Revista Moto
REVISTA moto.com.br - 113ª EDIÇÃO December de 2012
Moto acelera o ritmo do Brasil em 2012
Passado mais um ano de grandes números e muitas conquistas para o mercado das duas rodas, agora é esperar pelas realizações de 2013
O ano de 2012 está ficando para trás e mais uma vez temos provas sólidas e contundentes de que o mercado brasileiro de duas rodas está cada vez mais sólido e atraente para a chegada de novos players do segmento, tanto em relação a fabricantes quanto a produtores, representantes e distribuidores de equipamentos e acessórios.
Segundo dados da Abraciclo (associação dos fabricantes) atualmente estamos figurando como o 5ª maior mercado produtor de veículos duas rodas e, por questões estratégias para a sustentabilidade de qualquer empreendimento que busca realização de novos negócios e rentabilidade, alheio à crise econômica mundial, o Brasil é realmente a bola da vez.
De fato, todos os olhos estão voltados para os nossos consumidores, que já beiram o número astronômico de dois milhões de motocicletas novas por ano. Bastou a centenária fabricante inglesa Triumph anunciar sua operação oficial no Brasil, com fábrica própria em Manaus (AM), e o lançamento de seis modelos, que o mercado ficou em polvorosa.
A renomada Ducati (controlada pela Audi), que havia ficado recentemente sem representação no país, tratou de correr, assumindo sua operação e estabelecendo uma parceria estratégica com a fábrica da Dafra, em Manaus (AM), para produção de motos da marca italiana em regime CKD. O primeiro modelo para 2013 já foi anunciado: a robusta Diavel.
Para não ficar pra trás a BMW aproveitou os novos programas de investimento do governo federal e anunciou sua fábrica em Joinville (SC) e a volta ao Brasil da Husqvarna (marca que pertence a ela), com estrutura própria. Se 2013 vai ser um ano tão bom quanto o de 2012, o Salão Duas Rodas, em outubro, é que vai dizer. Feliz Natal, Feliz Ano Novo e boa leitura!
Um grande abraço,
Aladim Lopes Gonçalves
[email protected]
Equipe moto.com.br