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Testes

BMW S1000 RR: Da concessionária para a pista

21 de May de 2012

Leandro Lodo

Aprimorar e conhecer técnicas de pilotagem que previnam acidentes e facilitem a tocada de sua motocicleta em uma viagem ou mesmo nas pistas, além de incentivar seu uso de forma racional e prazerosa é a proposta da Motors Company em seu curso de pilotagem preventiva. Nada melhor que participar de uma aprendizagem dessas com uma BMW S1000 RR.

Entre seus instrutores, a Motors Company tem o piloto de testes Leandro Mello e seu pai Pedro Mello, fundador das Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas - ROCAM. O curso de pilotagem preventiva, realizado na última quinzena de abril, aconteceu no autódromo da ECPA em Piracicaba, no interior de São Paulo. O curso foi realizado em um fim de semana, envolvendo aulas práticas e teóricas durante cada um dos dois dias.

Referência entre as superesportivas, a BMW S 1000 RR é um modelo que pode sair de uma concessionária e ir direto para a pista. O conjunto de fábrica que acompanha este modelo é excepcional, desde seus excelentes pneus Metzeler Racetec K3 até o seu conjunto tecnológico, composto por 4 módulos de pilotagem (Rain, Sport, Race e Slick), controle de tração, controle de inclinação, ABS e assistente de troca de marcha.

O modelo 2012 recebeu poucas alterações em relação ao modelo anterior. Seu motor continua o mesmo 4 cilindros em linha, capaz de gerar 193 cv a 13.000 rpm. Seu design não mudou muito, mas sua rabeta está mais alta e afilada e ainda recebeu uma pequena entrada de ar de cada lado. As entradas de ar laterais assimétricas também foram modificadas e agora estão um pouco maiores.

Diferentemente do design, tecnicamente a BMW S 1000 RR recebeu alterações significativas. A suspensão dianteira está 8 mm mais curta e foi recalibrada. O braço oscilante da suspensão traseira está 4 mm mais baixo e ainda teve seu peso reduzido em 100 gramas. A distância entre eixos também perdeu medida e foi encurtada em 9,3 mm, reduzindo o centro de gravidade e proporcionando maior agilidade.

Contribuindo para uma maior estabilidade, principalmente nas saídas de curvas, a suspensão dianteira também recebeu outras alterações, seu ângulo de inclinação aumentou e a medida do trail agora tem 3,5 mm a mais, agora com 98,5 mm. Além disso, o antigo amortecedor de direção sem regulagens foi substituído por um novo, que possui dez possibilidades de ajustes, que podem ser facilmente adequados a cada piloto.

O sistema de freios é composto por discos flutuantes de 320 mm com pinças radiais de 4 pistões na dianteira, enquanto que o freio traseiro tem disco simples de 220 mm com pinça de um pistão, ambos com ABS, um dos mais avançados sistemas de freios atualmente disponíveis no mercado, o BMW Motorrad Race ABS.

O BMW Motorrad Race ABS permite que o piloto tenha o apoio do sistema de Controle Dinâmico de Tração DTC ao acelerar. Este sistema de tração auxilia o condutor por meio de um sensor de ângulo de inclinação, oferecendo mais segurança em situações onde o contato dos pneus com o solo é comprometido.

O novo modelo desta superesportiva bávara também melhorou a resposta no acelerador, com um ângulo de abertura menor, capaz de reduzir o esforço de rotação do punho, proporcionando mais conforto na pilotagem, principalmente na pista de um autódromo, onde é preciso retomar a velocidade a todo o momento.

O painel de instrumentos também mudou e agora traz informações que proporcionam maior conforto tanto em uma viagem quanto na pista. A luz do display pode ser reduzida e o piloto ainda tem um indicador de tempo de volta que apresenta uma mensagem “Melhor volta em andamento” e, se necessário, o “Alerta de velocidade” pode informar o piloto quando ele exceder uma velocidade particular. Além de apresentar um marcador regressivo da autonomia, assim que a moto entra na reserva.

A BMW S 1000 RR também foi reprogramada eletronicamente. Os quatro modos de pilotagem (Rain, Sport, Race e Slick) foram modificados para entregar ainda mais potência. O modo Sport entrega toda a potência dos 193 cv, mas agora com uma melhor resposta também em médias rotações e, entre os quatro modos, um destaque  para o Rain, que oferecia “apenas” 145 cv agora entrega 163 cv, mas da mesma forma dócil.

Mas qual será o defeito da BMW S 1000 RR? Com certeza alguns poderiam dizer que o aquecedor de manopla é o seu defeito, um item dispensável em uma superesportiva ou mesmo comparar com um massageador de lombar em um banco de uma Ferrari. É, Talvez este seja o único defeito, mas muitos, se não a maioria dos compradores de uma BMW S 1000 RR a utilizarão em viagens, e em um dia frio isto faz uma grande diferença.

A BMW inovou com o conceito de moto superesportiva com tecnologia de ponta e hoje a BMW S 1000 RR é uma referência entre as esportivas. Seu conjunto tecnológico oferece muito mais segurança para aqueles que utilizam a moto em viagens ou que querem curtir um fim de semana na pista de um autódromo. Realmente a combinação entre potência e tecnologia deu muito certo!

Leandro Mello – Piloto de testes e instrutor Motors Company

“A versão nova fez o que precisava, colou a dianteira e pôs um amortecedor de direção que parou de vibrar a frente. A BMW S 1000 RR é a única moto que você tira da concessionária e consegue vir na pista, se divertir sem acabar freio, sem acabar pneu, então você consegue aproveitar a moto com todos os componentes que ela vem.”

Fernando Souza – Instrutor Motors Company

“Você monta na moto e parece que ela já te acolhe e outra coisa, o freio é incrível, a segurança na frenagem na entrada de curva, a moto realmente não é a toa que é das melhores, se não a melhor, do mundo”.

- Confira vídeo do Curso de pilotagem preventiva da Motors Company a bordo da BMW S 1000 RR

Para ver os vídeos e mais detalhes, clique aqui.

O jornalista usou nos testes capacete Shoei, luvas Joe Rocket, botas e macacão Tutto Moto, que podem ser encontrados nas lojas Nacar Motorcycles e no site www.nacar.com.br

GOSTAMOS

Sistema de freios
Modos de pilotagem
Controle de tração

NÃO GOSTAMOS

Aquecedor de manopla
Preço

Serviço

Cotação de Seguro (*)
R$ 4.875,18 (à vista)
R$ 10.312,71 (franquia)

(*) Perfil médio: Homem, 25 a 35 anos, casado, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, morador de São Paulo e com residência em região razoável (zona sul ou zona oeste, por exemplo).

Agradecimento

Cycle Assessoria e Corretora de Seguros
Fone: (11) 3159-0733
www.cycleseguros.com.br

Motors Company
Fone: (11) 3938-6834
http://www.cycleseguros.com.br


Ficha técnica
Motor Quatro cilindros em linha, 4 válvulas por cilindro e refrigeração líquida
Capacidade cúbica 999 cm³
Diâmetro x curso 80,0 mm x 49,7 mm
Taxa de compressão 13,0: 1
Potência máxima 193 cv a 13.000 rpm
Torque máximo 11,45 kgf.m a 9.750 rpm
Câmbio Seis marchas
Transmissão final corrente
Alimentação Injeção eletrônica
Partida Elétrica
Quadro Dupla trave superior em alumínio
Suspensão dianteira Garfo telescópico invertido (upside-down) com 43 mm de diâmetro e 120 mm de curso – totalmente ajustável
Suspensão traseira Balança traseira em alumínio monomortecida com 130 mm de curso – totalmente ajustável
Freio dianteiro Disco duplo de 320 mm de diâmetro com pinça de fixação radial de quatro pistões com sistema ABS
Freio traseiro Disco simples de 220 mm de diâmetro com pinça de um pistão e sistema ABS
Pneus 120/70-ZR 17 (diant.)/ 190/55- ZR17 (tras.)
Comprimento 2.056 mm
Largura 826 mm
Distância entre-eixos 1422 mm
Distância do solo não disponível
Altura do assento 820 mm
Peso em ordem de marcha 206,5 kg
Peso a seco 178 kg
Tanque de combustível 17,5 litros
Cores Azul, Branca/Vermelha, Preta e tricolor (branca, azul e vermelha)
Preço sugerido R$ 69.900 (R$ 72.400 versão tricolor)

Fotos: Kelli Menezes

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