Todos os anúncios Catálogo Digital Revista Digital Chat

Testes

Charmosa Motard da Sundown

22 de April de 2008

Leandro Alvares

Um estilo que cada dia mais ganha novos adeptos foi a aposta bem sucedida da Sundown Motos para fazer da STX Motard um modelo bastante agradável para o uso no dia-a-dia e no lazer.

Lançada em 2006, a moto chama a atenção por onde passa graças ao seu belo e arrojado visual e também pelas características de sua família; um conjunto off-road calçado com pneus de rua.

Neste teste, dois de nossos pilotos testaram o equipamento pela cidade de São Paulo e chegaram a conclusões parecidas. Entre os sensos comuns, destaque para a ciclística, classificada como ótima pelos avaliadores.

A Motard é bem esperta, muito “ligeira” apesar de ser um pouco larga. Não é estreita como uma Honda CG e não tão alta como uma Tornado, mas percorre tranqüilamente os corredores formados pelos carros.

Empurrado por um motor de 200 cilindradas, o modelo atinge uma faixa de torque entre 5800 e 8 mil rpm e potência declarada de 16,7 cv. Na prática, o propulsor mostrou-se fraco, especialmente nas retomadas. Com garupa, a motocicleta fica na média de satisfação, embora não desenvolva tanta velocidade.

As suspensões dianteira, do tipo “up side down”, e traseira, braço oscilante com link, comportam bem a cilindrada da Motard. Os freios, no entanto, foram o ponto negativo nesta avaliação.

>>Veja anúncios da Sundown STX Motard<<

O dianteiro, disco hidráulico de duplo pistão, é fraco e não segura bem a máquina de duas rodas. Já o traseiro, a tambor, não existe — pelo menos na moto utilizada para o teste, que chegou ao “MOTO.com.br” com 6.500 quilômetros.

Quanto ao câmbio, apenas elogios. Ótimo e bem justo, segundo os pilotos de testes. Somente o pedal que poderia ser mais próximo da pedaleira para deixar o conjunto ainda melhor.

A posição de pilotagem é confortável, apesar do assento causar um certo incômodo após alguns minutos de pilotagem — crítica feita inclusive pelos garupas que auxiliaram na reportagem. No pequeno e pouco iluminado painel, o motociclista sente falta de um marcador de combustível, hodômetro parcial e sinalizador de reserva.

Os pneus Pirelli MT 75 garantem segurança e seguram bem a motocicleta no chão. O que poderia acompanhá-los era um par de rodas de liga-leve, que melhorariam ainda mais o visual da Motard.

O protetor de motor e a dobra na lateral do aro são outros atributos positivos desta bela Sundown, comercializada nas concessionárias de todo o país ao preço público sugerido de R$ 8.190 e disponível nas cores preto e prata.

Em necessidade de assistência técnica, a Sundown Motos recomenda seus clientes a procurarem o representante mais próximo da marca por meio deste link .

Participação no mercado

De acordo com o último balanço feito pela Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas e Similares), foram vendidas 1.254 unidades da STX Motard no primeiro trimestre de 2008. No ranking de vendas da Sundown, o modelo ocupa quinto lugar, atrás da MAX 125, Hunter 100, WEB 100 e STX 200.

Ficha Técnica

Motor: 4 tempos SOHC, refrigerado a ar, 1 cilindro, 2 válvulas
Cilindrada: 199cc
Diâmetro e Curso: 66 x 58,2 mm
Sistema de Lubrificação: forçado por bomba trocoidal e banho de óleo
Taxa de Compressão: 9,4:1
Potência Máxima: 16,7 cv a 8.000 rpm
Torque Máximo: 1,45 kgf.m a 7.000 rpm
Sistema de Partida: Elétrica
Transmissão: 5 velocidades
Embreagem: Multidiscos banhados a óleo
Chassi: Diamond
Suspensão Dianteira: Garfo upside down, 190 mm
Suspensão Traseira: Braço oscilante com link, 200 mm
Freio Dianteiro / Diâmetro: A disco hidráulico / 241 mm
Freio Traseiro / Diâmetro: A tambor / 130 mm
Pneu Dianteiro: 110 - 70 - 17 MT 75
Pneu Traseiro: 130 - 70 - 17 MT 75
Comprimento total: 2.110 mm
Comprimento x Largura x Altura: 2.110 x 830 x 1.080 mm
Largura total: 830 mm
Altura total: 1.080 mm
Altura do assento: 885 mm
Distância entre eixos: 1.410 mm
Distância mínima do solo: 240 mm
Tanque de Combustível: 11 litros
Reserva de combustível: 1 litro
Óleo do Motor: 1,2 litro
Peso Seco: 123 kg
Capacidade máxima de carga: 155 kg
Cores: Preto e Prata
Preço sugerido: R$ 8.190,00

Pilotos de teste: Leonardo Casalinho e Marcio Viana.

Compartilhe esse anúncio