Todos os anúncios Catálogo Digital Revista Digital Chat

Testes

Com poucas mudanças, Yamaha R3 vai para a pista

03 de May de 2018

A Yamaha YZF-R3 tem feito sucesso nas ruas e estradas do Brasil. Em 2017 , foram vendidas 1.255 unidades, superando sua principal concorrente, Kawasaki Ninja 300 . Agora, a miniesportiva da Yamaha também quer fazer sucesso nas pistas de corrida. Para isso foi criada a categoria R3 Cup, dentro do Campeonato de motovelocidade Superbike Brasil , que entra em seu segundo ano. Com poucas modificações, a R3 vai para a pista formar futuros pilotos , e divertir os mais experientes que não querem gastar muito.

A convite da Yamaha, fomos para o Autódromo de Interlagos acelerar a Yamaha R3 Cup , da categoria stock, que permite poucas modificações. Apenas o básico para rodar na pista. A primeira mudança é a retirada de tudo o que não é necessário em uma corrida, como farol, lanterna, piscas, espelhos retrovisores e suporte de placa. A versão R3 Cup ganha novas carenagens, pedaleiras esportivas, guidão Racing e câmbio invertido , ou seja, com a primeira marcha para cima e as demais para baixo.

Baixo custo
As alterações visam reduzir o peso, aprimorar a posição de pilotagem e também facilitar a manutenção , explica Alan Douglas, ex-piloto que hoje é tutor dos jovens talentos escolhidos para a equipe Yamaha Playstation, que disputa a categoria Stock da R3 Cup . “O gasto estimado com as alterações é de cerca de R$ 5.000. Um custo baixo se comparado a outras categorias”, garante Douglas.

Confira os equipamentos disponíveis no Shopping.MOTO.com.br!



A moto também pode ser adquirida por meio do programa bLU cRU de incentivo ao esporte. A fabricante japonesa oferece subsídio na compra de uma Yamaha YZF R3 0km ao preço de R$ 15.200,00 – desconto de quase 35% – para os primeiros 40 pilotos que forem disputar a temporada. Peças de reposição (mediante troca) têm desconto de 20% a 60% sobre o Preço Público Sugerido.

Na parte mecânica, a única alteração é a instalação de uma ponteira de escapamento esportiva , a troca da coroa traseira e da corrente da transmissão final, por outra mais larga e sem retentores. “Tudo para facilitar a manutenção e substituir a corrente sem ter que retirar a balança traseira”, explica Nailton Costa, mecânico responsável da equipe.


Mas Costa explica que não é permitido remapear a central eletrônica ou fazer alterações internas no motor em respeito ao regulamento, que visa promover equilíbrio e baratear os custos de participação. “Após as provas é feita uma vistoria e a moto de pista não pode ter mais de 42 cavalos de potência”, avisa. Quem desrespeitar a regra é desclassificado.

Quer vender sua moto? Anuncie no MOTO.com.br! 


Na pista 
Após as explicações técnicas sobre a R3 Cup era hora de entrar na pista. Primeiramente, com a Yamaha R3 original, igual a que você pode adquirir nas concessionárias da marca . Mesmo sem as mudanças, a miniesportiva já é divertida. Embora suas suspensões não tenham regulagens (apenas pré-carga da mola traseira), até que vão bem nas pistas. Pelo peso excessivo, a traseira da R3 “quica” demais, mas os pneus radiais sem câmara Pirelli Diablo Rosso II fazem bem seu trabalho.

Mas logo ao montar na R3 Cup , preparada para pista, já se notam as diferenças. Os dois semiguidões racing são fixados abaixo da mesa de direção. As novas pedaleiras ficam mais recuadas e, com isso, a posição de pilotagem fica ainda mais esportiva. 

Na hora de arrancar, o cérebro precisa se acostumar com o câmbio invertido . Primeira para cima e saio dos boxes. Para subir as outras cinco marchas é preciso pisar no pedal – isso é necessário, pois em algumas curvas, a inclinação é tanta que não se consegue colocar a bota por baixo para trocar as marchas. Depois de uma volta, parece que a “chave” muda e logo me acostumei. 

Subindo as marchas na curva do sol, “torço o cabo” de acelerador na entrada da reta oposta. Ao final, o velocímetro marca 178 km/h, antes do ponto de frenagem. A proteção aerodinâmica é maior do que no modelo original. E é mais percebida nessa velocidade. 



Todas as carenagens originais são substituídas por outras, feitas em fibra de vidro , mais leve e com uma bolha mais alta. A retirada das peças supérfluas e a troca da carenagem fazem a R3 perder cerca de 15 kg em comparação ao modelo de rua, que pesa 167 kg em ordem de marcha. Isso por si só já “melhora” o desempenho do modelo e reforça a sensação de que a R3 Cup anda muito mais. 

Os freios dão conta do recado . Com mangueiras em malha de aço (aeroquip), mas pastilhas e discos originais, não demonstraram fadiga nas poucas voltas na pista. As suspensões parecem funcionar melhor e a traseira não pula tanto – segundo o mecânico Costa, o peso menor da versão de pista contribui para isso.

Desempenho surpreende
A velocidade máxima, alcançada pelos pilotos da equipe Yamaha Playstation , todos jovens com idades entre 12 e 16 anos, é de pouco mais de 190 km/h na reta dos boxes . Nos treinos classificatórios para a primeira etapa, Kaywan Freire foi o mais rápido da categoria Stock da R3 Cup com o tempo de 1 min 59,710 seg – só como comparação, na categoria Supersport de 600cc , Ton Kawakami foi o pole-position com 1 min 42,040 seg com uma Yamaha YZF-R6 de 118 cv de potência .

Para ver os vídeos e mais detalhes, clique aqui.

A diferença de tempo era esperada. Afinal, Interlagos tem dois trechos de alta . Além da reta oposta, a subida do café e a reta dos boxes exigem o máximo do motor de dois cilindros, 321 cm³, DOHC com refrigeração líquida. Após a curva da junção, o torque de apenas 3,02 kgf.m faz com que a R3 Cup demore a ganhar velocidade. Entretanto, no “miolo” com curvas mais travadas, a miniesportiva é diversão garantida .

A categoria R3 Cup ainda tem a divisão PRO , na qual mudanças nas suspensões e freios são permitidas . Porém, a diferença de tempo não é assim tão grande – cerca de dois segundos – provando que, quase “original”, a miniesportiva da Yamaha já oferece um bom pacote para rodar na pista . 

Ajudando a formar novos pilotos, a categoria R3 Cup ainda é mais acessível do que em motos maiores. Uma boa ideia para quem quer se divertir e acelerar no lugar certo: uma pista de corrida. 

Fotos: Alexandre Moreira/Divulgação

Compartilhe esse anúncio