Salão Duas Rodas
Salão Duas Rodas
Na última segunda-feira (18), dia de abertura do Salão Duas Rodas para a imprensa, a Yamaha apresentou uma novidade para ampliar a família de scooters da fabricante, que conta atualmente com o NEO 125 e com o NMax 160: o XMAX ABS.
Equipado com um monocilíndrico de 250 cm³, o XMAX ABS desenvolve 22,8 cv a 7 mil giros e torque de 2,5 kgf.m a 5.500 giros. A transmissão, assim como no NMax 160, é do tipo CVT.
O painel do XMAX ABS mescla velocímetro e conta-giros analógicos com um mostrador central em LCD, que exibe uma informações sobre um recurso pouco visto em scooters mas que é de série na novidade da Yamaha, o controle de tração.
Além disso, o XMAX ABS possui espaço para dois capacetes fechados no compartimento sob o assento em dois níveis - a capacidade em litros não foi divulgada pela fabricante - smart key, freios ABS nas duas rodas, ajuste na pré-carga das molas dos amortecedores traseiros e guidão e para-brisa ajustáveis.
Pelo menos por enquanto, o público no Salão Duas Rodas só pode olhar para o XMAX ABS, que tem previsão de chegada às lojas para a primeira quinzena de abril de 2020, quando a fabricante vai divulgar o preço do novo scooter, que chega nas cores azul fosco, vermelho fosco e preto fosco.
A Yamaha trouxe para o Salão Duas Rodas a Niken, moto de três rodas que utiliza basicamente o mesmo motor de três cilindros e 847 cm³ de cilindrada que equipa a MT-09, que desenvolve 115 cv de potência a 10.000 rpm e torque de 8,9 kgf.m a 8.500 giros.
A fabricante exibe o modelo na versão GT, a topo de linha. Nesta versão, a moto de três rodas conta com recursos semelhantes aos da Tracer 900 GT vendida no país: controle de tração em dois níveis, quickshifter para aumento de marchas e três modos de potência. A fabricante, por enquanto, traz a Niken GT apenas para estudar a viabilidade do modelo no Brasil.
Já a Motoroid é uma moto protótipo elétrica e autônoma desenvolvida pela Yamaha. Segundo a fabricante, o objetivo com a Motoroid - capaz de recolher o apoio lateral e se mover sem a presença de um piloto - é adquirir e desenvolver tecnologias que possam ser utilizadas no futuro em motocicletas da marca.
A Yamaha ainda anunciou o início de uma parceria com a Marvel para o lançamento de produtos que unam as duas marcas. No Salão Duas Rodas, a fabricante exibe modelos customizados pela Bendita Macchina, especializada em customização.
Posteriormente, no entanto, a fabricante vai lançar séries especiais inspiradas nos personagens do estúdio, como Homem-Aranha, Capitã Marvel, Pantera Negra e Capitão América, por exemplo.
Além disso, a Yamaha anunciou a BLU Store, plataforma on-line de venda de produtos e relacionamento criada pela fabricante. No ambiente, os clientes vão poder comprar peças, produtos de vestuário e até motos da marca.
Os revendedores Yamaha vão poder se cadastrar no marketplace após cumprirem requisitos mínimos e poderão oferecer os produtos através do ambiente virtual.
"É muito mais que uma loja online, é um ponto de relacionamento do cliente com as concessionárias e com a Yamaha. É o futuro da relação entre o consumidor e a empresa. E o futuro é agora, e a Yamaha está preparada para navegar nesta era”, disse Ricardo Susini, diretor comercial da Yamaha do Brasil.