Dafra Fiddle III é um scooter no melhor estilo retrô
Modelo urbano da marca brasileira projetado pela parceira taiwanesa SYM tem visual clássico e motor carburado
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Com linhas arredondadas, farol único no guidão e roupagem em dois tons, o Dafra Fiddle III remete aos clássicos scooters dos anos de 1960. Tanto que enquanto rodávamos por São Paulo com o mais recente lançamento da Dafra no segmento urbano foram ouvidas frases como: “Nossa, lindo esse scooter!” e “Parece aquelas lambretinhas antigas.”
Molduras em volta do farol e da lanterna e os dois retrovisores cromados completam o visual vintage. O visual retrô, aliás, é o principal argumento de vendas do modelo, que tem preço sugerido de R$ 11.390 (em promoção por R$ 10.390).
A inspiração em modelos do passado aparece até mesmo na hora de dar partida no motor um cilindro de 124,6 cm³. Embora tenha partida elétrica, é alimentado por carburador, e exige um pouco de paciência do piloto em esperar o motor “esquentar”. Faz falta um afogador, pois como o câmbio é automático CVT não é possível dar umas aceleradas sem que ele saia do lugar.
Seu desempenho é modesto: potência máxima de 10,4 cavalos a 8.500 rpm e torque máximo de 0,87 kgfm a 6.500 giros. Os números não empolgam e em ladeiras mais íngremes ou com garupa, o conjunto motriz mostra suas limitações. A velocidade máxima é de otimistas 100 km/h, apontados no painel analógico de fácil leitura.
Veja o vídeo:
Bicho urbano
O fraco desempenho do Fiddle III faz dele um bicho urbano, feito para rodar no trânsito engarrafado das cidades. A transmissão CVT é um pouco lenta nas arrancadas, mas pode-se manter 60, 70 km/h sem muito esforço. O consumo, como era esperado de um motor carburado, não é dos melhores: fizemos 27 km com um litro de combustível.
Seu porte compacto – o guidão tem 69 cm de largura e o peso a seco é de 115 kg – ajuda a driblar os engarrafamentos de São Paulo. Porém, assim como outros scooters, o Fiddle III sofre em vias esburacadas, mesmo com suas rodas de 12 polegadas. As suspensões têm curso reduzido e chegam facilmente ao “batente”.
O sistema de freios – disco em ambas – chega até a ser exagerado para seu baixo peso e desempenho. Com sistema combinado, para o scooter com eficiência. Aqui vale uma crítica para o liso tecido do banco: em uma frenagem de emergência escorreguei e cheguei a sair do assento.
Plataforma
Além do visual retrô, o Fiddle III diferencia-se dos concorrentes pela sua estrutura com uma plataforma plana para os pés, ao invés de um túnel central. Dessa forma o motociclista fica em uma posição mais ereta e sobra espaço para carregar uma sacola entre as pernas, pois há um gancho no escudo frontal.
Por falar em carga, na parte traseira do escudo há um porta-luvas com uma útil tomada USB para carregar o smartphone. Sob o banco, além do pequeno compartimento de carga que leva apenas um capacete aberto, estão o bocal do tanque de 6,2 litros e uma chave de segurança, que permite bloquear a ignição. Lembrou-me muito os antigos “corta-gasolina” dos anos 1990.
Uma curiosidade do Fiddle III é que o banco pode ser aberto girando a chave no contato, ou ainda por meio de um botão no punho esquerdo – onde normalmente fica o lampejador de farol.
Para se diferenciar
Apresentado no Salão Duas Rodas 2015, o Fiddle III chegou ao mercado em junho do ano passado. Chamou a atenção principalmente pelo seu estilo retrô. Porém, mesmo quem busca um scooter urbano com visual diferenciado esbarra no preço elevado do modelo.
Afinal, suas especificações técnicas são inferiores aos concorrentes, principalmente o motor carburado, e mesmo assim o Fiddle III tem preço público sugerido de R$ 11.390 (em promoção por R$ 10.390). O valor é praticamente o mesmo de modelos mais modernos, como o Yamaha NMax 160, vendido por R$ 11.690, mas que traz freios ABS de série e motor injetado de maior capacidade. Talvez por isso ainda seja raro em nossas ruas, mostrando que imagem não é tudo.
Ficha Técnica
Dafra Fiddle III 125
Motor monocilíndrico, OHC, arrefecido a ar
Capacidade cúbica 124,6 cm³
Potência máxima 10,4 cv a 8.500 rpm
Torque máximo 0,86 kgf.m mas a 6.500 rpm
Alimentação Carburador
Capacidade do tanque 6,2 litros
Transmissão CVT
SUSPENSÃO
Suspensão dianteira Telescópica, com 80 mm de curso
Suspensão traseira Bichoque, com 75 mm de curso
FREIO
Freio dianteiro Disco simples de 190 mm com pinça de pistão duplo e sistema combinado
Freio traseiro Disco simples de 220 mm com pinça de um pistão
Chassi Underbone
Dimensões (C x L x A) 1900 mm x 690 mm x 1130 mm
Altura do assento 775 mm
Altura mínima do solo 120 mm
Entre-eixos 1.330 mm
Peso a seco 115 kg
Cor Branca/Vermelha e Preto/Dourado
Preço sugerido R$ 11.390 (em promoção por R$ 10.390)
Fotos: Doni Castilho/Infomoto e Alexandre Ciszewski/MOTO.com.br
Vídeo: Alexandre Ciszewski/MOTO.com.br
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