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Testes

CRF 150F: Uma opção divertida para iniciantes no off road

03 de October de 2012

Paulo Souza

A Honda apresentou no segundo semestre de 2012 a CRF 150F, uma aposta da montadora que chegou para completar a família dos modelos off road, que possui além da linha Racing (importadas) a nacional CRF 230F.

Para conferir a sua real proposta de trilheira, pegamos estrada sentido Minas Gerais e paramos em Monte Verde para encararmos algumas trilhas. Devidamente equipado partimos na companhia de mais algumas motos para as trilhas da região. No início fui me acostumado com a moto e aos poucos comecei a acelerar, do começo ao fim foi uma sensação prazerosa e muito divertida.

Desempenho na trilha

Pegamos uma trilha de alta, com bastante espaço que nos permitiu acelerar forte. Foi justamente neste trecho que achei a moto mais divertida. Apesar de seu motor ser de 150 cilindradas, ela possui 14 cv de potência a 8.500 rpm, o suficiente para garantir emoção. Nas curvas enquanto as outras motos mais potentes que me acompanhavam eram obrigadas a diminuir a velocidade, com a 150F eu torcia o cabo e a moto não saía com a traseira, o que proporcionou muita diversão, e quando precisei acionar o freio o sistema foi eficiente para segurar a moto.

Já nas trilhas mais pesadas com morros e subidas ela ficava para trás, porém, encarou todos os obstáculos de forma muito positiva. Encontramos um paredão no meio da trilha e fomos nos aventurar, a primeira moto a subir foi justamente a 150F, que com bastante esforço chegou até o topo. Depois disso veio o nosso primeiro problema, após subir o morro havia muitas árvores cortadas na continuação da trilha e em fração de segundos um desses troncos bateu no pedal do câmbio e o entortou. Após o incidente reparei que o eixo do câmbio fica um pouco exposto na CRF 150F, o que não acontece em outros modelos especiais.

Para continuar a andar foi preciso desentortar o pedal do câmbio. Com a ajuda de três pessoas conseguimos e demos continuação na trilha. Apesar do cambio ter ficado mais difícil para passar as marchas, nada atrapalhou para continuarmos. Seguindo o caminho foi só diversão sempre utilizando o máximo do seu motor.

Conclusão da CRF 150F na trilha

Para quem pretende começar a se aventurar no off road e não tem experiência, a CRF 150F se mostrou uma ótima opção, principalmente para mulheres e adolescentes, já que a altura do assento é  de apenas 832 mm equipada com pneus de roda 19” na dianteira e 16” na traseira. Mas, se você já tem alguma experiência off road, depois de pouco tempo de uso pode faltar motor para sua diversão. A CRF 150F é uma moto muito fácil de pilotar e possui a comodidade da partida elétrica. Uma boa companheira para os iniciantes no off road.

Na pista

No outro dia fomos até a cidade de Camanducaia para testar a CRF 150F na pista. Claro que não é uma moto recomendada para o uso no motocross, mas para quem pretende começar na modalidade, pode ser uma opção além da irmã mais velha a CRF 230F.

Nas primeiras voltas fui andando de vagar para conhecer o circuito, com o passar do tempo fui acelerando até chegar ao seu limite. Conforme havia dito sobre o seu desempenho nas trilhas, na pista ela se mostrou muito divertida também. Nas curvas ela garante muita diversão, você pode vir com o acelerador enrolado que a moto gruda no chão e te deixa usar todo o seu motor para brincar. Neste circuito havia trechos com pequenos saltos, a moto encarou com velocidade e muito estilo.

A diversão com a CRF 150F foi garantida tanto nas trilhas quanto na pista. Porém para quem for utilizá-la para o uso de motocross é importante equipá-la com um protetor de guidão, pois a moto não vem com este item. Em um salto duplo que acabei confundindo com uma mesa, vim com pouca velocidade cai no meio do obstáculo, a moto bateu no chão e veio de encontro com meu capacete, o resultado foi uma “guidãozada” no rosto e um corte na boca.

O preço sugerido para a CRF 150F é de R$ 8.790, por ser uma moto de 150 cilindradas achei um pouco salgado. Para quem deseja começar no off road e não tem experiência, pode ser uma boa opção. Mas para quem já possui um pouco de experiência, com este mesmo valor você pode encontrar uma 230 seminova com um motor um pouco mais potente.

Ficha técnica
Motor: OHC, um cilindro,4 tempos, arrefecimento a ar.
Cilindrada: 149,2 cc
Diâmetro x Curso: 57,3 x 57,8 mm
Carburador: PDC9U (Diâmetro Venturi 22,26 mm)
sistema de lubrificação: forçada, por bomba trocoidal.
Relação de Compressão: 9,5 : 1
Torque Máximo: 13,0 N.m (1,33 kgf.m) a 6500 rpm.
Potência Máxima: 10,3 kW (14 CV) a 8500 rpm
Transmissão: 5 velocidades
Embreagem: Multidisco em banho de óleo
sistema de partida: elétrica
sistema elétrico
ignição: cdi
bateria: 12v-4 a.h (10h)
tanque de combustível: 7,2 l (reserva 1,6 l )
óleo do motor: 1,2 l
Comprimento x Largura X Altura: 1945 x 786 x 1117 mm
Distância entre Eixos: 1328 mm
Distância Mínima do Solo: 257 mm
Altura do Assento: 832 mm
Peso Seco: 101kg
chassi
Tipo: Semi berço duplo
Suspensão Dianteira: Garfo telescópico
Curso: Amort./ Eixo Roda: 230/ 207 mm
Suspensão Traseira: Pro-link
Curso: Amort./ Eixo Roda: 72,5 mm / 227 mm
Freio Diant. Diâmetro Efetivo/Externo: A disco / 213 mm / 240 mm
Freio Tras. / Diâmetro: A tambor/ 110 mm
Pneu Dianteiro: 70/100-19 NHS 42M
Pneu Traseiro: 90/100-16 NHS 51M

Fotos: Roberto Brandão Filho

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