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Quais as principais diferenças entre a CB 500 1998 e a atual CB 500F? Confira o confronto de gerações entre as duas naked de 500 cilindradas da Honda!
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A primeira Honda CB 500 foi lançada no Brasil em 1997 e foi fabricada até o ano de 2004, com uma série especial em 2005, no período foram comercializadas 21 mil unidades no Brasil.
A CB 500, do final dos anos 90, era equipada com um motor bicilíndrico de 498,8 cc de cilindrada, que chegava a 54 cv a 9.500 RPM e torque máximo de 4,5 kgf.m a 8000 RPM.
Com uma performance, robustez e conforto, tornou a antiga CB 500 um objeto de desejo para muitos motociclistas.
Por alguns anos, a Honda ficou sem uma moto de média-alta cilindrada, até a chegada da nova geração da CB 500, no ano de 2013. A família CB 500 chegou ao mercado composta por: CB 500F, CB 500X e CBR 500R.
Atualmente, apenas as versões F (naked) e X (crossover) são oferecidas nos modelos. Com uma pegada mais moderna, o design da nova CB 500F trás um visual agressivo com faróis Full LED e painel digital completo, até com luz de "shift-up" que indica o momento ideal para subir a marcha.
A CB 500F vem equipada com embreagem deslizante, freios ABS e alerta de frenagem ESS, um sistema de emergência que aciona automaticamente o pisca-alerta em frenagens bruscas para avisar os veículos que estão vindo atrás. Muito mais tecnológica e segura que a geração de 1997.
O motor é um bicilíndrico com refrigeração líquida e 471 cm³. Responsável por render 50,4 cv de potência a 8.500 rpm, já o torque máximo é de 4,5 kgf.m a 6.500 rpm. Apesar dos números semelhantes, as duas CB 500 são completamente diferentes.
CB 500 1988 |
CB 500F 2021 |
Tipo: DOHC, Dois cilindros, 4 tempos, arrefecimento líquido |
Tipo: DOHC, Dois cilindros, 4 tempos, arrefecimento líquido |
Cilindrada: 499 cc |
Cilindrada: 471 cc |
Potência Máxima: 54 cv a 9.500 rpm |
Potência Máxima: 50,4 cv a 8.500 rpm |
Torque Máximo: 4 kgf.m a 8.000 rpm |
Torque Máximo: 4,55 kgf.m a 6.500 rpm |
Transmissão: 6 velocidades |
Transmissão: 6 velocidades |
Suspensão Dianteira/Curso: Garfo telescópico / 115 mm |
Suspensão Dianteira/Curso: Garfo telescópico / 120 mm |
Suspensão Traseira/Curso: Bichoque / 117 mm, com ajuste de pré-carga da mola |
Suspensão Traseira/Curso: Pro-Link / 119 mm |
Pneu Dianteiro: 110/70 - 17 |
Pneu Dianteiro: 120/70 - 17 |
Pneu Traseiro: 150/70 - 17 |
Pneu Traseiro: 160/60 - 17 |
Freio Dianteiro: Disco ventilado, 296 mm |
Freio Dianteiro/Diâmetro: A disco / 320 mm (ABS) |
Freio Traseiro: Disco ventilado, 240 mm |
Freio Traseiro/Diâmetro: A disco / 240 mm (ABS) |
Combustível: Gasolina |
Combustível: Gasolina |
Enquanto a CB 500 antiga entrega toda a potência e o motor enche de potência alcançando velocidades altíssimas, ela não consegue entregar a ciclística da nova geração. A CB 500F vem equipada com um chassi tipo Diamond Frame, suspensão dianteira com garfo telescópico de 120mm e traseira com nove regulagens na pré-carga. Tudo isso, pesando apenas 176 kg em peso seco, o que proporciona agilidade e diversão nas curvas.
Como o Fábio Saheki, como um bom piloto de pista, ele escolheria a antiga com a tecnologia da CB 500 nova, unindo o melhor de dois mundos. Mas, e para você, qual é a sua preferida?