de marchas são bastante precisas e a suspensão copia bem as imperfeições do asfalto.


FICHA TÉCNICA
MOTOR
Tipo Evolution, dois cilindros em V a 45º e refrigerado a ar
Capacidade 883 cm³
Potência 51 cv a 6.000 rpm
Torque 7,0 kgf.m a 4.200 rpm
Transmissão por correia
Câmbio  Cinco marchas
Partida Elétrica
SUSPENSÃO
Dianteira Telescópica
Traseira Bichoque
FREIOS
Dianteiro Disco duplo, de 292,1 mm
Traseiro Disco simples, de 292,1 mm
PREÇO R$ 29.400,00 (Sportster XL 883 R)

Compartilhe esse anúncio