Scooter
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As quatro grandes fabricantes de motos no Japão disputam com unhas e dentes os motociclistas, mas estão unidas em um projeto especial para o futuro: o desenvolvimento de baterias removíveis e que poderão ser utilizadas nos futuros modelos elétricos das marcas.
A parceria entre Honda, Yamaha, Suzuki e Kawasaki foi acertada em 2019, mas pouco se falou sobre o assunto desde então. Agora, porém, terão início os primeiros testes em conjunto com a Universidade de Osaka, no Japão.
O projeto ganhou o nome de 'e-Yan Osaka' e consiste no empréstimo de bicicletas elétricas para os estudantes e funcionários da Universidade, com estações de troca das baterias em diversos pontos do campus.
"Como resultado dos estudos colaborativos entre as quatro fabricantes japonesas, podemos realizar a parceria com a Universidade de Osaka para verificar as especificações universais das baterias substituíveis", disse Noriaki Abe, gerente de negócios da Honda.
"Sabemos que ainda há questões a resolver para difundir o uso das motos elétricas e seguiremos trabalhando para aperfeiçoar o ambiente para nossos clientes em áreas em que cada fabricante pode colaborar", acrescentou.
Os testes serão conduzidos por um ano para verificar eventuais problemas nas especificações das baterias e na operação do sistema como um todo antes de uma bateria universal ficar pronta, assim como toda a infraestrutura necessária, como recarregadores e pontos de troca das baterias.
Ainda não há nenhuma palavra oficial, mas a imprensa internacional acredita que o sistema deva ser parecido com o que a Honda utiliza na versão elétrica do PCX e no Benly, outro scooter elétrico da marca.