Scooter
Scooter
O PCX, principal scooter da Honda no Brasil e líder de vendas no segmento, deve receber novidades por aqui em breve. Isso porque, no fim do ano passado, foi apresentado no Japão o PCX 160, que agora desembarca também na Tailândia.
Visualmente, as mudanças são pequenas, com destaque para o novo conjunto óptico dianteiro. Chassi, rodas e suspensão também são novos no modelo, que tem como a principal novidade o motor.
Para adequar o PCX às normas Euro5 de emissões de poluentes, a Honda utilizou o mesmo expediente que se viu na atualização da Africa Twin: o aumento de cilindrada.
O monocilíndrico passa, então, dos atuais 149,3 cm³ do PCX 150 vendido no Brasil para 156 cm³ no PCX 160. Com isso, a potência máxima passa de 13,2 cv a 8.500 giros para 15,8 cv nos mesmos 8.500 giros.
Outra novidade importante no PCX 160 é a adoção do HSTC (Honda Selectable Torque Control), nome que a fabricante dá para o controle de tração nos modelos da marca. O compartimento sob o assento foi atualizado e ganhou capacidade, passando de 28 para 30 litros. O painel digital segue basicamente com o mesmo visual e disposição das informações, mas está maior.
Na Tailândia, o PCX será oferecido nas versões com ABS na roda dianteira (com disco na roda traseira) e sem ABS (com freio a tambor na traseira). Além das versões citadas acima, os tailandeses também vão receber a versão híbrida do PCX, que utiliza um motor elétrico em conjunto com o propulsor a gasolina.
O PCX 160 tem preço inicial na Tailândia de ฿ 91.900, o equivalente a R$ 16.299 em conversão direta. Como estamos falando do scooter mais vendido do Brasil, é bem provável que o PCX 160 desembarque no País no futuro, só resta saber se estamos falando de um futuro distante ou de um futuro próximo.