Salão Duas Rodas
Salão Duas Rodas
Seis dias de emoção, adrenalina e recordes. Profissionais do setor, adultos, jovens e crianças compartilhando o espaço entre os corredores do Anhembi para ver de perto o que a indústria do setor das duas rodas tinha de novo para mostrar. Este foi o cenário da 11ª edição do Salão Duas Rodas (Feira Internacional de Motocicletas, Bicicletas, Peças, Equipamentos e Acessórios), realizada de 4 a 9 de outubro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP), que esse ano superou a marca histórica dos 250 mil visitantes.
As equipes da revista e do site MOTO.com.br acompanharam todos os dias do Salão Duas Rodas trazendo as novidades mais importantes no estandes e também nos seus bastidores. Assim como o número de visitantes na feira, a participação do público no Canal exclusivo do Salão Duas Rodas no site MOTO.com.br foi gigantesca, com mais de 300 mil acessos. Diante de números tão expressivos não dá para a força do setor, prova absoluta que o Brasil está crescendo e andando no ritmo dos veículos de duas rodas.
O Brasil é considerado hoje como o quarto produtor mundial de motos e insumos e um dos principais mercados do mundo, não só em consumo, mas também em escala de produção. Segundo a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), em onze anos, a circulação de motos no país cresceu 336% e o Brasil tem em média uma motocicleta para cada 11,5 habitantes.
“O Brasil tem hoje uma frota de 17 milhões de motocicletas e o sucesso do Salão Duas Rodas é reflexo da pujança do setor. Tivemos 445 expositores e dezenas de atrações para entretenimento dos visitantes, que vem se consolidando como um dos eventos de maior visitação na capital paulista”, revela Hércules Ricco, diretor do Salão Duas Rodas 2011.
Resultados positivos para comemorar não faltam e refletem no panorama do Salão Duas Rodas. O mercado nacional se movimenta para atingir a marca de dois milhões de novas motocicletas circulando por ano, além de produção de 140 mil empregos diretos gerados e investimentos de R$ 4,5 bilhões nos últimos cinco anos. A previsão para este ano é que a produção cresça 12,5% e as vendas cresçam 10% em relação a 2010. Segundo dados da indústria, o aumento do poder aquisitivo das classes C e D e a facilidade de crédito foram decisivos para a explosão do consumo.
Para o presidente da Abraciclo, Roberto Akiyama, o sucesso da 11ª edição do Salão Duas Rodas é indiscutível. Além da presença maciça de fabricantes, fornecedores e investidores do segmento, o que rendeu boas rodadas de negócios, o evento mostrou ao público a grandeza de um setor cada vez mais relevante no processo de desenvolvimento do país, principalmente no que diz respeito à geração de empregos.
“Houve uma positiva seleção natural e econômica das empresas expositoras, que trouxeram estandes maiores e mais qualificados, com produtos de maior valor agregado. O público também surpreendeu não só pelo grande número, mas pelo alto nível de interesse e por sua interatividade,” avalia.
Fora a presença intensa das grandes fabricantes do mercado, revendedores, empresas de equipamentos, produtos e serviços para os motociclistas e amantes do mundo moto, o Salão Duas Rodas se consolida como uma grande festa, reunindo democraticamente, em um mesmo lugar, os amantes de veículos duas rodas em suas mais variadas vertentes, baixa, média e alta cilindrada, modelos esportivos, Off Road e custom, entre outras variações.
A presença de belas promotoras aos das motocicletas é mais um show a parte. Personalidades como os apresentadores de TV Sabrina Sato e Rodrigo Faro, as dançarinas do Faustão, as panicats e a participação de várias modelos e atrizes também ajudaram a animar a exposição. Também prestigiaram o Salão Duas Rodas grandes nomes do mundo das competições, como o ex-piloto e bicampeão de F-1 Emerson Fittipaldi, que gentilmente deu autográfos na revista MOTO.com.br, e grandes nomes da nova safra de pilotos, como Danilo Andric, Eric Granado, Danilo Lewis e Felipe Zanol, que atenderam os fãs e visitantes com muita alegria e simpatia.
Lançamentos
As notícias são boas para quem curte novos modelos de motos no Brasil. O Salão Duas Rodas trouxe em primeira mão para o público um grande número de lançamentos. Confira algumas das principais máquinas que foram apresentadas na feira e que devem ganhar as ruas em breve:
-Harley-Davidson 1250 V-Rod 10th Anniversary Edition
-Kawasaki Ninja 1000
-Kawasaki Concours 14
-BMW R 120 R Classic
-Honda CB 1000R
-MV Agusta F4 998
-MV Agusta Brutale 1090RR e 1090R
-Ducati Streetfighter 848
-Yamaha XT 660Z Ténéré
-BMW G 650GS Sertão
-Kasinski Comet GT 650
-CBR 600F
-Honda CB 300R Special Edition
-Gas Gas e EC 300 e EC 250
-KTM Duke 200
-Shineray Racing 200
-Dafra Roadwin 250R
-Dafra Next 250 Honda
-CBR 250R
-Comet 150SR
-Dafra Riva 150
Novas tecnologias
Veículos ecológicos e sustentáveis são uma realidade no Brasil. A Kasinski apresentou no Salão Duas Rodas as motos e bicicletas elétricas da marca Vette que serão produzidos na nova fábrica da empresa em Sapucaia (RJ) a partir de 2012.
Para ofererecerem maior segurança para o motociclista, hoje os capacetes são muito mais modernos, leves e resistentes, além de serem feitos com materiais que absorvem o impacto, reduzindo as chances de fratura e deslocamento ósseo durante a viagem. Novidades bem recebidas pelo público e oferecidas em vários estandes no Salão Duas Rodas.
As viseiras de policarbonato – material resistente usado na blindagem de veículos – foram um dos principais lançamentos da Motovisor. A empresa é a primeira no Brasil a fabricar esse tipo de produto, que conta também com proteção UV nas lentes e tratamento antirrisco.
Jaqueta e colete agora também cumprem a função de airbag. A Denko apresentou o equipamento que, sob impacto de 30 kg, infla em poucos segundos. Já a Mondeo Magnetic trouxe para a feira a bota da linha Neon Motors, que capta a luz ambiente e, na ausência de luz, libera a luminosidade automaticamente, proporcionando maior visibilidade ao condutor em locais escuros.
Presença do público feminino
Outro aspecto que chamou a atenção foi o aumento da presença feminina no evento e a preocupação das empresas em agradá-las. Não é para menos, já que atualmente as mulheres respondem por 25% do volume de vendas no mercado brasileiro de veículos duas rodas.
Pesquisa da Abraciclo mostra que a inserção no mercado de trabalho e a necessidade de um meio de locomoção ágil, rápido, econômico e confortável são os principais motivos para atrair este público.
Ao visitar as novidades expostas era possível encontrar uma infinidade de produtos concebidos para atender as características e o gosto feminino. Entre as atrações específicas estava o Espaço Mulher, criado pela Yamaha, com serviços de manicure e massagista. Roupas, capacetes e luvas com estampas, cores e modelagem femininas também inundaram os estandes.