Revista Moto
REVISTA moto.com.br - 106ª EDIÇÃO May de 2012
Carteira de habilitação pode mudar
Proposta tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília, e visa trazer de volta o sistema de classificação da carteira de habilitação por faixa de cilindrada
Com a implantação do novo Código Brasileiro de Trânsito, instituído em 1998, o sistema de classificação por cilindrada para a obtenção da carteira nacional de habilitação foi modificado. Antes disso, a legislação previa três divisões para o documento. Basicamente: A1 (destinada a motos de baixa cilindrada), A2 (para as de média cilindrada) e A3 (para as mais potentes).
Desde a implantação da atual regulamentação, todo o indivíduo que deseja tirar a carteira de habilitação para motocicleta precisa apenas passar por teste teórico, exame de saúde, cursinho de trânsito, com ênfase em segurança defensiva e primeiros socorros, e um teste prático, que simula o trânsito urbano e mede o nível de equilíbrio do motociclista.
No final disso tudo e tendo sido bem sucedido nesse processo, que parece bem mais complicado quando retratado aqui do que ele realmente é, a pessoa obtém a tão deseja carteira de habilitação para motocicleta em uma única classificação: a letra A, que vale para motos de qualquer cilindrada, seja uma 125cc ou uma 1.800cc, por exemplo.
Fora a classificação A que permite pilotar motos de qualquer porte no país, a única exceção ou categoria especial concedida pelas autoridades de trânsito é habilitação do tipo AAC (Autorização para Conduzir Ciclomotor). Porém, esse modelo se destina a um grupo bastante limitado de condutores, já que a categoria A é mais abrangente.
Pois bem, eis que surge agora um Projeto de Lei na Câmara dos Deputados que propõe a mudança na classificação vigente e pode trazer de volta as subcategorias A1, A2 e A3, representando três faixas de cilindradas. A proposta ainda está em análise, mas se for aprovada poderá ajudar, e muito, na especialização dos motociclistas. Vamos esperar.
Um grande abraço,
Aladim Lopes Gonçalves
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Equipe moto.com.br