Honda ADV 150 chega às concessionárias em dezembro; saiba preço
Novo scooter da fabricante traz espírito aventureiro do irmão maior X-ADV, com suspensão de curso elevado e pneus de uso misto
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
Um ano após aparecer pela primeira vez em solo brasileiro, durante o Salão Duas Rodas de 2019, o Honda ADV 150 é apresentado oficialmente pela fabricante no Brasil. O modelo conta com o visual e a proposta mais aventureira do irmão maior, o X-ADV.
O motor é o mesmo que equipa o PCX, um monocilíndrico de 149,3 cm³ que entrega os mesmos 13,2 cv de potência máxima a 8.500 giros. O torque máximo também é o mesmo, de 1,38 kgf.m, mas no ADV 150 a força máxima é alcançada a 6.500 rotações por minuto, contra 5 mil giros no PCX.
Segundo a Honda, mudanças internas foram feitas no motor e no sistema de escape para que mais potência e torque fossem entregues em regimes baixos e médios de rotação. A transmissão é automática, do tipo CVT.
O visual, como destacado no início, é inspirado no X-ADV, com linhas e ângulos retos em comparação com o PCX. O sistema de iluminação, full LED, conta com luzes de posição diurnas.
O chassi do ADV 150 é derivado do PCX e foi submetido a modificações para receber um conjunto de suspensão da Showa. Na dianteira, o garfo convencional possui 130 mm de curso. Na traseira, dois amortecedores com reservatório externo dão para a traseira curso de 120 mm.
Para efeito de comparação, o PCX possui curso de 100 mm tanto na suspensão dianteira quanto na traseira. O maior curso do conjunto do ADV 150 deve proporcionar ao piloto mais conforto no irregular asfalto brasileiro e permitir leves incursões em estradas sem asfalto.
Os pneus de uso misto, de medida 110/80 aro 14 na dianteira e 130/70 aro 13 na traseira também contribuem para o visual e para a proposta on/off da novidade da Honda. A distância mínima em relação ao solo é de 165 mm, contra 137 mm do PCX.
O sistema de freios é composto por um disco do tipo ‘wave’ de 240 mm na dianteira, com pinça de pistão duplo e sistema ABS. Na traseira, sem ABS, há um disco ‘wave’ de 220 mm, com pinça simples e sem o sistema que impede o travamento da roda.
O ADV 150 conta também com chave de presença (Smart Key), no qual basta portar o dispositivo para ligar o scooter. Um botão giratório localizado logo à frente do piloto permite colocar o modelo em condições de dar a partida, além de abrir os compartimentos sob o assento e o que dá acesso ao tanque de combustível.
Assim como outros scooters da marca, o ADV 150 conta com o sistema start/stop - ou ISS (Idling Stop System), como denomina a fabricante - que desliga o motor em paradas nos semáforos, por exemplo, ligando novamente o propulsor assim que o piloto aciona o acelerador.
O painel, em LCD com fundo escurecido, é amplo conta com velocímetro, hodômetro e indicador de consumo de combustível, entre outras informações. O tanque de combustível, assim como o do PCX, tem capacidade para oito litros.
Sob o assento, o ADV 150 tem capacidade de 27 litros, o que segundo a fabricante permite levar um capacete fechado e pequenos objetos. No escudo dianteiro há ainda um compartimento de dois litros que possui uma tomada 12v, que permite o carregamento de smartphones, por exemplo. O para-brisa dianteiro é ajustável em dois níveis e a regulagem é feita sem o uso de ferramentas.
O ADV 150 tem peso seco de 127 quilos, apenas um a mais em relação ao PCX. O assento, porém, fica mais distante do solo, o que era de se imaginar pela proposta aventureira do novo scooter: são 795 mm, enquanto no PCX o assento fica a 764 mm do solo.
Segundo a Honda, o ADV 150 chega às concessionárias da marca em dezembro e as cores disponíveis serão vermelho perolizado e branco perolizado. O Honda ADV 150 vai custar R$ 17.490, preço base São Paulo, sem frete.
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