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Testes

Honda Titan completa

01 de December de 2010

Arthur Caldeira

Ao olhar para a Honda CG Titan 150 Mix EX, a maioria dos consumidores do modelo deve pensar: “queria deixar a minha assim!”. Afinal, a versão topo de linha da motocicleta mais vendida do Brasil traz de série rodas de liga-leve, suporte das pedaleiras da garupa em alumínio e alguns itens da roupagem em preto fosco. O que dá um ar um pouco mais “sofisticado” à versão EX. Isso sem citar o mais importante: a Titan EX é a única equipada com freio a disco na roda dianteira. Item de segurança mais que fundamental.

Lançada no final de 2009, a Honda Titan 150 EX substituiu a versão ESD – que tinha partida elétrica e freio a disco – trazendo os já citados itens extras. Com isso, a distância entre a versão mais básica da Honda CG Titan, a versão KS com partida a pedal e freio a tambor, para a topo de linha é de quase R$ 1.000. A KS tem preço de tabela de R$ 6.324 e a EX, R$ 7.265.

E vale a pena pagar a mais? Pelo freio a disco e as rodas de liga-leve, sim. Além de frenagens mais seguras e eficazes, as rodas de liga, mais leves que as raiadas convencionais, contribuem para a agilidade do modelo. Uma vez que a ciclística e mecânica são exatamente as mesmas da velha e conhecida Titan.

Desempenho igual

Equipada com o já consagrado motor de um cilindro, 149,2 cm³, arrefecimento a ar e comando de válvulas simples no cabeçote, a CG Titan 150 EX já nasceu bicombustível. Da linha “Mix” da Honda pode usar álcool e gasolina. Com álcool gera 14,3 cavalos de potência máxima a 8.500 rpm (com gasolina 14,2 cv). O torque máximo de 1,45 kgf.m a 6.500 rpm é também com álcool (segundo a Honda, com gasolina o propulsor oferece 1,32 kgf.m).

Como se pode notar pelos números, o desempenho da versão EX é exatamente o mesmo das versões mais básicas. Diferentemente do que acontecia com a CG 150 Sport, a versão topo de linha que tinha um comando de válvulas mais “bravo” e um carburador a vácuo, a nova EX tem a mesma motorização da Titan standard.

Outro detalhe ausente na EX é o conta-giros, que havia na Sport. Ao invés de mais informações, o painel tem apenas grafismos diferenciados.

Visual diferenciado

Além das rodas, freio a disco e suporte da pedaleira, a Honda CG 150 Titan Mix EX tem a rabeta pintada na cor principal da motocicleta e as tampas laterais em preto fosco. A parte superior da carenagem frontal que envolve o farol conta também aplicação em preto – “inspirada” na CB 300R.


Disponível nas cores vermelha, preta, cinza metálica e laranja metálica, a CG 150 EX Mix é uma boa opção para quem quer uma moto mais que confiável, de fácil comercialização e com itens exclusivos. E também é a única opção para quem quer um freio a disco na popular CG.

Ficha técnica:
Motor:  OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar
Cilindrada:  149,2 cc
Potência Máxima:  14,3 cv a 8.500 rpm
Torque Máximo:  1,45 kgf.m a 6.500 rpm (álcool)
Diâmetro x Curso:  57,3 X 57,84 mm
Sistema de Alimentação:  Injeção Eletrônica PGM-FI
Taxa de Compressão:  9,5 : 1
Ignição:  Eletrônica
Partida:  Elétrica
Transmissão:  5 velocidades
Embreagem:  Multidisco em banho de óleo
Sistema de Lubrificação:   Forçada, por bomba trocoidal
Suspensão:
Dianteira Garfo telescópico com 130 mm de curso
Traseira Duplo amortecedor com 101 mm de curso
Freios:
Dianteiro Disco de 240 mm de diâmetro e cáliper de dois pistões
Traseiro Tambor com 130 mm de diâmetro
Pneus:
Dianteiro 80/100-18M/C 47P
Traseiro 90/90-18M/C 57P
Chassi:  Diamond
Altura do Assento:  792 mm
Distância Mínima do Solo:  165 mm
Dimensões (C x L x A):  1.988 X 730 X 1.098 mm
Distância entre-eixos:  1.315 mm
Tanque de Combustível:  16,1 litros
Peso Seco:  116,9 kg
Cores:  Vermelha, preta, cinza metálica e laranja metálica
Preço:   R$ 7.265,00

Fotos: Gustavo Epifanio

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