Scooter
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A proposta da fabricante japonesa Honda ao criar o X-ADV , misto de moto aventureira e scooter urbano, é oferecer um meio de transporte econômico e prático entre maxi-scooters , que oferecem motores mais potentes e conforto para viajar, podendo rodar em qualquer tipo de terreno, inclusive em estradas de terra, assim como fazem os SUV .
Apresentado no Salão de Milão 2016, o X-ADV oferece postura mais reta como nas motos trails, ciclística robusta com suspensões de longo curso e pneus de uso misto, porém com a facilidade de pilotagem dos scooters . Afinal, seu motor de dois cilindros de 55 cavalos tem câmbio DCT , com dupla embreagem.
O projeto do X-ADV adotou um conceito inovador: unir os atributos de uma moto de aventureira média à praticidade e à facilidade de condução dos scooters. O que surge é o X-ADV, um novo modelo com um estilo e uma imagem de um SUV robusto. O novo scooter da Honda está à vontade no meio do trânsito das cidades, mas com atributos para rodar em qualquer tipo de terreno. Quase um Honda WR-V, porém com duas rodas.
Como a ideia era fazer do X-ADV um veículo fácil de pilotar, a Honda adotou o câmbio automatizado de dupla embreagem (DCT), que já equipa outras motos da marca no exterior. O sistema oferece dois modos automáticos e um modo manual, no qual a troca de marchas é feita por meio de botões no punho.
Com 2.245 mm de comprimento e 910 mm de altura, o X-ADV pesa 238 kg em ordem de marcha. Mas o que chama atenção mesmo são os 162 mm de distância livre do solo, que permitem encarar obstáculos. Só para comparar, a aventureira CB 500 X tem 170 mm de altura do solo.
As suspensões de longo curso e com múltiplos ajustes completam o pacote aventureiro – na dianteira, garfo telescópico invertido com 153,5 mm de curso; e na traseira, um monoamortecedor com 150 mm de curso. As rodas raiadas - 17 polegadas na frente e 15’’ atrás - são calçadas com pneus de uso misto.
Para frenagens mais seguras, o X-ADV traz freios a discos – duplo de 296 mm de diâmetro na dianteira equipado com pinças de fixação radial, como nas motos superesportivas; disco simples de 240 mm de diâmetro na traseira. O scooter conta com o auxílio do sistema ABS de dois canais em ambas rodas.
O scooter traz parabrisa com cinco regulagens de altura, guidão em alumínio, protetores de mão e painel digital.
Seu preço será 11.490 euros. Embora circular em nossas malcuidadas ruas e avenidas seja equivalente a se aventurar em um estrada de terra, ainda não há intenção da Honda trazer seu scooter SUV para o Brasil.
Fotos: Honda/Divulgação