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Testes

Honda Varadero X Suzuki V-Strom

09 de June de 2008

Arthur Caldeira

Duas big-trails, como a Honda Varadero XL 1000V e a Suzuki V-Strom DL 1000, só podem ser comparadas dentro da sua proposta: uma longa viagem sem se preocupar com o caminho.

Tínhamos então pela frente mais de 300 km até o circuito das águas em Minas Gerais. Passando por excelentes estradas, como a Rodovia Carvalho Pinto, e por estradas sinuosas e de asfalto precário, como a que sai de Cruzeiro, no Estado de São Paulo, e vai até a cidade mineira de Passa Quatro.

Tudo pronto para a viagem, só restava conferir um importante detalhe antes de pegar a estrada: as motos estavam abastecidas? A Suzuki V-Strom nos trazia a resposta logo ao se girar a chave; o marcador de combustível informava que o enorme tanque (de 22 litros) estava cheio. Já no painel da Honda Varadero faltou essa informação. Pois foi assim nos detalhes que essas duas grandes aventureiras com motores de dois cilindros em “V” de 1000cc mostraram suas qualidades e pontos fracos.

Ciclística

As semelhanças são tantas que podemos resumir as características ciclísticas dessas duas big-trails em poucas palavras: um quadro tipo diamante com o motor fazendo parte da estrutura, suspensões telescópicas de longo curso na dianteira e um único conjunto mola-amortecedor fixado por links à balança traseira. As rodas de liga-leve são calçadas com pneus de uso misto, muito mais on do que off-road.

Porém, o grande ponto positivo de ambas é o conjunto de suspensões que absorvem as imperfeições do asfalto sem incomodar ao piloto. Claro que, apesar da proposta de uso misto, não foram projetadas para o off-road pesado.

O sistema de freios também é parecido nas duas. Discos duplos na dianteira e simples na traseira. A Honda Varadero leva vantagem por trazer o sistema Dual Combined ABS (antitravamento).

Motor e câmbio

Assim como na parte ciclística, os motores de Honda Varadero e Suzuki V-Strom são bastante semelhantes na concepção. Como o próprio nome oficial das motos diz, são dois propulsores de dois cilindros em “V” com quase 1000cc: exatos 996 cm³. Têm refrigeração líquida e alimentação por injeção eletrônica.

Mas é no comportamento e nos números de desempenho que eles se diferenciam. A Honda declara potência máxima de 93,8 cv a 7.500 rpm, enquanto a Suzuki oferece 98 cv a 7.600 rpm. O torque é bastante semelhante: a Varadero tem 9,9 kgf.m a 6.000 rpm e a V-Strom 10,3 kgf.m a 6.400 rpm.

Como mostram os números e o uso na estrada, o motor da big-trail Suzuki tem um comportamento mais esportivo e uma resposta mais imediata ao acelerador, justificando sua origem esportiva, afinal esse V2 equipava a esportiva TL 1000, já fora de linha. Já na Varadero, apesar do motor ter a mesma base da esportiva VTR 1000, o V2 tem um comportamento mais macio, fazendo jus à tradição Honda de motores mais “comportados”. Ambas ainda são equipadas com a sexta marcha Over-Drive para economia de combustível e menos vibração na estrada.

Conforto e ergonomia

No quesito ergonomia, ambas receberam altas notas. Com uma postura ereta e protegido pelo pára-brisa, que oferece regulagem manual na V-Strom, o motociclista sente-se apto a viajar centenas de quilômetros. Mas bastaram 160 km para notar que o banco com uma capa de gel e revestimento antiderrapante da Varadero oferece mais conforto que o banco de couro e uma densa espuma da V-Strom. Não que o modelo Suzuki seja desconfortável, mas é inferior se comparado ao banco da Honda.

Outro item de conforto e também de segurança, presente em ambas é o protetor de mão. Além de proteger as mãos e os manetes em caso de pequenas quedas, desvia o vento em dias frios. 

Painel e estilo

Ambas trazem um painel completo com dois grandes mostradores redondos que informam a rotação do motor e a velocidade. Completam as informações, relógios, temperatura do motor e luzes de advertência. Apesar da ausência do marcador de gasolina, a Varadero traz um computador de bordo que informa o consumo imediato e a autonomia da moto quando o nível de combustível chega à reserva.

O estilo de ambas segue fielmente a identidade visual das big-trails: pára-brisa, tanque enorme, bengalas dianteiras longas, etc. Mas enquanto a Honda tem um design de linhas arredondadas, a Suzuki traz linhas angulosas. No restante se parecem: têm dois faróis (muito eficientes vale dizer), duas saídas de escape e bagageiro traseiro. Neste quesito estilo, a escolha fica mesmo por conta do gosto pessoal de cada um.
 
Preço

Se até agora ficou difícil escolher qual a melhor, o preço também não ajuda em nada, pois a diferença entre elas é pouca. A Honda XL 1000V Varadero está cotada em R$ 49.269,16 (US$ 28.064,00), já a Suzuki DL 1000 V-Strom R$ 48.584,00 na tabela (ambos preços sugeridos, sem frete e seguro).
 
A escolha acaba mesmo nos detalhes. Uma tem marcador de combustível, a outra não. A Varadero tem freios ABS, a V-Strom não. A big-trail Suzuki tem um motor mais esportivo, enquanto a da Honda é mais comportada. Escolha a sua.

Fichas Técnicas

Suzuki V-Strom

Motor: DOHC, 4 tempos, 2 cilindros em “V” a 90º, 8 válvulas e refrigeração líquida
Capacidade cúbica: 996 cm³
Potência máxima (declarada): 98 cv a 7.600 rpm
Torque máximo (declarado): 10,3 kgf.m a 6.400 rpm
Câmbio: Seis marchas
Transmissão final: Por corrente
Alimentação: Injeção eletrônica
Partida: Elétrica
Quadro: Diamond
Suspensão dianteira: Garfo telescópico com 160 mm de curso
Suspensão traseira: Balança de amortecimento hidráulico tipo link e ajuste da pré-carga da mola
Freio dianteiro: Duplo disco flutuante de 310 mm, mordido por pinça de 2 pistões
Freio traseiro: Disco de 260 mm, mordido por pinça de pistão simples
Pneus: 110/80 R19M/C 59H (diant.)/ 150/70 R17M/C 69H (tras.)
Comprimento: 2.295 mm
Largura: 910 mm
Altura: 1.395 mm
Distância entre-eixos: 1.535 mm
Distância do solo: 165 mm
Altura do assento: 840 mm
Peso seco: 208 kg
Tanque de combustível: 22 litros
Cores: Cinza, preta e azul
Preço sugerido: R$ 48.548,00

Honda Varadero

Motor: DOHC, 4 tempos, 2 cilindros em “V” a 90º, 8 válvulas e refrigeração líquida
Capacidade cúbica: 996 cm3
Potência máxima (declarada): 93,8 cv a 7.500 rpm
Torque máximo (declarado): 9,9 kgf.m a 6.000 rpm
Câmbio: Seis marchas
Transmissão final: Por corrente
Alimentação: Injeção eletrônica
Partida: Elétrica
Quadro: Diamond
Suspensão dianteira: Garfo telescópico, com tubos de 43 mm de diâmetro e curso de 155 mm
Suspensão traseira: Monoamortecida Pro-Link, com curso de 116 mm e ajuste da pré-carga da mola
Freio dianteiro: Duplo disco flutuante de 296 mm. Pinças de freio com 3 pistões
Freio traseiro: Disco flutuante de 256 mm e pinças de freio com 3 pistões
Pneus: 110/80 – ZR19 (diant.)/ 150/70 – ZR17(tras.)
Comprimento: 2.295 mm
Largura: 925 mm
Altura: 1.500 mm
Distância entre-eixos: 1.560 mm
Distância do solo: 181 mm
Altura do assento: 838 mm
Peso seco: 241,5  kg
Tanque de combustível: 25 litros
Cores: Vermelha e prata
Preço sugerido: R$ 49.269,00

Fotos: Caio Mattos.

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